📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalJá não é recente a discussão em torno do palco no qual se disputa a final da Taça de Portugal. Entre os opinantes, existem aqueles que defendem a continuidade do mesmo, considerando que a tradição não deve ser quebrada, e os que defendem que mais importante do que a tradição está a evolução, e o oferecer das melhores condições possíveis aos espectadores da final.

Os mais tradicionalistas, referem o misticismo do estádio, que desde 1946 recebe as finais da prova e que, pelas características do mesmo e do local onde está situado, proporciona aos adeptos momentos “extrafutebol” que já se tornaram tradição. Os espaços verdes ao seu redor permitem um peculiar convívio entre os adeptos durante o todo o dia da final, usualmente com direito aos tradicionais piqueniques no Vale do Jamor.

Quanto aos apoiantes da rotura com a tradição, mencionam as condições de segurança do estádio (por exemplo a quantidade reduzida de acessos ao interior) bem como o parco conforto proporcionado aos espectadores como os principais entraves à continuação da realização da final no Estádio Nacional.

Sempre que me deparo com este debate, não consigo optar por um dos lados. Pessoalmente, tive já o prazer de assistir a uma final no Jamor, e de facto o estádio tem um misticismo próprio, sente-se o “peso da história”, desfruta-se de uma paisagem fantástica, e sim, de facto a zona envolvente proporciona uma confraternização entre os adeptos que não seria possível em mais nenhum estádio português de grande dimensão. No entanto, não posso deixar de concordar em que existe de facto o reverso da moeda. As poucas condições de segurança, os acessos ao estádio bastante arcaicos e o pouco conforto deste, são uma realidade.

Com a velhice vem a magia dum estádio único em Portugal Fonte: FPF
Com a velhice vem a magia dum estádio único em Portugal
Fonte: FPF

Na última final, que opôs Benfica e Vitória SC, este ultimo ponto foi ainda mais notado, pois com as condições meteorologias existentes, os espectadores foram obrigados a passar a tarde sob a chuva que se fez sentir. Quando as circunstâncias meteorológicas são opostas, torna-se também difícil suportar o calor que se sente naquela zona, sem a existência de zonas com sombras. Num país que possui vários estádios modernos, onde ainda há apenas 13 anos se disputou um campeonato da europa e onde entretanto se disputaram já inclusivamente finais europeias, não faz sentido proporcionar condições tão deploráveis ao público daquela que é a segunda competição mais importante do panorama futebolístico nacional.

Posto tudo isto, não poderia ser viável a remodelação do Estádio Nacional? Na sequência do investimento efetuado na Cidade do futebol, faria todo o sentido que a seleção campeã da Europa de futebol estivesse dotada de um estádio próprio capacitado para proporcionar todas as necessárias condições a jogadores e adeptos. Fundir-se-ia assim a tradição com o progresso, continuando a final da Taça de Portugal a ser disputada no Estádio Nacional, que poderia assim também voltar a receber com mais frequência jogos da selecção nacional.

Foto de Capa: Fórum SCP

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diego Simeone elogia Griezmann após vitória frente ao Valência: «Está na história do clube, lenda absoluta»

Diego Simeone encheu Antoine Griezmann de elogios após a vitória frente ao Valência. Avançado francês marcou um golaço.

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Algumas mudanças foram estratégicas, outras não»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.