Dar um passo atrás para… deitar tudo a perder

- Advertisement -

Caminhamos a passo largo para o final da época desportiva 2017/2018 e a principal novidade para o quadro competitivo da próxima época é, sem dúvida, a criação da liga sub-23 que pretende vir a substituir as atuais equipas B que atuam na Segunda Liga.

Esta medida na minha opinião é um claro passo no sentido errado e sinto-me bastante surpreendido com a grande adesão que a mesma tem tido dentro do futebol português. Será que os dirigentes portugueses já se esqueceram de como tudo era antes da adição das equipas B à Segunda Liga? Não havia a esperança de ter uma grande renovação de talentos na nossa seleção nacional. A nossa equipa sub-21, o último patamar antes da equipa A, era muito fraca e falhava constantemente a qualificação para o Europeu Sub-21.

Desde a implementação das equipas B na Segunda Liga a nossa seleção nacional já foi campeã europeia e a nossa seleção nacional sub-21 qualificou-se para dois campeonatos da Europa, sendo que num deles foi finalista. Toda gente parecia reconhecer a importância que a implantação das equipas B teve nesta mudança positiva no paradigma do futebol português. Talentos como Bernardo Silva, Renato Sanches, João Mário, Gelson Martins, André Silva e Nélson Semedo nunca teriam aparecido ou ganho a competitividade que ganharam sem as equipas B. A verdade é esta, a Segunda Liga é uma excelente realidade competitiva para os jovens portugueses crescerem como jogadores e ao mesmo tempo adquirirem novas capacidades competitivas ao nível sénior profissional.

Bernardo Silva e André Gomes são dois dos grandes talentos oriundos das equipas B Fonte: SL Benfica

E é exatamente neste ponto que para mim está a grande mudança, que o novo campeonato de sub-23 não será capaz de implementar: a competitividade.

Se num plano etário as coisas se mantêm praticamente iguais, as equipas B, de um modo geral, só usam jogadores jovens, e com raras exceções, o plano competitivo será drasticamente diferente. Os nossos jovens jogadores deixaram de jogar numa liga taticamente dura e cheia de jogadores experientes para passarem a jogarem numa liga com apenas jogadores de idades similares e onde o espaço de crescimento será muito menor. Outro ponto preocupante que eu gostaria de apontar nesta discussão é o facto de estarmos a “copiar” um sistema que é usado em Itália e em Inglaterra. Sim, a Itália e a Inglaterra, que têm tido problemas com a renovação geracional da sua seleção principal, são modelos a seguir pela nossa Federação? Onde está o sentido disto? Vamos mudar para pior porquê? Apenas pelo aspeto financeiro?

O fosso competitivo entre a Segunda Liga e a nova Liga sub-23 é por demais evidente e por esta altura já deveria ter sido alvo de discussão por parte da FPF junto dos clubes, mas o mal já está feito. A FPF e a Liga deixaram esta competição crescer e hoje já temos vários clubes comprometidos. Quem sofre é o futebol português e a nossa seleção nacional.

Não tenho dúvidas que estamos a dar um passo atrás para não dar mais nenhum à frente e os efeitos desta decisão irão começar a fazer-se sentir dentro de alguns anos, quando já não tivermos a mesma capacidade de renovação geracional nos sub-21 e na equipa A. Resta-me desejar que pelo menos o Benfica continue com a sua equipa B, e que a FPF e a Liga permitam que o clube encarnado mantenha a sua equipa secundária na Segunda Liga, se assim o entender.

Seria para mim bem mais importante falar-se numa atualização dos moldes em que as equipas B operam na Segunda Liga do que propriamente passarmos de imediato para a sua extinção.

Há coisas inexplicáveis no futebol português, e esta para mim é uma delas. Nunca irei perceber sequer a necessidade de se ter feito uma discussão à volta das equipas B, quando esta era apontada por todos como uma grande medida. Uma pena.

Foto de capa: SC Braga

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ainda o despedimento de Ruben Amorim: Ingleses revelam comentário que não terá agradado ao português

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United na passada segunda-feira. Imprensa inglesa faz revelação a envolver bastidores.

Ruben Amorim está de volta a Portugal: eis as imagens

Ruben Amorim está de volta a Portugal. Técnico de 40 anos foi despedido do Manchester United na segunda-feira passada.

Vitor Carvalho comenta Vitória SC x Braga: «Podíamos ter aproveitado um pouco melhor as oportunidades que tivemos, mas já passou»

O Braga está a vencer o Vitória SC por 1-0 na final da Taça da Liga. Vítor Carvalho aborda questão da finalização.

Nélson Oliveira e o Vitória SC x Braga: «Queremos dar uma resposta diferente na segunda parte»

O Vitória SC está a perder com o Braga por 1-0 na final da Taça da Liga. Nélson Oliveira quer dar uma reposta diferente na segunda parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Mario Dorgeles coloca Braga em vantagem na final da Taça da Liga com golo de livre direto

Vitória SC e Braga defrontam-se na final da Taça da Liga. Mario Dorgeles colocou os bracarenses em vantagem ao minuto 17'.

Benfica intensifica esforços por renovação de Daniel Banjaqui e há tubarão europeu atento: eis o ponto de situação

O Benfica quer muito renovar contrato de Daniel Banjaqui e intensifica esforços. Barcelona está de olho no jovem lateral.

Tottenham de João Palhinha eliminado da Taça de Inglaterra: eis mais resultados do dia

O Tottenham de João Palhinha foi eliminado pelo Aston Villa na Taça de Inglaterra. Fica com os resultados do dia da prova até ao momento.