📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Decisão Clássica

- Advertisement -

A oito pontos do líder SL Benfica, o Sporting CP teria poucas hipóteses de chegar ao primeiro lugar, mas o FC Porto estava à espreita de uma eventual escorregadela dos encarnados que o aproximasse do topo da classificação. Victor Lindelof, de livre, repôs a igualdade que Adrien Silva havia desfeito de grande penalidade. No entanto, o FC Porto não aproveitou esta falha no percurso encarnado e não foi além de um nulo a zero, em casa, frente ao CD Feirense. A vantagem encarnada alargaria de três para seis pontos, permitindo, assim, a conquista do inédito tetracampeonato.

Já na época que terminou, 2017/18, pudemos ver dois grandes jogos nas últimas jornadas; um clássico e um derby, com a particularidade de os dois jogos terem influenciado a classificação dos seus intervenientes. O primeiro, o clássico da 30.ª jornada, ditou a receção do então líder SL Benfica ao FC Porto (mais um ponto). Aos encarnados só a derrota não servia, já aos dragões apenas a vitória interessava. Foi já perto do final que um potente remate de Héctor Herrera colocou o FC Porto na frente da partida e do campeonato, que mais tarde conquistaria com sete pontos de vantagem sobre os encarnados.

Três jornadas depois, na 33.ª, era a vez do Sporting CP receber o SL Benfica. Empatados em termos pontuais (77) e com o SC Braga a apenas três pontos (74), qualquer desfecho deste derby viria baralhar o posicionamento. A vitória do Sporting CP garantir-lhe-ia o acesso à 3.ª pré-eliminatória da Champions League e o segundo lugar, ainda que o empate não eliminasse qualquer dessas esperanças. Do lado dos encarnados, embora o empate não fosse mau de todo, a vitória seria o mais desejável, uma vez que em igualdade, estariam sempre em desvantagem face aos leões. O jogo terminou mesmo empatado a zero e adiou para a última jornada a decisão do segundo lugar e consequente entrada na pré-eliminatória europeia. Destaque ainda para o facto deste empate ter garantido aos dragões a conquista do título.

Raúl Jimenéz e Cristiano Piccini em ação no Sporting CP vs SL Benfica de 2017/18
Fonte: SL Benfica

Se é facto que a História não joga nem decide, também é certo que ela existe porque foi construída precisamente pelos acontecimentos ao longo dos anos. Neste caso, quando as últimas jornadas nos reservam embates entrem crónicos candidatos ao título, adivinham-se, ou pelo menos são de esperar, cambalhotas na tabela classificativa.

Na época 2018/19, que agora aguardamos e já vai sendo preparada, teremos um FC Porto vs Sporting CP na última jornada, a 34.ª. Se é verdade que por esta altura já tudo poderá estar decidido, também é possível que para esta partida estejam algumas decisões a ser decididas em campo, como os acessos europeus ou até mesmo o título de campeão nacional.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.