Bombardeiro na margem norte: João Costa é exímio na cara do golo

Na margem norte do rio Tejo está localizada a cidade de Alverca, a cerca de 20 km do centro de Lisboa. Uma comunidade que respira futebol e que apoia de forma fervorosa o emblema da região, o Futebol Clube Alverca. O conjunto ribatejano liderado pelo técnico João Pereira de apenas 32 anos atingiu o seu grande objetivo, assegurando no passado domingo a subida ao segundo escalão do futebol português. Na deslocação à Beira Baixa, o Alverca bateu o Sporting da Covilhã por duas bolas a zero, garantindo o regresso aos campeonatos profissionais 19 anos depois.

O trabalho do treinador João Pereira é fascinante, combinando a experiência de jogadores como Ricardo Dias e Vítor Bruno, ambos com passagem pelo principal escalão do futebol português e a irreverência de Diogo Martins, o expoente de criatividade desta Liga 3. Na frente de ataque e principal destaque do campeonato, João Costa, avançado de 24 anos. O antigo jogador do Clube de Futebol Os Belenenses é um autêntico quebra-cabeças para as defesas adversárias, tendo anotado até ao momento 20 golos considerando apenas jogos do campeonato. É um ponta de lança completo, desmonta as linhas defensivas adversárias em rotura ou em apoio e é extremamente eficaz na cara do golo.

Incansável defensivamente

Enfatizar a importância dos atacantes no processo defensivo até pode soar estranho, contudo e especialmente com equipas que pretendem pressionar em zonas adiantadas do campo, os jogadores da linha ofensiva assumem uma elevada preponderância no primeiro momento de pressão. Este combate à primeira fase de construção do adversário é de imensa importância, particularmente, por dois motivos. Recuperando a bola em zona alta, não só retira a possibilidade à equipa adversária em avançar no terreno, como aproxima a equipa do seu principal propósito, sendo este atacar a baliza do adversário. João Costa apresenta uma grande disponibilidade para pressionar as defesas adversárias. É imensamente agressivo no momento de pressão, funcionando como o primeiro defensor do conjunto ribatejano. Um avançado incansável na pressão é fulcral para uma equipa que pretenda sufocar os seus adversários e João Costa é dotado desse compromisso defensivo.

Pivôt e homem de roturas

João Costa demonstra elevada diversidade a nível de movimentos. Oferece soluções como um homem-alvo jogando de costas para a linha defensiva adversária. A sua estrutura física potencia-lhe este tipo de envolvimento. Apesar de não ser o jogador mais capaz do ponto de vista técnico, associa-se facilmente com os seus colegas através de paredes e tabelas, sendo bastante forte no ataque ao espaço. Em rotura é imparável, fazendo da explosão uma das suas características elementares.

Felino dentro de área

Tem vários recursos, nomeadamente o seu instinto de matador e a capacidade para finalizar com ambos os pés.  Outra das suas principais valências é a sua agressividade dentro da área. É extremamente inteligente no tipo de movimentos que executa, tendo relativa facilidade para atacar zonas onde aparece liberto de marcação. No confronto com o Sporting da Covilhã, as suas capacidades superlativas no que toca à identificação e ataque ao espaço vazio dentro da área ficaram bem patentes no momento do primeiro golo da equipa orientada por João Pereira.

De malas feitas para São Miguel?

O entusiasmo em volta de João Costa é evidente, gerando assim cobiça de emblemas de dimensão superior. A ilha de São Miguel e o Santa Clara aparentam ser o destino do avançado português. Independentemente do desfecho final da época dos açorianos, João Costa irá continuar certamente a demonstrar todo o seu valor. Um craque que merece voar e que estava a mais neste patamar competitivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa é o plano B de João Noronha Lopes para o Benfica

Vasco Botelho da Costa é visto como um dos nomes ideais para ocupar o lugar de treinador do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições.

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.

Surpresa: UEFA decreta que Eslováquia venceu um Campeonato da Europa

A UEFA anunciou esta sexta-feira que a Eslováquia também conta com um Campeonato da Europa no seu palmarés.

UEFA toma decisão importante em relação à Champions League e inscrição de jogadores

A UEFA anunciou esta sexta-feira que os clubes presentes nas competições europeias poderão mexer na lista de inscritos, em caso de lesões graves.