Dyego Sousa está a matar este Braga

Se Hassan saiu para o estrangeiro (e com polémica à mistura), Paulinho continua por cá, mas sem a mesma preponderância. A lesão do início de época foi uma falsa partida, mas não justifica tudo. Aliás, o seu regresso indiciava uma explosão para a turma arsenalista, já que com a equipa a carburar de forma semelhante ao ano anterior, a adição de um avançado fuzilador ao lado de um Paulinho que fosse o centro da equipa podia ser o golpe de misericórdia para os adversários, juntando mais uma arma ao imenso arsenal do Braga.

Só que a opção tomada foi a contrária, a de colocar Dyego como homem-alvo e Paulinho como somente mais ajudante para colocar a bola no brasileiro. Apesar do bom rendimento do português nesse papel, há um imenso custo de oportunidade a pagar, já que a sua qualidade não é mesma que poderia apresentar noutro esquema.

O outro caso paradigmático é o de Ricardo Horta. De um dos melhores extremos portugueses, a constar até na lista de maiores goleadores, passou a jogador banal que nem sequer consegue garantir a titularidade. 

Dois fatores contribuem para isto. O primeiro é a mudança de lateral-esquerdo. O entendimento de Horta com Jefferson era muito bom e, acima de tudo, os dois complementavam-se. Já o mesmo não acontece com Sequeira, que, além de mais previsível, não tem tanta qualidade quanto o seu antecessor.

O segundo é mesmo a mudança tática. Horta era um jogador com grande liberdade e que aparecia imensas vezes em situações de finalização, assumindo-se como fulcral no desenho coletivo. No entanto, este novo figurino vê-o mais preso à ala, mas não é a fazer cruzamentos que Ricardo Horta se destaca e, sem surpresas, o seu rendimento tem caído.

Este ano há menos motivos para Horta celebrar
Fonte: SC Braga

Ricardo Esgaio também tem sentido os efeitos destas alterações e é outro que não consegue apresentar níveis exibicionais semelhantes aos que nos habituou na temporada passada, quando era uma verdadeira locomotiva na ala direita arsenalista, onde aproveitava o espaço que lhe era dado para criar jogadas de grande beleza. Ainda assim, não acusou tanto a mudança, beneficiando da sua disponibilidade física e polivalência para colmatar a menor adaptação a este novo sistema.  

Ora, tudo isto é perdoado quando Dyego Sousa marca e decide jogos. O problema é que o jogador perfeito só existe em sonhos e ninguém consegue manter o mesmo nível exibicional em todos os momentos de uma longa campanha. E esse é o grande problema do Braga, que fica dependente de um só jogador e acusa em demasia quando este está em dia não.

A equipa continua a ter valores individuais muito superiores à média do restante Campeonato e isso ainda vai salvando algumas vezes, mas nem sempre. E a perda da cultura coletiva, em que não importava se era Paulinho, ou Wilson, ou Horta, ou outro qualquer a decidir a partida é uma mancha no legado que Abel Ferreira deixará em Braga.

Foto de Capa: SC Braga

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Eis todos os embates da Champions League

O sorteio da Champions League realizou-se durante a tarde desta quinta-feira e contou com o Sporting e o Benfica.

Eis os adversários do Benfica na Champions League

O Benfica conheceu durante esta quinta-feira os seus adversários na fase de liga da Champions League, num sorteio que também contou com o Sporting.

Eis os adversários do Sporting na fase de liga da Champions League

O Sporting conheceu durante esta quinta-feira os seus adversários na fase de liga da Champions League, num sorteio que também contou com o Benfica.

Georgiy Sudakov no topo da lista: ucraniano vai ser a contratação mais cara do Benfica

Georgiy Sudakov está muito perto de ser reforço do Benfica por 30 milhões de euros, deixando em definitivo o Shakhtar Donetsk.

PUB

Mais Artigos Populares

Recorda as regras do sorteio da fase de liga da Champions League

O sorteio da fase da Champions League vai começar a partir das 17 horas. O evento vai ser realizado no Mónaco. Sporting e Benfica vão marcar presença.

Sporting deu mais um passo na preparação da partida contra o FC Porto

O Sporting já treinou durante esta quinta-feira no Academia de Alcochete, tendo em vista a partida frente ao FC Porto. O jogo será válido pela quarta jornada da Primeira Liga.

Técnico português defende Ruben Amorim: «Continua a ser um dos melhores»

Tozé Marreco deixou uma palavra de força a Ruben Amorim, depois do Manchester United ter perdido contra o Grimsby.