Depois de expostas as condicionantes deste sorteio, decidi ver o que se passa nas outras ligas. Pesquisei e encontrei uma entrevista a um dos sorteadores do calendário da Premier League inglesa. Ele expõe que nenhuma equipa deve ter dois jogos consecutivos em casa ou fora sendo mesmo proibido que isso aconteça nas duas últimas jornadas e que as equipas da mesma cidade não deverão jogar em casa em simultâneo. Além disso, a equipa que jogar em casa no Boxing Day jogará fora no New Year’s Day, dando prioridade a deslocações mínimas neste primeiro. Devido a este ser um dia especial, há um pedido especial a todos os clubes: cada um dirá com quem prefere jogar e com quem não quer jogar nesse dia. Um último pedido é as datas em que não preferem jogar em casa.

Sendo estes os critérios base, Glenn Thompson afirma que fazem o máximo para que todos os clubes tenham um sorteio justo e que todos eles possam sair favorecidos.

Indo em direção ao centro da Europa, na Bundesliga as condicionantes são menores. As equipas das mesmas cidades não podem jogar em casa em simultâneo e têm em conta os parceiros de media, a polícia, a autoridade local, os clubes e operadores do estádio. Ainda assim, há que ter em conta os feriados públicos, o Oktoberfest e as competições europeias. No fim do vídeo explicativo de como é feito o sorteio do calendário dos campeonatos germânicos, frisam que a última análise é sobre um igual tratamento para todas as equipas em prova.

Fonte BVB Dortmund
Fonte BVB Dortmund

Estas são as condicionantes do sorteio dos calendários de três ligas Europeias. Se repararem, além da portuguesa, não há nenhuma que frise os ditos clubes grandes das suas ligas. Há sim, um destaque para que todos os clubes sejam tratados de igual forma e que sejam todos eles beneficiados, desde o recém promovido ao atual campeão.

Se formos ver as condicionantes do sorteio da Primeira Liga, vemos que é um sorteio onde os grandes saem sempre a ganhar, sempre beneficiados. São de certa forma levados ao colo para uma luta pelo título a três. Há também o benefício aos que participam em competições fora da liga principal e a única benesse que se vê aos ditos pequenos é não poderem jogar contra os ditos grandes em jornadas consecutivas. No entanto, se esta fosse uma liga menos “amaricada” (permitam-me a expressão), estes seis critérios “maricas” cairiam por terra e veríamos uma Liga Portuguesa onde jogam todos contra todos, alternando entre casa e fora, e no fim sairia um campeão. Assim, continuamos a insistir numa liga a três onde os grandes saem sempre beneficiados para as suas competições nacionais e internacionais. A falta de igualdade leva a um afunilamento nas capacidades das equipas e a uma injustiça no sorteio.

Começa assim uma nova época. Começa bem, não?

Foto de Capa: LPFP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Pedro Afonso Estorninho
Pedro Afonso Estorninhohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o Benfica faz parte da vida do Pedro Estorninho. Avô e pai benfiquistas deixaram-lhe no sangue a chama das águias. A viver nos Açores nunca teve muitas oportunidades de ver o clube ao vivo, mas os estudos trouxeram-no à capital, onde pode assistir de perto aos jogos do tricampeão. A paixão pela escrita sempre foi algo dentro dele que nunca conseguiu mostrar e surge agora a oportunidade de juntar o melhor dos dois mundos.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Hungria: Charles Leclerc apanha bons ventos e surpreende

A melhor qualificação do ano de Fórmula 1 ficou guardada para a última ronda antes da pausa de verão de 2025

Fim da polémica: Alexander Isak vai voltar aos treinos do Newcastle

Alexander Isak vai voltar a treinar juntamente com os seus companheiros de equipa do Newcastle. O avançado sueco esteve a manter a forma em Espanha.

Boas notícias para Ruben Amorim: Newcastle leva nega por proposta milionária por Benjamin Sesko

O RB Leipzig rejeitou uma proposta milionária do Newcastle por Benjamin Sesko. O avançado esloveno está também na mira do Manchester United.

Mudanças à vista no Sporting? Conrad Harder pode rumar à Juventus e leões tentam contratar Jota Silva e Clayton

O Sporting pode fazer mudanças na frente de ataque. Os leões podem transferir Conrad Harder para a Juventus e receber Jota Silva e Clayton Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal rejeitou proposta de clube português por Jakub Kiwior

Jakub Kiwior despertou a cobiça de uma equipa portuguesa. O defesa internacional polaco pertence aos quadros do Arsenal.

Andrea Belotti pode voltar a Portugal e está na mira de Braga e Vitória SC

Andrea Belotti tem vários interessados na Europa. O avançado internacional italiano é cobiçado pelo Braga e pelo Vitória SC.

FC Porto pode emprestar Iván Jaime a clube da Ligue 1

O Brest está muito interessado em contratar Iván Jaime neste mercado de verão. Emblema francês abre contactos por um empréstimo.