Dyego Sousa está a matar este Braga

- Advertisement -

O avançado brasileiro dos Guerreiros do Minho, Dyego Sousa, tem sido uma das figuras da época no futebol português. Com 19 golos no total da época e 14 no Campeonato, é o homem golo dos arsenalistas e tem sido apontado com uma peça fulcral da boa campanha do SC Braga nesta temporada desportiva.

Também por isso, sente-se no clube algum orgulho no desenvolvimento do atleta e em ter um jogador a lutar pelo título de melhor marcador da Liga. Assim, foi recusada a sua venda no mercado de inverno, apesar de haver vários interessados e disponíveis para pagar um preço justo e muito benéfico para os minhotos.

No entanto, nem tudo são rosas. Esta maior preponderância de Dyego Sousa fez a equipa mudar o seu estilo de jogo, que é hoje mais direto e vocacionado em colocar a bola na área para o avançado marcar, quando comparado com o da época transata, muito mais envolvente de toda a equipa e atrativo de ver. 

É claro que estas alterações não são exclusivamente por culpa do avançado brasileiro, já que foi preciso também reconstruir o miolo do terreno perante as saídas de André Horta, Danilo e Vukcevic. Ainda assim, a forma como tal foi feito também denota essa alteração tática, com o exemplo mais gritante a ser a preferência por Claudemir face a um Palhinha claramente superior no nível técnico, mas menos focado na baliza. No Braga de 2017/2018, Palhinha encaixaria na perfeição, mas no deste ano tem sido mero substituto de ocasião.

Palhinha tem sido preterido demasiadas vezes 
Fonte: SC Braga

Caso semelhante acontece com João Novais, um jogador que claramente merece mais tempo de jogo, mas que só o tem encontrado para jogar na ala, em lugar de um apagado Ricardo Horta, de forma a dar maior verticalidade ao jogo bracarense. 

De qualquer modo, o centro destas mudanças é a frente de ataque. O objetivo de uma equipa de futebol é marcar golos e, por isso, não raras vezes é construída de forma a servir da melhor maneira os avançados escolhidos. Ora, se no ano passado, o Braga entusiasmava com Hassan ou Paulinho, que criavam oportunidades e espaços para a equipa, comandando o conjunto que melhor futebol praticava em solo nacional, este ano só entusiasma mesmo o número de golos de Dyego, mas a custo de toda a restante equipa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Franclim Carvalho e o empate na estreia no comando do Botafogo: «Não estamos satisfeitos»

O Botafogo empatou na estreia de Franclim Carvalho como treinador. O português assumiu que não ficou satisfeito.

Ibrahima Ba apontado ao Sporting: quem é o central da moda do futebol português?

Ibrahima Ba foi associado ao Sporting recentemente. O defesa é um dos destaques da equipa principal do Famalicão.

Andreia Jacinto e a qualificação para o Mundial: «Portugal é obrigado a ganhar todos os jogos»

Andreia Jacinto falou sobre os próximos jogos da Seleção Nacional e defendeu que Portugal tem de fazer o pleno de vitórias na qualificação para o Mundial.

Marco Silva perto de renovar com o Fulham

A imprensa inglesa apontou Marco Silva a uma nova renovação de contrato com o Fulham. O português e o clube estarão perto de chegar a acordo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Costa e a passagem do Sporting aos quartos-de-final da Champions League: «É um feito enorme do Sporting e do desporto português»

O Sporting passou pela segunda vez consecutiva aos quartos de final da Champions League. Ricardo Costa mostrou-se satisfeito a seguir ao jogo.

Luciano Gonçalves elogia a chamada de João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus ao Mundial 2026: «É uma grande notícia para o futebol português»

Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, elogiou a chamada de João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus ao Mundial 2026.

Sporting e Benfica atentos: Tromso define o preço de Jens Hjerto-Dahl

Jens Hjerto-Dahl foi apontado ao Sporting e Benfica nos últimos dias. O Tromso estabeleceu o preço do médio de 20 anos nos 13 milhões de euros.