Equipas B: formar ou ganhar?

Sendo o Sporting CP o clube nacional mais conceituado a nível de formação, a regresso da equipa B serviu de mote para o lançamento de mais jogadores na equipa principal. Logo na primeira época, com a crise de resultados da equipa principal, foram vários os jogadores a serem promovidos, entre os quais Bruma, Tiago Ilori e Eric Dier. Nas épocas seguintes, foi continuando a promover mais jogadores, como Carlos Mané, João Mário, Tobias Figueiredo, Gelson Martins e Matheus Pereira.

A nível de resultados, a equipa B leonina foi vice-campeã da Segunda Liga logo na primeira época e tem realizado épocas tranquilas. Só que esta época, com a contratação de muitos activos, tem sido bastante sofrida. No entanto, com a contratação de Gelson Dala e a substituição de João de Deus por Luís Martins, a equipa tem entrado nos eixos e já está fora da linha de água.

Gelson Dala deu uma nova vida à equipa B leonina Fonte: Facebook Oficial de Gelson Dala
Gelson Dala deu uma nova vida à equipa B leonina
Fonte: Facebook Oficial de Gelson Dala

No caso do Vitória de Guimarães, a equipa B surgiu como uma espécie de bote salva-vidas, visto que esta foi criada numa altura em que o clube da cidade-berço atravessava uma grave crise financeira. Com isto, a equipa B serviu de forma quase imediata para o lançamento de jogadores para a equipa principal. Apesar de ter descido de divisão logo no primeiro ano, a equipa B vitoriana sempre lançou jogadores para a equipa principal, desde jogadores formados no clube, como Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Josué Sá, João Miguel Silva e João Pedro, a activos contratados, como Hernâni e Bernard.

Oriundos destas equipas B, há jogadores a jogarem nas respetivas equipas principais, a jogarem noutro clubes da primeira divisão e até mesmo no estrangeiro. E, como tal, creio que está à vista o principal objectivo das equipas B. E, assim, os clubes e o futebol português ficarão a ganhar.

Foto de Capa: FC Porto

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai subir a parada por Yeremay Hernández

O Sporting prepara-se para realizar uma segunda proposta por Yeremay Hernández, jogador que representa o Deportivo de La Coruña. O extremo tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Luuk de Jong entrou e conseguiu conectar-se muito bem com os colegas de equipa»

Francesco Farioli respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a vitória do FC Porto sobre o Gil Vicente por 2-0.

Benfica decide emprestar lateral ao AVS SAD e acordo conta com opção de compra

O Benfica vai anunciar até ao final do mercado de transferências o empréstimo de Diogo Spencer ao AVS SAD. O acordo entre as duas partes contempla uma opção de compra para os nortenhos.

César Peixoto responde ao Bola na Rede: «Nós sabíamos que o FC Porto queria atrair-nos na pressão e tentámos fechar o espaço interior»

César Peixoto respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, após a derrota do Gil Vicente frente ao FC Porto por 2-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Suárez: Um avançado completo

Paulo Gomes está na Tribuna VIP do Bola na Rede, depois de ter estado recentemente no Botafogo SP. Iniciou a carreira de treinador no Luxemburgo, sendo que a sua primeira experiência sénior foi no Muhlenbach, tendo estado também no US Mondorf-les-Bains. Esteve na Arábia Saudita onde foi coordenador de formação no Al Wehda e treinador no Al Najran e Al-Khaleej. Orientou ainda o Al Jabalain.

Rio Ave: avançado continua com interessados e clube pede 15 milhões de euros

Clayton continua a contar com interessados no mercado. O jogador ainda pode deixar o Rio Ave nas próximas semanas. O emblema de Vila do Conde está a pedir 15 milhões de euros pelo ponta de lança.

Renato Sanches conta com 2 clubes interessados e um deles tem treinador português

Renato Sanches tem mercado na Turquia e na Grécia. Trabzonspor e o Panathinaikos de Rui Vitória interessados no médio.