Como nunca perder o mercado?

Mas actualmente, os três grandes (e não só) têm investido muito nas camadas jovens e esse investimento já tem vindo a colher os seus frutos. As boas prestações de jogadores da cantera nas equipas B, na Youth League, e também nas selecções jovens levaram a que as camadas jovens dos três grandes ganhassem visibilidade e que houvesses jogadores a ganharem pretendentes ainda em tenra idade.

No entanto, existe uma coisa da qual se tem falado e que pode fazer a diferença neste processo de formação dos jogadores da cantera. Nalguns casos de jogadores, estes seguem a sua evolução passo a passo e a uma certa altura, é natural que estes sejam emprestados a um clube da Primeira Liga para continuarem a crescer e começarem a ganhar experiência na elite do futebol português.

Entretanto, na primeira reunião do G15, uma das regras propostas, foi a proibição de empréstimos de jogadores a clubes do mesmo escalão. Esta medida, caso seja posta em prática, acaba por ser uma faca de dois gumes, tanto para os clubes envolventes, como para o jogador em questão.

Porque numa certa fase da sua evolução, os jogadores dos três grandes já não se sentem motivados nem estimulados a jogarem na equipa B e como tal, o empréstimo a um clube da Primeira Liga seria o passo seguinte nas suas carreiras. De maneira que a existência desta regra poderia ser um obstáculo no crescimentos dos jovens atletas, forçando-os a procurar outras paragens.

Rafael Leão é um dos jogadores mais promissores da cantera de Alcochete Fonte: Football Talent Scout
Rafael Leão é um dos jogadores mais promissores da cantera de Alcochete
Fonte: Football Talent Scout

Em contrapartida, a proibição de emprestar jogadores a clubes do mesmo escalão, também poderia incentivar os três grandes a apostarem mais nos seus jovens atletas em vez de irem gastar dinheiro em jogadores vindos de fora, levando assim a que estes clubes poupassem dinheiro.

E depois neste aspecto, os clubes nacionais até têm uma vantagem em relação aos clubes de topo: é que os clubes de topo também têm infraestruturas de topo e como tal, também jovens jogadores de grande potencial. Mas depois, são raros os casos em que os conseguem aproveitar. Só mesmo em circunstâncias muito especiais é que um clube de topo aposta num jogador da sua cantera no onze.

Mas, com a matéria-prima que possuem nas camadas jovens, com infraestruturas de topo para o seu crescimento e desenvolvimento, os três grandes possuem condições para produzirem alguns dos melhores jogadores de cada geração todos os anos. Caso os três grandes permaneçam na vanguarda do futebol de formação, nunca irão perder o mercado.

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Piccini termina a carreira de futebolista: «O teu joelho direito far-te-á conhecer o inferno»

Cristiano Piccini confirmou em comunicado que a sua carreira chegou ao fim. O lateral encontra-se com 32 anos e sofreu várias lesões.

Espanha aplica goleada a Turquia e Alemanha volta a não encantar: eis os resultados deste domingo da qualificação para o Mundial 2026

A Espanha bateu a Turquia por seis bolas a zero durante este domingo. A Alemanha também venceu a Irlanda do Norte, mas por 3-1.

Benfica: Bruno Lage vai ser obrigado a mexer e há 2 candidatos ao lugar

O Benfica não vai poder contar com Amar Dedic na próxima jornada da Primeira Liga, já que o bósnio foi expulso frente ao Alverca.

Francesco Farioli tem muito para pensar: as 3 alternativas do FC Porto para a lateral direita depois da lesão de Alberto Costa

O FC Porto anunciou recentemente a lesão de Alberto Costa, que deve falhar a partida frente ao Nacional da Madeira.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já tem sucessor para Morten Hjulmand no posto de capitão

O Sporting pode ver Morten Hjulmand deixar o emblema de Alvalade no próximo verão e Francisco Trincão é visto como o sucessor no posto de capitão.

Gonçalo Nunes e segredo do Torreense: «Há uma estabilidade grande e um projeto de continuidade»

Gonçalo Nunes analisou o desfecho do Benfica x Torreense. Supertaça Feminina jogou-se no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Ivan Baptista: «É a beleza do futebol esta imprevisibilidade e capacidade de equipas que não são favoritas conquistarem troféus»

Ivan Baptista analisou o desfecho do Benfica x Torreense. Supertaça Feminina jogou-se no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.