GD Chaves: Quando aparecem as Chaves para a Europa?

Depois de duas boas campanhas na Primeira Liga, o GD Chaves vai nesta temporada, ao que tudo indica, apostar tudo para chegar finalmente à Europa. Na primeira temporada de regresso ao principal escalão do futebol português, a Europa não esteve tão distante assim. Na temporada passada esteve mais perto do que nunca mas faltou um bocadinho assim para se concretizar o sonho europeu. Esta temporada com Daniel Ramos, homem que já levou o SC Marítimo à Europa, o objetivo será fixar o GD Chaves nos lugares que dão acesso à Europa.

Depois da pequena introdução sobre o que vos falo hoje, convém que nos debrucemos sobre as duas temporadas passadas do GD Chaves.

Há dois anos, no regresso à Primeira Liga, a equipa transmontana surpreendeu tudo e todos. No campeonato, primeiro com Jorge Simão e depois com Ricardo Soares, a equipa alcançou uma posição bem tranquila na tabela classificativa com um 11.º lugar e com vários jogadores e até os próprios treinadores escolhidos a saírem valorizados do projeto. Na Taça de Portugal, o GD Chaves acabou por ser a principal sensação da prova, eliminando FC Porto e Sporting CP da competição, caindo apenas aos pés do finalista Vitória SC.

A temporada anterior era uma temporada de confirmação. A escolha de Luís Castro antevia que os responsáveis pelo GD Chaves queriam que a equipa transmontana jogasse um tipo de futebol diferente. Mais apoiado, com mais posse de bola, um futebol mais pensado, abdicando das transições rápidas que tinham tido sucesso anteriormente. Com Luís Castro o Chaves passou efetivamente a jogar outro tipo de futebol. Aliás, é justo dizer que este Chaves foi umas equipas a praticar melhor futebol na Primeira Liga. A proximidade do Rio Ave FC, equipa que ficou com o último lugar europeu, demonstra isso mesmo. A este Chaves faltou apenas ter outra consistência defensiva, senão os resultados seriam diferentes. Mas as exibições personalizadas e a valorização de diversos ativos acabaram por ser boas consequências da excelência do modelo preconizado por Luís Castro.

Esta temporada com Daniel Ramos, o Chaves demonstra que quer uma equipa diferente. Mais pragmática, com um modelo defensivo mais evoluído. Daniel Ramos é um homem conhecido por fazer muito com pouco. Em duas temporadas conseguiu campanhas soberbas pelo CS Marítimo e é de esperar que seja novamente candidato a um lugar europeu.

Daniel Ramos, Treinador do GD Chaves, quer manter viva no clube a ideia da ida à Europa
Fonte: GD Chaves

A este Chaves faltam, sobretudo, elementos para o ataque. É de esperar que saíam algumas peças importantes da equipa transmontana como Davidson, Perdigão e Matheus Pereira. O meio-campo, um dos setores onde esta equipa é mais forte, deverá receber reforços, bem como o centro da defesa, onde a continuidade da dupla Domingos-Maras não é um factor assente. Mesmo com algumas carências para combater é de esperar, à semelhança de anos anteriores, que este Chaves volte a ter uma equipa extremamente competitiva, capaz de ombrear com outras equipas que pretendam chegar ao lugar europeu.

Resta saber se esta será a derradeira temporada onde se encontram as Chaves da Europa na região de Trás-os-Montes.

Foto de Capa: GD Chaves

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.