📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Campeonato de Portugal: Os exemplos do Vitória FC e do Leixões SC

- Advertisement -

Na Segunda Liga, encontramos o outro exemplo que quero destacar: o Leixões SC. Esta temporada, a equipa de Matosinhos tem vindo a apostar de forma séria e criteriosa em jogadores do CP e tem-se notado uma diferença para positivo. Na temporada transacta, os “Bebés do Mar” só conseguiram a manutenção ao disputarem a Liguilha Segunda Liga/CP – levando de vencida o SC Praiense -, depois de terem terminado a fase regular da segunda liga na 18.ª posição. Na actual temporada, o Leixões SC encontra-se na quinta posição e teve como ponto alto da temporada a boa exibição no Estádio do Dragão, contra o FC Porto e a contar para a Fase de Grupos da Taça da Liga (o encontro terminou 0-0), beneficiando não só do trabalho de qualidade do ex-técnico João Henriques (recentemente contratado pelo FC Paços de Ferreira), mas também da qualidade existente no seu plantel. Vindos do CP, há que destacar Stephen Eustáquio (ex-SC União Torreense, que entretanto já deu o salto para a Primeira Liga, onde vai representar o GD Chaves) e Derick Poloni (ex-Anadia FC), apesar de terem também chegado Youssouf Sow (ex-Louletano DC), Matheus Costa (ex-Real SC) e Amine Oudrhiri (ex-Lusitano VRSA).

Stephen Eustáquio era o cérebro de Matosinhos Fonte: Facebook Leixões SAD
Stephen Eustáquio era o cérebro de Matosinhos
Fonte: Facebook Leixões SAD

Voltando aos dois jogadores que destaquei em primeiro lugar, Stephen é um médio-defensivo de 21 anos que chegou a Matosinhos proveniente do SC União Torreense e que durante a primeira metade da época encantou todos os que se deslocavam ao Estádio do Mar. Já no Campo Manuel Marques, em Torres Vedras, o mais recente reforço do GD Chaves mostrava ter uma qualidade que sobressaía dos demais. Este jovem luso-canadiano é um “número seis”, mas não é o típico jogador que normalmente associamos a essa posição; Stephen tem um bom sentido posicional, sabendo sempre manter o equilíbrio do meio-campo, ao mesmo tempo que oferece uma capacidade de passe, critério e visão de jogo de grande nível. A sua qualidade não passou despercebida nem a Rui Jorge, que já o seleccionou para os encontros contra a Roménia e Suíça, a contar para a Qualificação para o Europeu de Sub-21 2019, nem a Luís Castro, que pediu a sua contratação de forma a dotar a equipa transmontana de características que até hoje não tinha naquela posição.

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.