📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Do berço da nação até à Europa?

- Advertisement -

O Vitória Sport Clube já nos habituou a ser sempre uma das equipas mais fortes e temíveis fora do conjunto dos denominados “três grandes”. Os vimaranenses pela sua história e por toda a paixão que envolve os seus aficionados são um clube que tem legitimas aspirações de se proclamar como o “quarto grande”.

As coisas, no entanto, não correm sempre bem para os lados de Guimarães. O Vitória SC tem sido um clube marcado por períodos de grande instabilidade neste século. Ora faz grandes épocas, ora tem uma época mais desapontante. Este tem sido o grande obstáculo ao crescimento efetivo do clube que teima em não se afirmar como um clube europeu.

A época passada foi uma dessas épocas, que foram um claro retrocesso, por comparação com a época anterior. O treinador até foi o mesmo, Pedro Martins, mas parece-me que o planeamento do plantel não foi o melhor. Depois de um grande quarto lugar, à frente do seu grande rival, SC Braga, e de ser finalista da Taça de Portugal, esperava-se, no mínimo, que o Vitória SC conseguisse estabilizar-se na luta pela Europa. A verdade é que as coisas não correram nada bem e o treinador Pedro Martins acabaria por sair a meio da época, depois de perder 5-0 contra o SC Braga em casa. Para o seu lugar veio José Peseiro que não conseguiu inverter muito as coisas. Feitas as contas, o Vitória SC acabaria a temporada 2017/2018 em nono lugar. Os tais altos e baixos constantes que eu já referi.

Depois de Pedro Martins e Peseiro, Luís Castro é o homem do leme em Guimarães nesta nova temporada
Fonte: Vitória SC

Ora, o facto de mesmo após o treinador Pedro Martins ter sido dispensado as coisas não terem melhorado muito aponta, claramente, para erros estruturais no início da temporada. E nesse aspeto o presidente dos vimaranenses, Júlio Mendes, não pode ser isento de culpas. Acho que existe um certo “comodismo” que leva o Vitória ora a fazer uma aposta forte e a retirar frutos, ora a desinvestir e a ter uma época mais negativa. Em Guimarães, certamente, olha-se para os vizinhos de Braga e sonha-se que o Vitória um dia consiga atingir o patamar da estabilidade que o SC Braga conseguiu atingir. Com boas exibições europeias aliadas a qualificações constantes para a Europa.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.