CD Aves: um adeus inevitável à Primeira Liga Portuguesa

- Advertisement -

Ainda no final do mês de junho ficou confirmado: CD Aves desce à Segunda Liga Portuguesa. A equipa de Nuno Manta Santos não resistiu, embora tivesse tentando (mas não de forma intensa), não é matematicamente possível conseguir a manutenção. A equipa de Vila das Aves conta com apenas 14 pontos, menos 13 pontos que o penúltimo classificado – sendo este o Portimonense SC.

O treinador, Nuno Manta, despe-se de culpas e afirma que deu tudo de si para que a equipa avense estivesse numa situação mais satisfatória. A derrota caseira frente ao Moreirense FC por uma bola (e o triunfo inacreditável do CS Marítimo sobre o SL Benfica) determinou a descida inevitável.

De relembrar, que o CD Aves tinha uma equipa em plena reconstrução – contando com 17 novos reforços e alguns jogadores provenientes da equipa sub-23, visto a triste perda de nove titulares importantes. Augusto Inácio, que ainda estava ao comando técnico do CD Aves no início da época já não começou a mesma com o pé direito, face a isto dou como argumento as sete derrotas em apenas oito jornadas realizadas e a eliminação da equipa da Taça da Liga. O pico do comando técnico de Augusto Inácio deu-se na eliminação da equipa em fases precoces da Taça de Portugal, frente ao campeão da Segunda Liga Portuguesa, o SC Farense, e o técnico português é dispensado das suas funções.

Segue-se Leandro Pires, treinador da equipa sub-23 que conquistou a Taça Revelação da época passada, mas o estreante da Primeira Liga apenas dura três jogos no comando técnico.

A aposta mantém-se em Nuno Mantas desde a 12ª jornada, apenas dois dias depois de abandonar o CS Marítimo (que também não estava em bons lençóis, diga-se de passagem). O técnico português começou logo a colher frutos, conseguindo arrancar duas vitórias e saindo da zona de despromoção. Uma segunda volta penosa feriu, e de que maneira, a força avense.

O Clube Desportivo das Aves despede-se do maior escalão do futebol português após três épocas e uma conquista de Taça de Portugal, frente ao Sporting CP.

A equipa registou a sua melhor posição de sempre adquirida na época de 2017/2018, quando conseguiu arrancar o 13º lugar, sob o comando técnico de Ricardo Soares. Ao comando de Lito Vidigal a equipa consegue manter-se no primeiro escalão.

E, uma das maiores (se não a maior) conquista do clube de Santo Tirso foi vencer a Taça de Portugal de 2018, frente a um leão ferido após o ataque em Alcochete. O homem por detrás deste feito inédito é José Mota, que ainda assegurou a disputa da Supertaça Cândido Oliveira – onde perdeu frente ao FC Porto.

Uma equipa que marca a história do futebol português, destemida e ambiciosa. Que levou o nome de Vila das Aves a todo o lado e o orgulhou, e de que forma. CD Aves, promete regressar e continuar a sua história no futebol português!

Artigo revisto por Joana Mendes

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pai de Rafael Leão lança música dedicada a Cristiano Ronaldo

No dia em que Cristiano Ronaldo celebra 41 anos, Frank Leão, nome artístico de António Leão e pai de Rafael Leão, lança uma música em sua homenagem.

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

Sérgio Conceição analisa derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr e ataca arbitragem: «São duas más decisões»

Sérgio Conceição analisou a derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr, na Liga da Arábia Saudita. O técnico apontou o dedo à arbitragem.

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

António Conceição sem saudades da Arábia Saudita: «Jogadores ricos que já tinham bastante dinheiro e levavam aquilo como um hobby»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Técnico falou da experiência na Arábia Saudita em 2014/15.