📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Em busca da “VARdade” desportiva

- Advertisement -

O adepto, impaciente e espicaçado pela rivalidade constante, não é capaz de aguentar as dores de crescimento desta ferramenta que promete ajudar os árbitros. Muitos até põem em causa a essência do futebol e acusam a modernização pela sua perda esquecendo, por isso, a defesa pela verdade desportiva. Episódios como a “mão de Deus” protagonizado por Maradona, no Mundial de ’86, vão acabar. Hoje em dia, recorda-se esse acontecimento como um dos mais belos constituintes do perfume do futebol clássico passando por cima do facto de se celebrar uma irregularidade. Caso um golo destes se sucedesse na Primeira Liga… A tinta que correria nos nossos jornais…

Acusado de interferir no VAR e  favorecer o seu clube favorito, Schalke04, Hellmut Krug foi afastado do cargo de coordenador do video-árbitro Fonte: Spiegel online
Acusado de interferir no VAR e favorecer o seu clube favorito, Schalke04, Hellmut Krug foi afastado do cargo de coordenador do video-árbitro
Fonte: Spiegel online

Os árbitros, mais do que nunca, estão numa posição central da atenção num jogo de futebol. Se erra, “é porque quer, o VAR estava ao dispor e ele não o usou”. Para se resguardarem, os juízes da partida podem até, no limite, deixar o lance seguir e, mais tarde, analisar com recurso a repetições televisivas a validade e regularidade do mesmo. Esta permanente confusão em torno das regras e das condições exigidas para que esta ferramenta seja utilizada contribuem massivamente para a desconfiança em relação ao VAR.

Exige-se, assim, uma reestruturação no seu manual, tanto a nível do terreno de jogo como nas cabines de análise. Por exemplo, os intervenientes sentados atrás dos televisores na Cidade do Futebol, deviam ser ex-árbitros, internacionais ou não. Experiência não lhes falta e desta forma evitariam a exposição dos atuais árbitros a este papel ingrato de corrigir um colega com mais experiência, naquele que seria um confronto de interpretações inclinado para o lado daquele com mais anos de “campo”.

Ao adepto, cabe-lhe aceitar esta evolução. Num recente Valencia CF vs FC Barcelona, meia Espanha reclamou a implementação do VAR aquando de um golo claro não validado a Lionel Messi. Esta tecnologia veio, por isso, para ficar e alastrar-se aos demais campeonatos europeus. Quanto às estruturas competentes e regentes deste sistema e do de arbitragem, cabe a transparência e correta evolução. Veja-se a inibição de constrangimentos da Federação Alemã de Futebol (DFB) em afastar um superior e coordenador do vídeo-árbitro na sequência de um favorecimento de um determinado clube. Não se pode é brincar com o adepto. Se ele deixar de ir ao estádio, não haverá tecnologia que valha ao desporto rei. O crescimento é compreensível e aceitável, o prejuízo e benefício que tocam sempre aos mesmos é que não.

Foto de Capa: Twitter Oficial do Conselho de Arbitragem 

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Se o Benfica x Twente fosse realizado no Seixal, 1 pessoa não poderia entrar: Champions League Feminina no Estádio da Luz atingiu mínimos históricos

O Benfica recebeu o Twente no Estádio da Luz. Nas bancadas do estádio estiveram 2.645 espectadores, um número abaixo do esperado.

Ivan Baptista com misto de sensações após empate do Benfica: «Não era o resultado que queríamos»

Ivan Baptista analisou o duelo entre o Benfica e o Twente. Jogo da Champions League Feminina jogou-se no Estádio da Luz.

Eis as 4 destaques do empate entre o Benfica e o Twente na Champions League Feminina.

O Benfica empatou com o Twente na Champions League Feminina. Eis as quatro principais destaques do encontro.

Benfica já sabe o que é pontuar na Europa e empata com o Twente na Champions League Feminina

O Benfica empatou com o Twente e somou os primeiros pontos nesta edição da Champions League Feminina. O jogo realizou-se no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA apresenta logótipo do Euro 2028

A UEFA apresentou esta quarta-feira o logótipo do Euro 2028, competição que vai ser realizada na Irlanda e no Reino Unido.

Noite de golaços: Lynn Groenewegen empata Benfica x Twente com grande remate

Lynn Groenewegen gelou as bancadas e empatou a partida da Champions League Feminina. O Benfica recebe o Twente no Estádio da Luz.

Cristina Martín-Prieto marca golaço e Benfica já vence Twente na Champions League Feminina

Foi Cristina Martín-Prieto quem, de fora da área, adiantou as águias e abriu o marcador. O Benfica recebe o Twente no Estádio da Luz.