Fidelização de uma ideia de jogo

Mas Luís Castro não parece estar sozinho nesta corrente. A 27 de Novembro de 2017, o Rio Ave FC era derrotado em casa por 0-1 frente ao Vitória SC. Na sala de imprensa, um jornalista abordou Miguel Cardoso (treinador rioavista) relativamente ao facto de a sua equipa, nos últimos minutos, não ter tentado um jogo mais direto em direção à área vitoriana – o chamado “chuveirinho” –, levando ao desespero os adeptos da casa que insistiam nesta opção. Este foi pragmático e simplesmente respondeu que a equipa não iria mudar o seu caminho, por mais obstáculos que tivesse à sua frente. Acrescentou, ainda, que era um “caminho de valorização, de futebol, de jogo, de construcção” e que o seu trabalho era convencer os jogadores de que este sim, seria o caminho.

Faz todo o sentido aquilo que Miguel Cardoso procura; ao mesmo tempo que cria uma identidade na sua própria equipa, os jogadores vão-se valorizando. O treino, o jogo, a atenção que o treinador dá a todo e qualquer pormenor ajuda os jogadores – todos e sem excepção – a atingirem o seu potencial. Aqui está a interligação que Tiago Guadalupe e Luís Lourenço abordam na sua obra!

A vertente do treino, onde Miguel Cardoso é mais forte Fonte: Facebook Oficial Rio Ave FC
A vertente do treino, onde Miguel Cardoso é mais forte
Fonte: Facebook Oficial Rio Ave FC

Felizmente para o Futebol português, este método e abordagem tem vindo a ser adotado por mais treinadores. No passado dia 29 de Janeiro, o CF “Os Belenenses” defrontou o SL Benfica no Estádio do Restelo e pudemos assistir a uma equipa azul muito comprometida com o seu modelo de jogo. Notou-se, claramente, que as ideias trazidas por Jorge Silas vieram dar uma nova alma à equipa belenense e limpar a imagem algo amorfa que esta tinha durante o período em que Domingos Paciência era o treinador. Em momento algum, ao longo dos 90 minutos, os azuis do Restelo deixaram cair a proposta de jogo a que se propuseram; o resultado disto foi que por pouco não venciam o jogo, tendo sofrido o golo do empate somente na última jogada do encontro, por intermédio de uma bola parada. No final do jogo, a promessa do recém-chegado treinador azul foi que esta era a proposta que poderiam esperar para o futuro do Belenenses, pois, segundo as suas palavras, “este é o caminho”.

Como reforço desta ideia, creio também ser pertinente dar o exemplo do GD Estoril Praia e falar na abordagem que tiveram no dia 04 de Fevereiro, quando receberam e bateram o Sporting CP, na Amoreira, por 2-0. A equipa comandada pelo madeirense Ivo Vieira trouxe para o relvado uma convicção plena de que era aquela filosofia que os poderia fazer levar de vencida o adversário e apostaram todas as fichas nessa mesma filosofia. A equipa canarinha foi, do primeiro ao último minuto, fiel a um estilo de jogo assente na qualidade da posse de bola, sem que os seus jogadores caíssem na tentação de aplicar o clássico chutão para a frente.

Quantas equipas das ditas “pequenas” se deram ao luxo de defrontar olhos nos olhos os “grandes”, construindo jogo desde trás, circulando a bola por todo o campo e fazendo variações do centro de jogo? Quantas equipas souberam ocupar bem os espaços, fazer triangulações que, em poucos toques, deixavam adversários para trás e esperar pelo momento certo para atacar, sem comprometer o coletivo? Quantas equipas deram prioridade ao todo, sem sequer pensarem na soma das partes?

Uma proposta de jogo sustentável e com boas ideias poderá ajudar os jogadores a atingirem o seu potencial, beneficiando a equipa, e também presenteará o adepto com um jogo de melhor qualidade. Afinal de contas, não será para isso que pagamos? Todos gostamos de assistir a um bom espectáculo.

Na minha opinião, os treinadores mais bem-sucedidos são aqueles que têm plena convicção no seu modelo de jogo, conseguindo convencer os seus jogadores de que eles serão capazes de encaixar as suas características nesse mesmo modelo e colocando em primeiro lugar a equipa, de forma a que possam depois – num todo – atingir o seu potencial.

Crença, qualidade e convicção. Porque Futebol é muito mais do que dar chutos na bola.

Foto de capa: futeboldeformacao.pt

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chegada de reforço ao Manchester United não depende de Ruben Amorim

O Manchester United quer fechar a contratação de Carlos Baleba. A continuidade de Ruben Amorim no clube não afeta a contratação.

José Mourinho destaca reforço do Benfica e faz apelo: «Esqueçam o Kerem Akturkoglu»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica em casa do Chelsea. O treinador das águias falou de Kerem Akturkoglu.

André Franco superioriza-se a Lionel Messi e Chicago Fire vencem Inter Miami por 5-3 na MLS

Jogo de muitos golos na MLS. O Chicago Fire derrotou o Inter Miami de Lionel Messi e companhia por 5-3 esta noite.

Arábia Saudita prepara sucessão de Cristiano Ronaldo e tem português na lista de alvos principais

A Arábia Saudita já prepara a sucessão de Cristiano Ronaldo. Bruno Fernandes e Harry Kane são os dois grandes desejos do país do Médio Oriente.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique de olho em avançado da Juventus

Dusan Vlahović, avançado da Juventus decidiu sair no final da época e está na mira do Bayern Munique para reforçar o ataque

Manchester City prepara sucessor de Rodri Hernández e aponta a jovem talento da Bundesliga

O Manchester City está atento a um possível sucessor a longo prazo de Rodri e identificou Aleksandar Pavlovic, médio alemão do Bayern Munique.

Arsenal prepara mais uma renovação no plantel principal

O Arsenal está em negociações com Bukayo Saka para renovar o seu contrato e pretende transformar o extremo inglês num dos jogadores mais bem pagos do plantel.