📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dar voz aos protagonistas

- Advertisement -

Desde sempre que a imprensa e o desporto andaram interligados. Os adeptos mais antigos ainda devem ter na mente a forma saudável como todos os jogadores e a imprensa se relacionavam. Entrevistas abertas onde a comunhão entre dois jogadores adversários era a normalidade e não a exceção.

Infelizmente as coisas mudam e ao longos dos últimos anos, os jogadores, juntamente com os seus clubes, começaram a fechar-se numa “bolha”, onde raramente se tinha acesso. O mundo das redes sociais ajudou a promover uma maior proximidade entre adeptos e jogadores, contudo ainda era muito pouco para os amantes de futebol.

Por isso é de louvar o facto desta temporada termos dado muitas vezes vozes aos protagonistas, voz a quem mais gosta e sabe de futebol, os jogadores. A entrevista aberta de Bruno Fernandes a um canal televisivo, a conversa de Renan Ribeiro e Licá, e também a ida de André Almeida a um outro programa desportivo, são exemplos que devem ser a norma, e não a exceção.

É de salutar ouvir, como ouvimos na primeira pessoa, a visão de um dos melhores jogadores da nossa Liga
Fonte: UEFA

Exemplos que espero que sejam cada vez mais recorrentes, e que demonstrem que a rivalidade é apenas dentro de campo, e que o desporto deve ser vivido dentro e fora das quatro linhas de forma saudável e respeitosa. É também com muito agrado que observo estas pequenas mudanças num país onde nos programas de debate televisivo passam mais tempo a discutir arbitragens, do que lances do jogo.

É uma mentalidade que se abre aos poucos, e onde os clubes também têm um papel muito importante já que são eles que podem “educar” os seus adeptos de forma diferente. Porém também se deve salutar os clubes que ao longo do campeonato deixaram os seus jogadores falar abertamente com a imprensa sem restrições, clubes que não tiveram medo de deixar falar quem de direito. Já que é mais fácil perceber um lance ou um comportamento, se esse nos for explicado pelo protagonista.

Recordo ainda que este tipo de acontecimentos é algo recorrente em vários países europeus como a Inglaterra, a Espanha ou a Alemanha. Países onde apesar da rivalidade há um mutuo respeito entre os diversos clubes.

 

Foto de Capa: GD Chaves

 

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

Benfica segura Prestianni: eis o ponto de situação após interesse do River Plate

O Benfica segura Gianluca Prestianni. River Plate mostrou interesse no avançado argentino, mas águias fecharam a porta.

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa quer atingir os 500 mil sócios: «Reforçar a afirmação do Benfica como maior clube do mundo»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.

Al Ittihad de Sérgio Conceição pode contratar internacional português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição vê com bons olhos Nuno Tavares. Lateral esquerdo joga atualmente na Lazio.

Hugo Oliveira após derrota no Dragão: «Vou ser honesto convosco, sinto orgulho»

O Famalicão perdeu com o FC Porto por 4-1 e foi eliminado da Taça de Portugal. Declarações de Hugo Oliveira em conferência de imprensa.