CD Santa Clara | Dos Açores, mau vento, mas bom sentimento

- Advertisement -

Em abril de 2018, numa visita à ilha de São Miguel, nos Açores, o quartel-general do CD Santa Clara, tive o privilégio de conhecer o senhor Jaime, natural da ilha e fervoroso adepto do clube da sua terra. Após trocar algumas impressões futebolísticas com ele, fiz um exercício de memória, a tentar lembrar-me da última vez que o Santa Clara militara na primeira divisão, mas não me ocorreu nada.

Nessa época, o Santa Clara lutava por cada ponto com unhas e dentes, pois havia a chance real de subir à Primeira Liga Portuguesa e tinha consigo todos os Açoreanos. Essa viagem fez-me refletir sobre o futebol português e a distribuição das esquipas pelo território nacional: a esmagadora maioria das equipas situava-se no Norte; depois havia os da zona de Lisboa, o Portimonense no Algarve e o Marítimo na Madeira.

Um claro reflexo da centralização que se vive no país, sendo que até no futebol, Alentejo, Interior e Açores estavam esquecidos. Passar uns dias na remota e magnífica ilha no meio do Atlântico, rodeada por adeptos ferrenhos do Santa Clara, fez-me perceber que aquelas pessoas também mereciam ver o seu clube na elite do futebol nacional, por passarem a semana à espera que a sua equipa jogasse e por fazerem as contas aos pontos que faltavam para atingir a tão almejada promoção.

Por eles, até eu passei a torcer para que uma equipa Açoreana chegasse ao primeiro escalão do futebol português, para que mais um pedaço de Portugal tivesse o realce que bem merece. Para minha alegria e, sobretudo, para dos Açoreanos, nessa época, o Santa Clara subiu à Primeira divisão e desde aí, conseguiu permanecer no escalão em que merece estar, com um excelente 10º lugar na época transata e com exibições de encher o olho, muitíssimo bem orientado por João Henriques, quiçá um dos treinadores sensação da Liga.

Esta época, os Açoreanos não têm ficado abaixo das expectativas: após um começo algo irregular, em que chegou a figurar nos últimos lugares da tabela classificativa, ocupa agora um fantástico 8º lugar, que muito deve orgulhar os seus adeptos. A isso se deve a competência defensiva, conferida por Marco Rocha, o guarda-redes e pelo patrão da defesa, Fábio Cardoso, que com muita justiça enverga a braçadeira de capitão da equipa, atuando ao lado do central goleador João Afonso, a robustez do meio-campo, oferecida por Francisco Ramos e Anderson, e a eficácia do ataque, com Thiago Santana, Schettine e a magia de Carlos Júnior.

Uma equipa com identidade própria, que joga sempre da mesma maneira, seja contra quem for, e que é muito forte a jogar em casa, com o apoio dos seus inesgotáveis adeptos. Além da vertente futebolística, veio acrescentar resistência ao, cada vez mais poderoso, centralismo nacional; é uma lufada de ar fresco no mundo do futebol, um exemplo a seguir.

Em fevereiro, pela primeira vez na história, o CD Santa Clara conseguiu atingir 4 vitórias consecutivas na Primeira Liga
Fonte: CD Santa Clara

O CD Santa Clara representa uma estirpe rara no futebol português: o ressuscitar de uma região esquecida. Veio trazer, à já turística região, os benefícios de se ter uma equipa na Primeira divisão. Honestamente, isso interessa pouco: para os Açoreanos, o que verdadeiramente importa é a raça da sua equipa, a sua ânsia de mostrar que vieram para ficar, para estender o futebol português a mais um local.

A comunhão entre adeptos e equipa é notória, e o orgulho em ser da equipa dos Açores é transmitida aos jogadores, que deixam tudo em campo para alegrar os seus. Que fiquem na Primeira Liga muitos e muitos anos. O senhor Jaime merece, os Açoreanos merecem e o resto do país também.

Foto de Capa: CD Santa Clara

Artigo revisto por Joana Mendes

Inês Figueiredo Mendanha
Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal em Futsal: estão definidos os quartos de final da competição

A Taça de Portugal de Futsal está em andamento. Já são conhecidos os jogos dos quartos de final da competição.

Hansi Flick ataca arbitragem após derrota do Barcelona: «O VAR esteve bastante a favor do Atlético Madrid»

Hansi Flick analisou o desfecho do Barcelona x Atlético Madrid na Champions League. Técnico alemão deixou duras críticas à arbitragem.

Leonardo Jardim após vitória na Libertadores: «Somos o Flamengo, temos de colocar em prática a nossa força»

Leonardo Jardim analisou o desfecho do Cusco x Flamengo. Campeão em título venceu fora de casa por 2-0 na abertura da Libertadores.

Gesto de Vitinha frente ao Liverpool corre o mundo

O PSG venceu o Liverpool por 2-0. Vitinha foi destaque também no final do encontro, depois de ter esperado pelo jovem Trey Nyoni para trocar de camisola.

PUB

Mais Artigos Populares

Everton interessado em Jack Grealish mas não quer acionar o valor da cláusula de compra

O Everton quer manter Jack Grealish no plantel e tenta convencer o Manchester City a libertá-lo. O jogador está emprestado e tem uma cláusula de opção de compra de 50 milhões de euros.

Luís Castro assume derrota «merecida» do Grémio: «Acho que este jogo é o pior da época»

Luís Castro analisa desfecho do Torque x Grémio. Equipa brasileira perdeu fora de casa por 1-0 no arranque da Taça Sul-Americana.

Manuel Pellegrini analisa empate no Braga x Real Bétis: «Passaram para a frente com um golo que nunca tinha visto»

Manuel Pellegrini analisou o empate do Real Bétis no terreno do Braga por 1-1, na primeira mão dos quartos de final da Europa League.