📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E se o pódio tivesse quatro lugares?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalÉ natural a existência de “grandes” nos campeonatos nacionais de Futebol. Ainda que, por vezes, de uma forma não tão acentuada, (quase) todas as ligas têm um leque de clubes que ganham mais do que os outros, geralmente, tendo também mais adeptos e um orçamento superior.

Em Portugal, a diferença dos “três grandes” para as restantes equipas da Primeira Liga é por demais evidente a todos os níveis. Com orçamentos incomparavelmente maiores, adeptos espalhados por todo o país e uma diferença avassaladora no número de conquistas alcançadas, Porto, Sporting e Benfica carregam este rótulo.

Ainda que este fosso entre os maiores clubes nacionais e os restantes seja evidente, a discussão em torno de quem merece ser reconhecido como a quarta potência do futebol português surge, invariavelmente, entre os adeptos.

Em Guimarães há uma Super Taça. Em Braga uma Taça intertoto (além de taças de Portugal para ambos) Fontes:  http://maisguimaraes.pt e http://museuvirtualdofutebol.blogspot.pt
Em Guimarães há uma Supertaça. Em Braga uma Taça intertoto (além de Taças de Portugal para ambos)
Fontes: Maisguimaraes.pt e Museuvirtualdofutebol.blogspot.pt

A resposta mais comum, e mais forte, à luz dos resultados desportivos, é o SC Braga. Desde que António Salvador assumiu a presidência do clube, em 2003, os minhotos terminaram o campeonato no quarto lugar por oito vezes, somadas ao terceiro lugar alcançado em 2011/2012 e o inédito segundo lugar de 2009/2010. Objetivamente, a equipa, agora orientada por Abel, terminou nos primeiro quatro lugares da liga dez vezes, falhando o objetivo em apenas quatro ocasiões.

Os bons desempenhos nas competições europeias são outro bom argumento: com participações na Champions e, sobretudo, bons desempenhos na Liga Europa, com a final de Dublin à cabeça, o sucesso desportivo do SC Braga não tem igual nos restantes clubes “extra-grandes”.

Contudo, e porque não só de resultados se faz o desporto, há outras equipas que merecem destaque. O rival do Minho, o Vitória SC, destaca-se por outra particularidade que distingue os clubes grandes: os adeptos. Contrariamente ao paradigma nacional, a esmagadora maioria dos habitantes da cidade de Guimarães apoia incondicionalmente o Vitória, sem preferência por nenhum dos “grandes”. Esta postura dos seus adeptos, uma das imagens de marca do clube, contribui para uma identidade verdadeiramente digna de um grande.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.