Do berço da nação até à Europa?

- Advertisement -

O Vitória Sport Clube já nos habituou a ser sempre uma das equipas mais fortes e temíveis fora do conjunto dos denominados “três grandes”. Os vimaranenses pela sua história e por toda a paixão que envolve os seus aficionados são um clube que tem legitimas aspirações de se proclamar como o “quarto grande”.

As coisas, no entanto, não correm sempre bem para os lados de Guimarães. O Vitória SC tem sido um clube marcado por períodos de grande instabilidade neste século. Ora faz grandes épocas, ora tem uma época mais desapontante. Este tem sido o grande obstáculo ao crescimento efetivo do clube que teima em não se afirmar como um clube europeu.

A época passada foi uma dessas épocas, que foram um claro retrocesso, por comparação com a época anterior. O treinador até foi o mesmo, Pedro Martins, mas parece-me que o planeamento do plantel não foi o melhor. Depois de um grande quarto lugar, à frente do seu grande rival, SC Braga, e de ser finalista da Taça de Portugal, esperava-se, no mínimo, que o Vitória SC conseguisse estabilizar-se na luta pela Europa. A verdade é que as coisas não correram nada bem e o treinador Pedro Martins acabaria por sair a meio da época, depois de perder 5-0 contra o SC Braga em casa. Para o seu lugar veio José Peseiro que não conseguiu inverter muito as coisas. Feitas as contas, o Vitória SC acabaria a temporada 2017/2018 em nono lugar. Os tais altos e baixos constantes que eu já referi.

Depois de Pedro Martins e Peseiro, Luís Castro é o homem do leme em Guimarães nesta nova temporada
Fonte: Vitória SC

Ora, o facto de mesmo após o treinador Pedro Martins ter sido dispensado as coisas não terem melhorado muito aponta, claramente, para erros estruturais no início da temporada. E nesse aspeto o presidente dos vimaranenses, Júlio Mendes, não pode ser isento de culpas. Acho que existe um certo “comodismo” que leva o Vitória ora a fazer uma aposta forte e a retirar frutos, ora a desinvestir e a ter uma época mais negativa. Em Guimarães, certamente, olha-se para os vizinhos de Braga e sonha-se que o Vitória um dia consiga atingir o patamar da estabilidade que o SC Braga conseguiu atingir. Com boas exibições europeias aliadas a qualificações constantes para a Europa.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto chega à vantagem frente ao Santa Clara com auto-golo de Sidney Lima

O FC Porto recebe o Santa Clara na 34.ª jornada da Primeira Liga. Sidney Lima introduziu a bola na própria baliza ao minuto 69'.

Mateus Fernandes desperta cobiça de gigantes europeus: eis os clubes interessados

Mateus Fernandes está a despertar a cobiça de alguns gigantes do futebol europeu. Liverpool e Atlético de Madrid atentos à situação do jogador.

Flamengo admite erro na gestão de jogador ex-Chaves após saída para o México

O Flamengo admitiu ter cometido um erro na gestão da passagem de Juninho Vieira pelo clube, depois do avançado se destacar pelo Pumas.

Alanyaspor de João Pereira derrotado na visita ao Karagumruk com bis de Sam Larsson

O Alanyaspor ainda esteve na frente do marcador, mas acabou por perder por 2-1 em casa do Karagumruk, num encontro da 33.ª jornada da Liga Turca.

PUB

Mais Artigos Populares

Aposta no Futebol Feminino: Já são conhecidas as Conclusões do segundo Conselho de Presidentes

Este sábado, os Presidentes de todos os sócios ordinários da FPF reuniram na Cidade do Futebol. Estas foram as conclusões do segundo encontro.

Daniel Chaves e Angeline da Costa lançam Benfica x FC Porto: «Queremos competir como sempre fizemos»

Daniel Chaves e Angeline da Costa fizeram a antevisão ao Benfica x FC Porto. Final da Taça de Portugal Feminina é já este domingo.

Alvo do Sporting, Issa Doumbia confessa: «O que as pessoas pensam ou dizem de mim não me interessa»

Issa Doumbia, alvo de Sporting e Benfica, deu uma entrevista ao TUTTOmercatoWEB, onde fez o balanço da sua época.