A obsessão pelo preto e branco mostra a antiguidade das vossas mentes

- Advertisement -

Julgava eu que com o meu desabafo em forma de artigo da semana passada cobria os maiores problemas do futebol português, mas eis que a claque do Vitória Sport Clube me provou que o contrário. O pior é que este problema não se cinge ao futebol português, abrangendo toda a sociedade.

Os insultos racistas que levaram ao abandono do campo pelo jogador do FC Porto, Moussa Marega, foram o mais recente caso de racismo no futebol nacional, tendo mais projeção mediática devido à atitude corajosa do jogador. No entanto, os insultos de adeptos motivados pela cor de pele dos futebolistas é um problema já antigo, que nos devia unir a todos em torno desta causa em que se defende mais a Humanidade do que clubes e jogadores.

Enquanto houver “adeptos” a imitar sons de macacos nos estádios, o futebol perde toda a sua beleza, e enquanto esses ditos “adeptos” julgarem um jogador pela cor de pele e não pelo talento e esforço, vivendo obcecados com o preto e branco, vamos sempre ser um país e uma sociedade sem cor e absolutamente, retrógrada.

Marega foi a mais recente vítima do racismo em Portugal
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Importa agora esclarecer uma coisa: em geral, a sociedade portuguesa não é racista. Mal de nós se fôssemos, já que somos um país de imigrantes e de emigrantes e temos uma ligação inquebrável com África e as Américas. No entanto, como em todo o lado, há racistas em Portugal. Gente que não evoluiu e continuou a pensar a preto e branco. Pois bem, essas pessoas não podem estragar o espetáculo que é o futebol. Este desporto é uma festa, multicolorida, em que nós, adeptos, festejamos os golos de todos, sem olhar para a cor de pele. É assim que deve ser. E enquanto não for assim para alguns, esses vão sempre destruir a paixão de todos.

Foto de Capa: UEFA

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.