Bombardeiro na margem norte: João Costa é exímio na cara do golo

- Advertisement -

Na margem norte do rio Tejo está localizada a cidade de Alverca, a cerca de 20 km do centro de Lisboa. Uma comunidade que respira futebol e que apoia de forma fervorosa o emblema da região, o Futebol Clube Alverca. O conjunto ribatejano liderado pelo técnico João Pereira de apenas 32 anos atingiu o seu grande objetivo, assegurando no passado domingo a subida ao segundo escalão do futebol português. Na deslocação à Beira Baixa, o Alverca bateu o Sporting da Covilhã por duas bolas a zero, garantindo o regresso aos campeonatos profissionais 19 anos depois.

O trabalho do treinador João Pereira é fascinante, combinando a experiência de jogadores como Ricardo Dias e Vítor Bruno, ambos com passagem pelo principal escalão do futebol português e a irreverência de Diogo Martins, o expoente de criatividade desta Liga 3. Na frente de ataque e principal destaque do campeonato, João Costa, avançado de 24 anos. O antigo jogador do Clube de Futebol Os Belenenses é um autêntico quebra-cabeças para as defesas adversárias, tendo anotado até ao momento 20 golos considerando apenas jogos do campeonato. É um ponta de lança completo, desmonta as linhas defensivas adversárias em rotura ou em apoio e é extremamente eficaz na cara do golo.

Incansável defensivamente

Enfatizar a importância dos atacantes no processo defensivo até pode soar estranho, contudo e especialmente com equipas que pretendem pressionar em zonas adiantadas do campo, os jogadores da linha ofensiva assumem uma elevada preponderância no primeiro momento de pressão. Este combate à primeira fase de construção do adversário é de imensa importância, particularmente, por dois motivos. Recuperando a bola em zona alta, não só retira a possibilidade à equipa adversária em avançar no terreno, como aproxima a equipa do seu principal propósito, sendo este atacar a baliza do adversário. João Costa apresenta uma grande disponibilidade para pressionar as defesas adversárias. É imensamente agressivo no momento de pressão, funcionando como o primeiro defensor do conjunto ribatejano. Um avançado incansável na pressão é fulcral para uma equipa que pretenda sufocar os seus adversários e João Costa é dotado desse compromisso defensivo.

Pivôt e homem de roturas

João Costa demonstra elevada diversidade a nível de movimentos. Oferece soluções como um homem-alvo jogando de costas para a linha defensiva adversária. A sua estrutura física potencia-lhe este tipo de envolvimento. Apesar de não ser o jogador mais capaz do ponto de vista técnico, associa-se facilmente com os seus colegas através de paredes e tabelas, sendo bastante forte no ataque ao espaço. Em rotura é imparável, fazendo da explosão uma das suas características elementares.

Felino dentro de área

Tem vários recursos, nomeadamente o seu instinto de matador e a capacidade para finalizar com ambos os pés.  Outra das suas principais valências é a sua agressividade dentro da área. É extremamente inteligente no tipo de movimentos que executa, tendo relativa facilidade para atacar zonas onde aparece liberto de marcação. No confronto com o Sporting da Covilhã, as suas capacidades superlativas no que toca à identificação e ataque ao espaço vazio dentro da área ficaram bem patentes no momento do primeiro golo da equipa orientada por João Pereira.

De malas feitas para São Miguel?

O entusiasmo em volta de João Costa é evidente, gerando assim cobiça de emblemas de dimensão superior. A ilha de São Miguel e o Santa Clara aparentam ser o destino do avançado português. Independentemente do desfecho final da época dos açorianos, João Costa irá continuar certamente a demonstrar todo o seu valor. Um craque que merece voar e que estava a mais neste patamar competitivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.