CD Tondela 3-1 BSAD: Que bom é voltar a casa

A CRÓNICA: REGRESSO VITORIOSO

Foi em dia de feriado municipal que Tondela voltou a receber o futebol profissional. O clube desportivo local recebeu a BSAD, num duelo entre duas equipas que, na temporada passada, atuavam no patamar mais alto do nosso futebol, mas que esta época tiveram inícios bem distintos na Segunda Liga.

No rescaldo da última partida caseira, ainda em Aveiro, Tozé Marreco disse que “o melhor reforço seria voltar para junto dos adeptos, em Tondela”. E que melhor forma de provar isso mesmo do que começar a vencer logo aos dois minutos de jogo? Ora, foi exatamente isso que a equipa beirã fez, com Rafael Barbosa a finalizar uma jogada que envolveu vários jogadores em combinações pela direita.

O golo e, mais que isso, a festa que se fazia nas bancadas animaram o Tondela, que chegou de forma merecida ao segundo golo. Depois de uma falta sofrida por Telmo Arcanjo, dentro da área, foi Daniel dos Anjos quem cobrou a grande penalidade e aumentou a sua contagem pessoal na Segunda Liga para seis golos.

No que se seguiu do jogo após o segundo golo dos beirões, viu-se um crescimento da percentagem de posse de bola para o lado da BSAD, mas sem que qualquer das equipas conseguisse criar verdadeiras ocasiões de perigo. A formação lisboeta trocou algumas peças ao intervalo, ficando mais ofensiva, e na sequência de um canto reduziu a desvantagem: Braíma acenou de forma certeira a um cruzamento de Chico Teixeira, ao minuto 65.

Galvanizada pelo golo, a BSAD começou a aproximar-se mais da área adversária, causando preocupação na bancada. Contudo, a experiência de vários jogadores deste Tondela permitiu manter a bola em alturas críticas e, aos 89 minutos, matar o jogo. Daniel dos Anjos atraiu a marcação de dois centrais e serviu o jovem Bruno Cuba, que se estreou a marcar.

Com o 3-1 no marcador, o Tondela geriu a posse e a vitória nos descontos, somando mais três pontos numa época que se deseja, na Beira Alta, que seja de triunfos. Já a BSAD, voltou a perder e pode afundar-se ainda mais na tabela, mediante os resultados da jornada.

 

A FIGURA

CD Tondela
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Daniel dos Anjos – O avançado brasileiro esteve no lance do primeiro golo, marcou o segundo e assistiu o terceiro. Com seis golos nesta Segunda Liga, é o goleador da equipa e promete ser um dos melhores marcadores do campeonato.

 

O FORA DE JOGO

Nuno Tomás – O defesa central da BSAD cometeu a grande penalidade que resultou no segundo golo do Tondela e, para além disso, esteve bastante errático em várias ações do jogo, uma das razões pela qual foi substituído ao intervalo.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD TONDELA

Tozé Marreco parece ter encontrado a sua dupla de meio-campo de eleição, com recurso a duas adaptações. Jota Gonçalves (central) e Bebeto (lateral) foram, pelo segundo jogo seguido, opção para o centro do terreno do habitual 3-4-3. De resto, todo o onze inicial foi o mesmo que bateu o SCU Torreense, fora de casa, com Rafael Barbosa e Telmo Arcanjo a serem os “mágicos” de serviço e Daniel dos Anjos como o “matador”.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Babacar Niasse (6)

Manu Hernando (6)

Marcelo Alves (6)

Ricardo Alves (6)

Tiago Almeida (6)

Bebeto (6)

Jota Gonçalves (6)

Naoufel Khacef (6)

Telmo Arcanjo (6)

Rafael Barbosa (7)

Daniel dos Anjos (7)

SUBS UTILIZADOS

Pedro Augusto (5)

Bruno Cuba (6)

Betel (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – BSAD

Também em 3-4-3, que a defender se tornava um 5-4-1, Nandinho montou a equipa por forma a projetar os dois laterais, Jójó e Henrique Gelain. Assim, os prováveis extremos, Edgar Pacheco e Jefferson Souza, apareceram mais por dentro, nas costas do avançado Kikas.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Gonçalo Tabuaço (5)

Jójó (5)

Trova Boni (5)

Danny Henriques (5)

Nuno Tomás (4)

Henrique Gelain (5)

Braíma Sambú(6)

Rúben Oliveira (6)

Edgar Pacheco (5)

Jefferson Souza (5)

Kikas (6)

SUBS UTILIZADOS

Tomás Castro (5)

Chico Teixeira (5)

Diogo Tavares (5)

Tembeng (5)

Patrick Machado (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD TONDELA

BnR: No meio de tantos problemas, parece ter encontrado uma solução para o meio com duas adaptações. É esta dupla, com Bebeto e Jota, que está melhor para o meio-campo?

Tozé Marreco: É o futebol. Esta época, de tanto tentar encontrar solução, o Bebeto e o Jota mostraram que podem fazer varias posições. Deram resposta e isto é uma questão de oportunidades. Acima de tudo, quero rendimento, não importa a idade. Desde que estejam bem, como têm estado, sei que tenho gente pronta. Hoje jogaram estes, mérito dos jogadores, mas não quer dizer que no próximo jogo entrem os mesmos.

 

BSAD

BnR: Considerou, anteriormente, que a escolha por um sistema de três centrais acabou por não dar frutos. O que falhou nesse planeamento? 

Nandinho: Temos sofrido muitos golos e sabíamos que íamos jogar contra uma equipa forte nas transições ofensivas, por isso quis dar estabilidade defensiva, para encaixarmos melhor no sistema do Tondela até. A partir do momento em que sofremos o golo muito cedo, que foi o momento chave, o Tondela baixou linhas e apostou ainda mais nessas transições. Contudo, sabíamos que fazem maior parte dos golos na primeira parte, porque têm um plantel curto e que cai fisicamente na segunda parte. Assim, queríamos ser coesos defensivamente, “aguentar a barca” e depois começar a “meter a carne no assador”, jogar com a capacidade física. Depois, a perder, o aspeto psicológico também jogo, porque andámos sempre atrás.

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...