Publicidade

Faltas, penáltis e expulsões – Uma especialidade à portuguesa

André da Silva Amado · 3 min

Faltas, penáltis e expulsões – Uma especialidade à portuguesa
Foto: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Dos nove jogos disputados na jornada 25, oito deles tiveram mais de 30 faltas. Aqueles com mais infrações assinaladas foram o CS Marítimo x Vitória FC e o Boavista FC x Moreirense FC, ambos com 45 faltas. Dos nove jogos disputados na jornada 26, oito deles tiveram mais de 30 faltas. Aquele com mais infrações assinaladas foi o Sporting CP x FC Paços de Ferreira, com 42 faltas. Dos nove jogos disputados na jornada 27, oito deles tiveram mais de 30 faltas. Aquele com mais infrações assinaladas foi o CD Aves x FC Porto, com 41 faltas. Dos nove jogos disputados na jornada 28, seis deles tiveram mais de 30 faltas. Aquele com mais infrações assinaladas foi o CD Tondela x FC Paços de Ferreira, com 42 faltas. Dos nove jogos disputados na jornada 29, oito deles tiveram mais de 30 faltas. Aquele com mais infrações assinaladas foi o CD Aves x Moreirense FC, com 46 faltas.

Resumindo: nas cinco primeiras jornadas após a retoma, correspondente a 45 jogos efetuados, 38 tiveram mais de 30 faltas. No total são 1579 faltas e destas 45 partidas, apenas em sete foram assinaladas menos de 30 (!), o que resulta numa média de 35 faltas por jogo.

Curiosamente, na jornada 29, a última das cinco rondas analisadas, foi onde se verificou o maior número de infrações e aquela que teve o jogo mais faltoso e menos faltoso deste a retoma. Aqui, a ‘fava’ calhou ao encontro que opôs os avenses aos cónegos, onde foram assinaladas umas impressionantes 46 faltas. No sentido oposto, o duelo de Vitórias teve apenas 19 infrações e o dado curioso de ter sido a partida com mais expulsões, a par do Rio Ave FC x SL Benfica.

No que respeita aos penaltis e expulsões, foram assinaladas 21 grandes penalidades e mostrados 19 cartões vermelhos, tudo isto nas tais 45 partidas.

As constantes paragens são uma imagem de marca em Portugal, sendo o número de faltas por jogo demasiado elevado
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Caro leitor, este não é o tipo de futebol que se deseja ver em lado nenhum. As constantes intervenções dos árbitros conduzem as partidas para interrupções frequentes e servem para aumentar os níveis de monotonia de um jogo que ser quer fluído e com as mínimas intervenções possíveis, pelo menos na minha ótica. Por vezes, quase que gostaria que o apito deixasse de funcionar, tal é o impulso de assinalar qualquer coisa quando determinado jogador cai ao chão.

Neste aspeto, nota-se também a quantidade exagerada de simulações e de protestos por parte dos jogadores que não ajudam em nada a tarefa dos juízes, e isso acontece, exatamente porque já se aperceberam que conseguem ganhar faltas ao mínimo toque, contanto com a permissividade de quem apita, no caso das numerosas simulações que se têm vindo a assistir.

Não pode ser normal que a maioria dos jogos termine com mais de 30 faltas, mas em Portugal é já um dado adquirido, onde o ‘deixa jogar’ é completamente posto de lado e visto com bastante desconfiança, não vá qualquer polémica estalar. A excessiva proteção que os próprios árbitros aplicam nos seus critérios resulta na permanente facilidade em assinalar infrações, visível também na quantidade de penaltis que são marcados. E assim continuaremos na cauda da Europa no que toca ao tempo útil de jogo…

Por certo que causará impressão a qualquer espetador ouvir a sinfonia de apitos que por cá se ouvem e assim quem paga é a qualidade do espetáculo, que não foi feito para ver tão limitada a sua liberdade de ações e que por cá tem sido muito mal tratado. Torna-se urgente acautelar esta situação para que o próprio espetáculo seja melhor em todas as suas vertentes, sobretudo que o deixem desenrolar e apliquem critérios mais largos, de forma a que este não seja penalizado com excessivas paragens, o que contribui para que os ‘nossos’ jogos apresentem uma lista negra no que toca ao item das faltas.

André da Silva Amado

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.