📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Dyego Sousa está a matar este Braga

- Advertisement -

Se Hassan saiu para o estrangeiro (e com polémica à mistura), Paulinho continua por cá, mas sem a mesma preponderância. A lesão do início de época foi uma falsa partida, mas não justifica tudo. Aliás, o seu regresso indiciava uma explosão para a turma arsenalista, já que com a equipa a carburar de forma semelhante ao ano anterior, a adição de um avançado fuzilador ao lado de um Paulinho que fosse o centro da equipa podia ser o golpe de misericórdia para os adversários, juntando mais uma arma ao imenso arsenal do Braga.

Só que a opção tomada foi a contrária, a de colocar Dyego como homem-alvo e Paulinho como somente mais ajudante para colocar a bola no brasileiro. Apesar do bom rendimento do português nesse papel, há um imenso custo de oportunidade a pagar, já que a sua qualidade não é mesma que poderia apresentar noutro esquema.

O outro caso paradigmático é o de Ricardo Horta. De um dos melhores extremos portugueses, a constar até na lista de maiores goleadores, passou a jogador banal que nem sequer consegue garantir a titularidade. 

Dois fatores contribuem para isto. O primeiro é a mudança de lateral-esquerdo. O entendimento de Horta com Jefferson era muito bom e, acima de tudo, os dois complementavam-se. Já o mesmo não acontece com Sequeira, que, além de mais previsível, não tem tanta qualidade quanto o seu antecessor.

O segundo é mesmo a mudança tática. Horta era um jogador com grande liberdade e que aparecia imensas vezes em situações de finalização, assumindo-se como fulcral no desenho coletivo. No entanto, este novo figurino vê-o mais preso à ala, mas não é a fazer cruzamentos que Ricardo Horta se destaca e, sem surpresas, o seu rendimento tem caído.

Este ano há menos motivos para Horta celebrar
Fonte: SC Braga

Ricardo Esgaio também tem sentido os efeitos destas alterações e é outro que não consegue apresentar níveis exibicionais semelhantes aos que nos habituou na temporada passada, quando era uma verdadeira locomotiva na ala direita arsenalista, onde aproveitava o espaço que lhe era dado para criar jogadas de grande beleza. Ainda assim, não acusou tanto a mudança, beneficiando da sua disponibilidade física e polivalência para colmatar a menor adaptação a este novo sistema.  

Ora, tudo isto é perdoado quando Dyego Sousa marca e decide jogos. O problema é que o jogador perfeito só existe em sonhos e ninguém consegue manter o mesmo nível exibicional em todos os momentos de uma longa campanha. E esse é o grande problema do Braga, que fica dependente de um só jogador e acusa em demasia quando este está em dia não.

A equipa continua a ter valores individuais muito superiores à média do restante Campeonato e isso ainda vai salvando algumas vezes, mas nem sempre. E a perda da cultura coletiva, em que não importava se era Paulinho, ou Wilson, ou Horta, ou outro qualquer a decidir a partida é uma mancha no legado que Abel Ferreira deixará em Braga.

Foto de Capa: SC Braga

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Dinis Pinto e a derrota frente ao Benfica: «O jogo ficou marcado por alguns erros individuais, mas acima de tudo a equipa até teve...

Dinis Pinto analisou o resultado final do Moreirense x Benfica. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Moreirense x Benfica

O Moreirense recebeu o Benfica no jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os principais destaques do encontro.

Vangelis Pavlidis aponta hat-trick e Benfica aplica goleada sobre o Moreirense

O Benfica derrotou o Moreirense no Estádio Joaquim de Almeida Freitas por 4-0. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Belenenses x Académica para a Liga 3

O Belenenses empatou 1-1 com a Académica na jornada 13 da Série B na Liga 3. Ficam com os principais destaques da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga 3: Belenenses e Académica empatam no Restelo

O Belenenses empatou 1-1 com a Académica na jornada 13 da Série B na Liga 3. Ambos os golos surgiram na primeira parte.

Novela continua: Rafa Silva não recusou integrar lista de convocados do Besiktas

Sergen Yalçin, treinador do Besiktas, disse que Rafa Silva «não queria estar nos convocados». Declarações foram contrariadas.

Vangelis Pavlidis bisa em Moreira de Cónegos e Benfica já vence por 2-0

O Benfica defronta o Moreirense na jornada 14 da Primeira Liga. Vangelis Pavlidis e dilatou a vantagem dos encarnados.