Jorge Silas – De pequenino se traça o destino

- Advertisement -

O jogador que se fez treinador ainda dentro das “quatro linhas”:

Jorge Manuel Rebelo Fernandes, ou Silas no universo do futebol nacional, nasceu a 1 de setembro de 1976, em Lisboa. Hoje, aos 42 anos de idade, é encarado como um dos treinadores emergentes a atuar no nosso país, mas a ligação de Jorge ao “desporto-rei” prolonga-se já há mais de três décadas e teve o seu início do outro lado da barricada, ao serviço do Desportivo Domingos Sávio.

Após colocar ter colocado, em 2017, um ponto final numa carreira de futebolista que se pautou por 21 anos ao mais alto nível, alternados entre Portugal e o estrangeiro, onde experienciou realidades bastantes diferentes: desde a terceira divisão espanhola à primeira divisão cipriota, passando por um dos mais emblemáticos palcos do “desporto-rei”, a Premier League inglesa, deu-se uma transição que já havia começado a ser preparada em 2014 (quando voltou a Portugal, depois de cerca de dois anos no Chipre): seguir a carreira de treinador de futebol profissional.

Ora, a primeira experiência surgiu logo depois de “pendurar as botas”, tendo sido convidado para orientar o estágio destinado a futebolistas no desemprego levado a cabo pelo Sindicado dos Jogadores. Posteriormente aceitou o convite para integrar a estrutura do Belenenses SAD e passar a assumir o comando técnico da formação de sub-23. Entretanto, em janeiro de 2018, Domingos Paciência deixa a equipa principal dos Azuis, devido a uma série bastante negativa de resultados que colocara a equipa em último lugar, e Silas é o eleito para o suceder no cargo. Uma escolha acertada, já que o jovem técnico que fazia a sua estreia na Primeira Liga conseguiu amealhar 18 pontos em igual número de jornadas e, dessa forma, assegurar, com alguma tranquilidade, a manutenção no principal escalão. A isto, se acresce o facto de os “Azuis” terem protagonizado exibições positivas ante os designados três grandes, conseguindo um empate a um golo frente ao SL Benfica (logo no seu segundo jogo como treinador), um triunfo por 2-0 diante do FC Porto e, ainda, uma derrota pela margem mínima (3-4) contra o Sporting CP, num encontro em que a turma do Belém conseguiu inverter uma desvantagem de dois golos.

Fonte: Belenenses SAD

2018/2019: “A prova dos 9”

Com Jorge Silas a orientar a equipa desde o início da época, a pretérita temporada veio a revelar-se bastante mais tranquila que a anterior (terminou a Primeira Liga no nono lugar, com 44 pontos). Sob as ordens do treinador lisboeta (um profundo admirador de Jorge Jesus), a formação do Belenenses SAD, habitualmente disposta num sistema de três centrais, conseguiu aliar a prática de um futebol de qualidade, com critério, à eficácia. A título de exemplo, veja-se o facto de o Belém ter efetuado uma média de 10,3 remates por partida na Primeira Liga, tendo sido superado, apenas, por CD Feirense e CD Nacional (curiosamente, as duas formações que acabaram por ser despromovidas). Contudo, se se atender ao rácio em termos de golos marcados por número de remates efetuados, verifica-se que a equipa do Belenenses SAD se posicionou como a quinta melhor da prova, apenas, superada por Rio Ave FC e pelos três grandes.

Por conseguinte, os resultados alcançados por Jorge Silas (em conjunto com a sua equipa técnica), têm feito sobressair a competência do seu trabalho, contribuindo para que seja visto como um dos jovens treinadores com grande potencial a emergir em Portugal.

Foto de Capa: Belenenses SAD

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo revela bastidores da subida à Primeira Liga em documentário

O Marítimo vai estrear, a 26 de agosto, o documentário «Marítimo É de Primeira», que revela os bastidores da época 2025/26.

Eis os convocados para as seleções sub-15, sub-16 e sub-17 de Portugal

As seleções portuguesas sub-15, sub-16 e sub-17 já anunciaram os convocados para os estágios de preparação na Cidade do Futebol.

Alverca contrata Gabriel Carioca ao Athletic MG

O Alverca oficializou Gabriel Carioca como reforço. O avançado de 20 anos deixou o Athletic MG para se juntar aos ribatejanos.

Palmeiras contrata substituto de Kaique

O Palmeiras assinou com Bruno Bertinato. O guarda-redes deixou a Portuguesa para substituir Kaique que está a caminho do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Bodo/Glimt confirma favoritismo e LASK Linz carimba reviravolta histórica: eis os primeiros apurados para a Champions League pelo playoff

O Bodo/Glimt e o LASK Linz juntam-se ao Sabah Baku na fase de liga da Champions League. Primeiros apurados via playoff.

FC Porto e AC Milan têm reunião agendada por Santiago Giménez: eis as novidades quanto ao negócio

O FC Porto e o AC Milan têm agendada uma reunião com vista ao futuro de Santiago Giménez. Avançado tem acordo com os dragões.

Sporting não dá hipóteses e goleia Benfica na Liga Next Gen

Primeiro dérbi na Liga Next Gen (sub-23) e goleada das grandes. O Sporting recebeu e bateu o Benfica por 4-1.