Co(eficientes) na Europa

- Advertisement -

Numa altura em que o panorama da fase de grupos das duas competições europeias de maior prestígio já se começa a definir e dada a presença de três equipas lusas, interessa refletir sobre o alcance que a obtenção de resultados positivos exerce, não somente, nas equipas, mas sobretudo sobre o país que estas representam, devido à existência dos denominados coeficientes, que ajudam na elaboração do ranking UEFA. Antes de mais, convém, portanto, procurar clarificar esse conceito

Em que consistem e como se calculam os coeficientes UEFA?

Primeiramente, e conforme seja o seu âmbito, há que distinguir dois tipos de coeficientes: o que se refere aos clubes e contribui não só para aferir o seu prestígio, tendo implicações nos sorteios – coeficiente desportivo – como, também, para o cálculo das receitas que provêm da sua atuação – coeficiente de receitas; e o que diz respeito à prestação de uma qualquer associação (país), e que serve para determinar o número de vagas a atribuir a cada nação nas referidas competições.

O coeficiente desportivo determina-se adicionando os pontos conquistados no decorrer das suas cinco participações mais recentes, porém, considerando as recentes alterações introduzidas pelo organismo – em vigor, a partir da presente época -, pode igualmente corresponder a 20% da totalidade de pontuação obtida (durante o período considerado) pela associação (país) a que pertence, se esse valor for superior à soma alcançada pelo próprio emblema.

Já o cálculo do coeficiente de receitas, apesar de seguir os mesmos procedimentos que o anterior, diferencia-se deste ao considerar a performance da equipa ao longo das últimas dez edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

O coeficiente de uma associação (país) consiste na adição dos pontos obtidos pelas equipas desse país, e, posteriormente, na sua divisão pelo número de clubes participantes que essa nação teve nas duas competições.

Na presente época, e no caso português, os pontos ganhos pelos três ‘grandes’ são divididos por cinco
Fonte: FC Schalke 04

Como se processa a atribuição dos pontos?

A UEFA, entidade responsável por regulamentar e organizar as competições, estabeleceu os seguintes critérios:

– somente na Liga Europa, em caso de eliminação, as equipas terão direito a compensações, conforme o exposto:

  • meio ponto, se a mesma se der na fase preliminar;
  • um ponto, se a mesma ocorrer na primeira ronda de qualificação;
  • um ponto e meio, caso o afastamento se dê na segunda ronda de qualificação;
  • dois pontos, caso a mesma se processe na terceira ronda de qualificação;
  • dois pontos e meio, se a eliminação tiver lugar na fase de play-off;

– a presença na fase de grupos é premiada com a atribuição de quatro pontos (na Liga dos Campeões) e com três pontos (se a prova em questão for a Liga Europa);

– em ambas as competições, da fase de grupos em diante, por cada vitória alcançada, a equipa receberá dois pontos e, por cada empate, ser-lhe-á concedido um ponto;

– a passagem para os oitavos de final da Liga dos Campeões garante um ganho de quatro pontos para o clube em questão. A partir daí, por cada qualificação para a ronda seguinte (até à final), a formação que a lograr receberá um extra de um ponto.

– a partir dos quartos de finais, na Liga Europa, cada equipa conquistará um ponto suplementar, por cada apuramento para a ronda subsequente (até à final).

Note-se que, também, o cálculo do coeficiente de receitas prevê a atribuição de bónus tendo em conta os títulos ganhos por um dado emblema nas três provas europeias (Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus; Liga Europa/Taça UEFA e Supertaça Europeia).

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho inicia La Liga com triunfo na Catalunha

O Real Madrid venceu por 2-1 na casa do Espanyol para a segunda jornada da La Liga. Carlos Espí marcou o golo decisivo.

Nottingham Forest oferece mais de 80 milhões de euros por avançado da Premier League

O Nottingham Forest dá passo em frente por Igor Thiago, do Brentford. Clube inglês apresenta uma proposta superior aos 80 milhões de euros.

Nápoles monta vitória nos últimos minutos e Cagliari supera o Parma: Eis os resultados do dia na Serie A

O Nápoles venceu por duas bolas a zero no terreno do Genoa e o Cagliari derrotou o Parma pela margem mínima, na primeira jornada da Serie A.

Luis Suárez não perde tempo e faz o terceiro para o Sporting

O Sporting está a defrontar o Alverca, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca entra a vencer e Franjo Ivanovic marca na estreia pelo Lens: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Na abertura da nova temporada na Ligue 1, o Lyon venceu por 2-0 em casa do Toulouse e o Lens goleou o Auxerre por 5-2.

Bayern Munique vence Borussia Dortmund e conquista a Supertaça da Alemanha

O Bayern Munique venceu o Borussia Dortmund por 2-1 e conquistou a Supertaça da Alemanha. Houve ainda golo de Fábio Silva.

Da Luz para Pina Manique: João Rego é o terceiro reforço do Casa Pia vindo do Benfica

O Casa Pia anunciou a chegada de João Rego. Jovem de 21 anos chega do Benfica num empréstimo de uma temporada.