Ao cêntimo

Avançando para lá deste caso, inúmeras serão as situações em que os clubes se vêm obrigados a deixar sair os seus melhores ativos de forma a melhorar ou equilibrar as suas contas. Para esta análise não contam os negócios de milhões que desvalorizam e sobrevalorizam constantemente os talentos e medianos deste desporto. Conta apenas a nossa realidade, a realidade dos nossos campeonatos, onde os clubes se inscrevem e lutam muito para que terminem a época. Lutam dentro e fora do campo. Esticam ao máximo os seus pequenos e vazios cofres para que todos sejam pagos e no final nada falte a ninguém; treinadores, diretores, jogadores, fisioterapeutas, massagistas, roupeiros… E bem sabemos que na maioria dos casos isso não acontece.

Quão justo será chegar a um clube que enfrenta dificuldades das mais variadas naturezas e propor uma troca de jogadores? Aliciado pelo interesse de um clube com maior visibilidade, o jogador visado terá, forçosamente, vontade de abandonar o clube onde se encontra e almejar outros campeonatos. É natural, é expectável, é compreensível.

Paulinho, com 23 anos, chega por empréstimo a um dos três grandes portugueses e enfrenta o maior desafio da sua carreira Fonte: Instagram oficial FC Porto
Paulinho, com 23 anos, chega por empréstimo a um dos três grandes portugueses
Fonte: Instagram oficial FC Porto

É tão injusto como quando os colossos europeus levam jogadores do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP. É o percurso natural a que assistimos no futebol moderno. É o percurso possível e contra o qual pouco ou de nada vale lutar. Pelo menos por parte dos clubes portugueses. Há muito que se lhes atribui um rótulo de vendedores e isso não é ao acaso. Mas cabe a outras entidades resolver estes problemas. Claro que a época de um clube não deve ser posta em causa por um simples e inevitável negócio, mas não são os clubes “compradores” que agem mal nessa situação; eles apenas tentam dar o melhor fim à sua época. A desigualdade não provém do facto de ter mais 15 ou menos 15 milhões de euros para gastar, não provém de ter mais cinco ou menos cinco internacionais de qualidade nem provém de ter melhor ou pior treinador. Se assim fosse, tudo teria de terminar empatado e com os mesmos resultados. A desigualdade provém das condições exteriores ao terreno de jogo e às quais os outros clubes são alheios. Nenhum competidor devia ter de passar a época mais preocupado em pagar a todos atempadamente do que em competir. A desigualdade acontece quando nem todos beneficiam das mesmas condições de competição à sua partida.

Foto de capa: sulinformacao.pt

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.