Divórcio entre CF ‘Os Belenenses’ e SAD e respetiva divisão de bens

De facto, o sucedido ontem no sorteio do calendário da Primeira Liga 2018/2019 é uma boa analogia ao futebol português neste momento. À semelhança do papel que foi mostrado ao contrário durante o sorteio, o nosso campeonato e as equipas que nele competem parecem estar, também elas, de pernas para o ar.

Os clubes não se entendem com as SADs, os interesses financeiros sobrepõem-se aos desportivos. E, mais uma vez, quem perde é a modalidade e os adeptos que tanto a amam.

No passado dia 29 de Julho, o Clube de Futebol “os Belenenses” e a sua respectiva SAD cessaram relações em definitivo. Estas já não eram propriamente as melhores há cerca de três anos, mas em Novembro do ano passado a situação agravou-se. Neste momento, já não existe reconciliação possível e o Belenenses e a SAD são, agora, realidades completamente opostas.

A SAD alega que o clube não estava a levar a melhor conduta no que diz respeito aos terrenos do Restelo. Em questão esteve a ocultação de uma penhora da Oitante que poderia vir a comprometer resultados da equipa e até uma eventual despromoção. O clube queria que as instalações fossem partilhadas por uma associação recreativa, ficando a equipa condicionada na rotina dos seus treinos e, pior ainda: teria de pagar mais de meio milhão de euros por época para o fazer.

A equipa do Belém vai jogar e treinar no estádio nacional durante toda a época de 2018/2019
Fonte: FPF

Posto isto, a decisão final foi o corte total de relações. SAD e clube de costas voltadas, mesmo de se chegar ao ponto de Patrick Morais de Carvalho não admitir que a equipa comandada pela SAD utilize o nome e o símbolo que representavam – o do CF ‘Os Belenenses’.

A minha pergunta é: e agora quem é que é suposto os sócios e adeptos apoiarem? A equipa que foi despejada do seu próprio estádio e se vai ver obrigada a treinar e a jogar no estádio nacional como se fosse a sua casa? Ou a equipa que, conforme já foi anunciado, vai jogar nas distritais num projecto que visa um recomeço impulsionado pelo clube? Claro que será aquela a quem o coração manda, mas decerto que não será uma escolha fácil.

Confesso que tudo isto me faz muita confusão. Talvez pelo facto de ser ainda uma adepta iludida que tem esperança de que a magia do futebol perdura acima de qualquer coisa. Infelizmente, já não o é. Cabe-nos a nós moldar-nos a esta dura realidade ou fazer de tudo para quebrá-la? Fica a questão.

Foto de Capa: Clube de Futebol ‘Os Belenenses’

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

Rico Lewis renova contrato com o Manchester City e contraria Pep Guardiola: «Gosto de jogar no meio-campo e de estar envolvido no jogo com...

Rico Lewis renovou contrato com o Manchester City até 2030. Internacional jovem inglês tem sido uma das apostas de Pep Guardiola como lateral.

Pep Guardiola confirma 3 ausências para o Manchester City x Manchester United

Pep Guardiola projetou o encontro do Manchester City diante do Manchester United de Ruben Amorim, relativo à 4.ª jornada da Premier League.

João Mário deixa Besiktas e é reforço do AEK por empréstimo

João Mário já foi apresentado como novo jogador do AEK. Médio internacional português deixa o Besiktas na condição de emprestado e ruma à Grécia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva oficializado no Besiktas por empréstimo do Nottingham Forest

Jota Silva é reforço do Besiktas. O avançado português deixou o Nottingham Forest e assinou com o clube turco por empréstimo de uma temporada.

Chegou a ser alvo do Sporting e vai renovar com o Anderlecht até 2029

Nilson Angulo acordou a renovação com o Anderlecht até 2029. O avançado equatoriano chegou a ser associado ao Sporting.

Ruben Amorim explica relação com Hugo Viana: «Jantamos juntos muitas vezes e não falamos de futebol»

A poucos dias do dérbi de Manchester, Ruben Amorim abordou a relação com Hugo Viana e explicou o que fez durante a paragem das seleções.