Formação nos três grandes: três políticas, a mesma visão

Actualmente, o Sporting é uma referência na Europa a nível da formação, sendo que o seu modelo foi seguido por muitos clubes. O clube continua a apostar forte na formação, embora, na equipa B, também doseie essa aposta com a contratação de alguns activos, tais como Ryan Gauld, Pedro Delgado, Gelson Dala e Leonardo Ruiz. A aposta na formação é algo que faz parte do ADN do Sporting Clube de Portugal.

O Futebol Clube do Porto teve uma equipa entre 1999 e 2006. No entanto, o sucesso que o clube obtinha na altura tornava muito difícil a transição de jovens da equipa B. O defesa-central Ricardo Costa foi nesse período o único jogador a agarrar um lugar na equipa principal. Como tal, a equipa B azul e branca servia apenas como suporte para a equipa principal no caso de lesões e castigos, o que raramente acontecia.

Anos mais tarde, o Departamento de scouting do FC Porto criou o projecto “Visão 611”, que consistiu na identificação e recrutamento de jovens jogadores com potencial para integrar a equipa principal. Este projecto acabou por fazer de base na construção de uma nova equipa B que servisse de transição para a equipa principal.

Com isso, a política do clube na formação passa por dosear a aposta em jovens jogadores nacionais de grande potencial com a contratação de jovens jogadores estrangeiros que dessem mais competitividade à equipa, tais como Kayembe, Victor Garcia, Chidozie, Omar Govea e Wanderson Galeno. Com esta política, o FC Porto sagrou-se bicampeão nacional de juniores (2014/2015 e 2015/2016), campeão da Segunda Liga em 2015/2016 e vencedor da Premier League U-23 International Cup em 2016/2017, o que mostra que a equipa azul e branca tem matéria-prima capaz de formar uma equipa forte e competitiva no futuro, apesar das dificuldades financeiras e do insucesso desportivo actual da equipa principal.

O Sport Lisboa e Benfica também criou uma equipa B em 1999, no pior período da história do clube. Com os graves problemas financeiros que o Benfica atravessava nesse tempo, o clube não tinha as condições necessárias para formar e desenvolver os seus jovens jogadores, nem tinha a confiança dos investidores ao ponto de que estes pudessem vir a apoiar um projecto do clube baseado na melhoria das condições das camadas jovens do clube.

Os juniores do Benfica já chegaram duas vezes à final da Youth League Fonte: Sport Lisboa e Benfica - Formação
Os juniores do Benfica já chegaram duas vezes à final da Youth League
Fonte: Sport Lisboa e Benfica – Formação

Com isso, a aposta na juventude nem fazia parte da política do clube e a equipa B servia apenas para auxiliar a equipa principal. Houve apenas dois casos de jogadores formados no clube que pegaram de estaca na equipa principal: o guarda-redes Moreira e o médio Manuel Fernandes, que apesar de não terem confirmado todo o seu potencial, chegaram a ser titulares e campeões nacionais no clube encarnado.

No entanto, após a criação do Caixa de Futebol Campus, e a construção de uma nova equipa B, o Benfica tornou-se nesta década num dos clubes europeus em maior ascensão a nível da formação. Nos dois primeiros anos, a equipa B também teve bastantes jogadores estrangeiros, vários deles resgatados de empréstimos. Mas época após época verifica-se um maior foco da equipa B em promover jogadores com idade de júnior para “queimar etapas”.

Em termos de política na formação, o Benfica é, dos três grandes, o clube que dá menor importância aos resultados colectivos, estabelecendo como prioridade a evolução e motivação dos seus jovens atletas. Com a promoção de jovens da formação à equipa principal, o Benfica já lucrou mais de 200 milhões de euros em vendas.

Há também uma coisa que devo esclarecer: para mim, as equipas B também são consideradas uma etapa de formação, pois serve para que os jovens da cantera tenham o seu primeiro contacto directo com o futebol profissional e tenham aquele estímulo competitivo que lhes permite crescer e evoluir enquanto jogadores. E depois, segundo os regulamentos da UEFA, um jogador formado num clube, tem de cumprir pelo menos três temporadas nesse mesmo clube entre os 15 e os 21 anos (daí haver um Campeonato da Europa de sub-21).

Cada um com a sua política e a sua mentalidade, os três grandes têm dado um contributo importante para que os jovens jogadores portugueses fossem abordados de outra forma. E o futebol português ficou a ganhar.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

«Como o VAR impediu o Benfica de ganhar a Taça de Portugal»: Benfica lança vídeo e novo comunicado contra a arbitragem

O Benfica lançou um vídeo onde procura mostrar os alegados erros na ação do VAR na final da Taça de Portugal. Em causa o lance polémico do pisão de Matheus Reis.

FC Porto tem acordo para vender Otávio Ataíde por mais de 12 milhões de euros

Otávio Ataíde está mais perto do Paris FC. FC Porto chegou a acordo com os parisienses e só falta o sim do defesa brasileiro.

Francisco Neto reafirma vontade em continuar na seleção: «Tenho sido um privilegiado e tenho o privilégio de representar o meu país»

Francisco Neto falou aos jornalistas na chegada das Navegadoras a Lisboa. Selecionador de Portugal confirmou intenção de continuar no cargo.

FPF vai investir 22 milhões de euros no futebol feminino em 2025/26

A FPF anunciou um forte investimento no futebol feminino na próxima época. No total, serão investidos 22 milhões de euros em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica despede-se de Orkun Kokçu com vídeo e comunica mais pormenores da transferência para o Besiktas

Orkun Kokçu deixou o Benfica. Águias comunicaram finalização do acordo com o Besiktas e publicaram vídeo de despedida.

Benfica acelera contratação com medo da entrada em cena do Atlético Madrid

O Benfica quer acelerar a contratação de Thiago Almada. Objetivo das águias é anteciparem-se ao Atlético Madrid.

Liverpool vence Preston por 2-1 no 1º jogo sem o sempre presente Diogo Jota

Relembrar Diogo Jota foi o mote do primeiro jogo da pré-época do Liverpool. Reds vencem o Preston por 3-1 num encontro de preparação.