“Algum dia este Manta tem pinta de treinador?”

Por detrás destes resultados, e além do aspecto emocional que Nuno Manta parece trabalhar bem, dando primazia ao bom ambiente no trato com os jogadores, está a forma como a equipa pressiona a saída de bola contrária, fazendo o melhor uso possível da disponibilidade pulmonar de Etebo e da inteligência de jogadores como Luís Machado ou Tiago Silva, perfeitamente emparelhados no timming de ataque à bola e, mais importante, na hora de parar de a perseguir para integrarem uma zona de pressão mais recuada.

A isto, Nuno Manta alia uma excelente interpretação do que o jogo lhe traz, conforme exemplificam os dois últimos jogos, contra V. Setúbal (entrada de Luís Machado e a saída de Etebo estranhou-se, mas confirmou a sua eficácia – o português marcou o golo da reviravolta) e D. Chaves (entrada de Babanco para o lugar de Paraíba, quando o resultado era 0-2 solidificou o meio-campo, conferindo-lhe a inteligência necessária para a reviravolta) e… o jogo contra o Tondela.

Festejos dos fogaceiros têm sido constantes na segunda volta da I Liga Fonte: CD Feirense
Festejos dos fogaceiros têm sido constantes na segunda volta da I Liga
Fonte: CD Feirense

No Estádio João Cardoso, quando o jogo registava um nulo, Nuno Manta, perante a insistência e, consequente desgaste dos homens da casa retirou Cris, capitão da equipa e do meio-campo fogaceiros, e colocou Hugo Seco, médio-ala. 3 minutos depois, teve a coragem de tirar um dos melhores homens em campo, Fabinho, e colocar um jogador que, confirmaria na flash interview, não estava com a moral nos píncaros – Tiago Silva.

Estas trocas mudaram o jogo. O Feirense passou mais tempo no meio-campo tondelense, e chegou ao golo que lhe deu os três pontos. O mesmo Tiago Silva em quem Nuno Manta teve a coragem de apostar ganhou um penalti, e converteu-o com sucesso.

Aquela parte ínfima do João Cardoso ficou a saber que o ar esguio, o fato de treino ou um par de óculos não tiram competência a um treinador.

Hoje, não é só essa tal parte do estádio do Tondela que atesta a “pinta” de treinador de Nuno Manta, é o país inteiro.

Foto de capa: CD Feirense

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa neerlandesa revela valor da oferta do FC Porto por Kenneth Taylor

O FC Porto está interessado na contratação de Kenneth Taylor. Os dragões estão dispostos a pagar 15 milhões de euros ao Ajax.

Imprensa italiana assegura que já há acordo verbal de Alberto Costa com o Sporting: eis os detalhes

Alberto Costa está cada vez mais perto do Sporting. O lateral-direito inglês vai assinar com o clube verde e branco até 2030.

Thiago Almada já aceitou rumar ao Atlético Madrid

Thiago Almada está mais próximo de rumar ao Atlético Madrid. O médio argentino já aceitou a mudança para o clube espanhol.

West Ham fecha reforço por 22 milhões de euros

O West Ham garantiu uma contratação de peso. El Hadji Diouf está a caminho dos hammers proveniente do Slavia Praga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe proposta por jogador que integra a pré-época e está às ordens de Bruno Lage

O Benfica continua a querer colocar Casper Tengstedt no mercado de transferências. Genoa fez proposta pelo avançado.

Alvo do Benfica recusa mudar-se para o Zenit após proposta de 30 milhões de euros e dá preferência… à AS Roma

Richard Ríos tem como prioridade mudar-se para a AS Roma. O Benfica também está na corrida pelo médio, que recusou o Zenit.

Francisco Conceição rejeita mudar-se para a Premier League e trava transferência de 30 milhões de euros para o FC Porto

Francisco Conceição decidiu rejeitar a proposta do Everton. Emblema inglês dispôs-se a pagar os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.