📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A ténue linha que separa a sorte e o azar

- Advertisement -

Rui Vitória entra nesta mesma lista. O treinador da equipa encarnada tetracampeã admite que gosta de ter alguns rituais para que a sorte lhe bata à porta. Começa por ter os lugares marcados no autocarro porque daquela vez que assim estavam o jogo correu bem. Passa também por vestir a mesma camisa que vestiu num jogo importante e que trouxe a vitória para a sua equipa. Para além de rotinas, há pequenos pormenores que o técnico gosta de manter. Por exemplo, marcha atrás no autocarro em que viajam, nem pensar, num caso que remonta a 2012, quando o técnico treinava o Vitória de Guimarães. Embora nos últimos anos já não aconteça com tanta frequência, Rui Vitória não gosta de assistir a grandes penalidades. Sempre que as havia, nos tempos do Fátima e do Paços de Ferreira, Rui Vitória colocava-se de costas voltadas para o relvado.

Paulo Fonseca é mais um dos supersticiosos no futebol Português. Paulo Fonseca foi alvo de críticas quando se soube que andava com as mesmas meias durante vários jogos. A verdade é que com as suas “meias (sujas) da sorte” conseguiu ter uma época fantástica em 2012/2013, numa época em que levou o Paços de Ferreira à Liga dos Campeões. Não creio que quem as fosse lavar depois de tantos jogos fosse um/a sortudo/a, mas que teve bons resultados, lá isso teve. Para além dessa mania, a polémica entre o seu Suzuki e o Mercedes, enquanto estava no SC Braga, deixa qualquer um de olhos em bico.  Segundo o técnico, os resultados eram melhores sempre que conduzia o seu Suzuki – carro que já tinha desde os tempos do Paços de Ferreira. Foi então que decidiu usar o Suzuki durante a semana em que se disputava a final da Taça de Portugal. A verdade é que resultou. O Suzuki voltou a dar sorte e no Minho festejou-se a conquista da Taça de Portugal, frente ao FC Porto.

Fonte: SC Braga
Fonte: SC Braga

Não podíamos deixar de falar em Jorge Jesus. Não que seja propriamente um homem muito supersticioso, mas de todos é o mais simples. Não há moedas, não há chinelos, pulseiras, meias ou carros, simplesmente não se festeja antes do tempo! Ou como já diziam os antigos “não lances foguetes antes do tempo”, se não alguém apanhará as canas. Neste caso, aqueles que costumam encontrar-se no banco com o treinador.

Não são apenas jogadores ou técnicos que têm superstições. Muitos adeptos procuram atrair a sorte por não ir a um café só porque a sua equipa perdeu quando viu o jogo lá, ou por vestir a mesma camisa que usaram quando o seu clube ganhou um campeonato. Muitas são as manias de quem é apaixonado por este desporto.

Apesar de ser algo interessante, não deixemos de retirar as qualidades dos jogadores. Se Eusébio não tivesse qualidade não marcaria tantos golos, se Futre não fosse genial não iria ficar marcado na história do futebol português. A verdade é que, mesmo assim, o factor sorte continua a ter peso no desporto rei, mesmo que às vezes existam predestinados que dependam menos da sorte. Qualquer pessoa é capaz de brilhar, no entanto, há momentos em que precisamos dum empurrãozinho para ter mais força e acreditar em nós, não é verdade?

Foto de Capa: Vice

Artigo revisto por: Pedro Couto

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Robert Lewandowski define futuro no Barcelona: todos os detalhes

Robert Lewandowski continua focado no Barcelona e não pretende deixar o clube no mercado de transferências de inverno.

Diego Rodrigues antevê dificuldades no República Checa x Portugal: «É uma equipa muito física, que vai procurar um jogo direto, contra-ataques e fechar-se lá...

Diego Rodrigues realizou a antevisão ao República Checa x Portugal, encontro referente à Qualificação para o Euro-sub21.

Gil Vicente oficializa renovação de jovem internacional sueco até 2030

O Gil Vicente anunciou a renovação de Andre Picornell até 2030. O guardião brasileiro tem representado a equipa sub-23 dos gilistas.

Reforço de verão comenta arranque de época ao serviço do Chelsea: «Tem sido muito melhor do que esperava»

Estevão falou sobre o período de adaptação no Chelsea. O internacional brasileiro soma quatro golos e uma assistência pelos blues.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting empata com Belenenses em jogo particular

O Sporting empatou 2-2 com o Belenenses num jogo particular. Leões jogaram esta manhã com o emblema da Liga 3.

Presidente do Besiktas sobre Rafa Silva: «Não acho que o Benfica vá seguir o caminho errado contra nós»

Rafa Silva tem sido associado ao Benfica. Serdal Adali, presidente do Besiktas, abordou possível interesse das águias.

Lesões e o Mundial 2026: O plano especial de Morita no Sporting

Hidemasa Morita quer regressar à melhor forma física. Médio japonês do Sporting tem plano específico de trabalho.