Como nunca perder o mercado?

Mas actualmente, os três grandes (e não só) têm investido muito nas camadas jovens e esse investimento já tem vindo a colher os seus frutos. As boas prestações de jogadores da cantera nas equipas B, na Youth League, e também nas selecções jovens levaram a que as camadas jovens dos três grandes ganhassem visibilidade e que houvesses jogadores a ganharem pretendentes ainda em tenra idade.

No entanto, existe uma coisa da qual se tem falado e que pode fazer a diferença neste processo de formação dos jogadores da cantera. Nalguns casos de jogadores, estes seguem a sua evolução passo a passo e a uma certa altura, é natural que estes sejam emprestados a um clube da Primeira Liga para continuarem a crescer e começarem a ganhar experiência na elite do futebol português.

Entretanto, na primeira reunião do G15, uma das regras propostas, foi a proibição de empréstimos de jogadores a clubes do mesmo escalão. Esta medida, caso seja posta em prática, acaba por ser uma faca de dois gumes, tanto para os clubes envolventes, como para o jogador em questão.

Porque numa certa fase da sua evolução, os jogadores dos três grandes já não se sentem motivados nem estimulados a jogarem na equipa B e como tal, o empréstimo a um clube da Primeira Liga seria o passo seguinte nas suas carreiras. De maneira que a existência desta regra poderia ser um obstáculo no crescimentos dos jovens atletas, forçando-os a procurar outras paragens.

Rafael Leão é um dos jogadores mais promissores da cantera de Alcochete Fonte: Football Talent Scout
Rafael Leão é um dos jogadores mais promissores da cantera de Alcochete
Fonte: Football Talent Scout

Em contrapartida, a proibição de emprestar jogadores a clubes do mesmo escalão, também poderia incentivar os três grandes a apostarem mais nos seus jovens atletas em vez de irem gastar dinheiro em jogadores vindos de fora, levando assim a que estes clubes poupassem dinheiro.

E depois neste aspecto, os clubes nacionais até têm uma vantagem em relação aos clubes de topo: é que os clubes de topo também têm infraestruturas de topo e como tal, também jovens jogadores de grande potencial. Mas depois, são raros os casos em que os conseguem aproveitar. Só mesmo em circunstâncias muito especiais é que um clube de topo aposta num jogador da sua cantera no onze.

Mas, com a matéria-prima que possuem nas camadas jovens, com infraestruturas de topo para o seu crescimento e desenvolvimento, os três grandes possuem condições para produzirem alguns dos melhores jogadores de cada geração todos os anos. Caso os três grandes permaneçam na vanguarda do futebol de formação, nunca irão perder o mercado.

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona pensa em lateral direito com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros

O Barcelona está muito interessado em contratar Marc Pubill, lateral direito que se tem destacado ao serviço do Almería.

FC Porto com ausência de peso no primeiro dia de Francesco Farioli

Francesco Farioli começou a trabalho no projeto FC Porto durante este domingo. Andoni Zubizarreta não apareceu nas instalações dos dragões.

Viktor Gyokeres cortou no seu salário para Arsenal aumentar a proposta para o contratar ao Sporting

Viktor Gyokeres decidiu baixar o ordenado com que se tinha comprometido com o Sporting, de maneira a que o Arsenal aumentasse a proposta apresentada.

Benfica admite estratégia para contratar João Félix

João Félix pode regressar ao Benfica no mercado de transferências de verão. O jogador tem contrato com o Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajustes precisam-se… | Portugal x Itália

A derrota pesada frente a Espanha abriu a competição da pior maneira para as navegadoras e, particularmente, para Francisco Neto

Atalanta contrata promessa de 17 anos para a defesa

Honest Ahanor saiu do Génova e assinou até 2028 com a Atalanta.

Eis a cláusula de rescisão de Giorgi Kochorashvili: só 2 jogadores do Sporting têm uma maior

Giorgi Kochorashvili foi recentemente apresentado como reforço do Sporting. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.