A oito pontos do líder SL Benfica, o Sporting CP teria poucas hipóteses de chegar ao primeiro lugar, mas o FC Porto estava à espreita de uma eventual escorregadela dos encarnados que o aproximasse do topo da classificação. Victor Lindelof, de livre, repôs a igualdade que Adrien Silva havia desfeito de grande penalidade. No entanto, o FC Porto não aproveitou esta falha no percurso encarnado e não foi além de um nulo a zero, em casa, frente ao CD Feirense. A vantagem encarnada alargaria de três para seis pontos, permitindo, assim, a conquista do inédito tetracampeonato.
Já na época que terminou, 2017/18, pudemos ver dois grandes jogos nas últimas jornadas; um clássico e um derby, com a particularidade de os dois jogos terem influenciado a classificação dos seus intervenientes. O primeiro, o clássico da 30.ª jornada, ditou a receção do então líder SL Benfica ao FC Porto (mais um ponto). Aos encarnados só a derrota não servia, já aos dragões apenas a vitória interessava. Foi já perto do final que um potente remate de Héctor Herrera colocou o FC Porto na frente da partida e do campeonato, que mais tarde conquistaria com sete pontos de vantagem sobre os encarnados.
Três jornadas depois, na 33.ª, era a vez do Sporting CP receber o SL Benfica. Empatados em termos pontuais (77) e com o SC Braga a apenas três pontos (74), qualquer desfecho deste derby viria baralhar o posicionamento. A vitória do Sporting CP garantir-lhe-ia o acesso à 3.ª pré-eliminatória da Champions League e o segundo lugar, ainda que o empate não eliminasse qualquer dessas esperanças. Do lado dos encarnados, embora o empate não fosse mau de todo, a vitória seria o mais desejável, uma vez que em igualdade, estariam sempre em desvantagem face aos leões. O jogo terminou mesmo empatado a zero e adiou para a última jornada a decisão do segundo lugar e consequente entrada na pré-eliminatória europeia. Destaque ainda para o facto deste empate ter garantido aos dragões a conquista do título.

Fonte: SL Benfica
Se é facto que a História não joga nem decide, também é certo que ela existe porque foi construída precisamente pelos acontecimentos ao longo dos anos. Neste caso, quando as últimas jornadas nos reservam embates entrem crónicos candidatos ao título, adivinham-se, ou pelo menos são de esperar, cambalhotas na tabela classificativa.
Na época 2018/19, que agora aguardamos e já vai sendo preparada, teremos um FC Porto vs Sporting CP na última jornada, a 34.ª. Se é verdade que por esta altura já tudo poderá estar decidido, também é possível que para esta partida estejam algumas decisões a ser decididas em campo, como os acessos europeus ou até mesmo o título de campeão nacional.
Foto de Capa: FC Porto
Artigo revisto por: Rita Asseiceiro