Leixões: Heróis do mar querem remar contra a maré

Cabeçalho Futebol Nacional

No norte do país, mais precisamente em Matosinhos, ergue-se uma das equipas mais históricas do campeonato português, o Leixões. A equipa de Matosinhos é uma das equipas, em Portugal, com melhor palmarés.

O Leixões conta com 25 presenças no campeonato da primeira liga, com uma Taça de Portugal e com várias participações europeias. Entre as quais, uma histórica presença na Taça UEFA, em 2002, depois de ter chegado à final da Taça de Portugal no ano anterior, numa altura em que a equipa se encontrava a disputar a segunda divisão b, o que equivale, ao agora, Campeonato Prio.

Agora, e apesar da história ser bonita e rica, a realidade é outra. Depois de em 2009/2010, a equipa do Mar ter sido despromovida à segunda liga, este Leixões nunca mais conseguiu acertar o passo para encontrar o caminho para a primeira liga.

Verdade seja dita, que em 2012/2013, a equipa até esteve perto de subir, com os bebés do mar a ficarem a apenas cinco pontos, do segundo classificado, Arouca, mas a partir daí a equipa tem passado por um período de crise. Nos últimos três anos, a verdadeira luta do Leixões tem sido a permanência, com a equipa leixonense a conseguir alcançar a manutenção nas derradeiras jornadas do campeonato.

Esta temporada, o objetivo era evitar que a equipa tivesse de esperar até ao final do campeonato para alcançar a manutenção. Para isso, a escolha para treinar os heróis do mar foi Filipe Coelho.

O jovem técnico de 36 anos, tinha dado nas vistas, na temporada passada, ao serviço do Casa Pia, e os responsáveis do Leixões viam no jovem técnico, um homem capaz de liderar a armada leixonense. A verdade é que a experiência não correu muito bem ao jovem, e após 13 jornadas, o treinador do Leixões só tinha conseguido alcançar uma vitória. Kenedy, antigo jogador do Benfica, Porto e Psg, foi a escolha seguinte.

O técnico viu-se diante de uma tarefa bastante complicada, assumindo as rédeas da equipa do Leixões a meio da temporada, mas nem por isso tem deixado de fazer um bom trabalho. O Leixões, pese embora o 21º lugar, tem conseguido melhorar o seu futebol, sendo uma equipa mais aguerrida, lutadora, direta e muito pragmática na chegada à baliza do adversário.

A equipa do mar tem ainda uma luta dantesca em relação aquilo que falta deste campeonato. São cinco os pontos que separam o Leixões do primeiro lugar acima da linha de água.

São várias as lutas que este Leixões tem travado nos últimos anos. As notícias que dão conta da crise financeira que o clube atravessa são já recorrentes. Surgiram em 2005, em 2012 e em 2015 mas a verdade é que a equipa do Mar tem resistido a tudo o que se coloca diante do seu caminho.  O Leixões vai remando contra a maré e tem ganho diversas batalhas.

Seja em casa, seja fora, os adeptos do Leixões tem apoiado a equipa durante todo o campeonato Fonte: Leixões SC
Seja em casa, seja fora, os adeptos do Leixões tem apoiado a equipa durante todo o campeonato
Fonte: Leixões SC

Nesta temporada, muitos são os possíveis motivos que podem servir como explicação de uma temporada que tem sido abaixo do que era esperado. À equipa dos bebés do mar tem faltado sobretudo, estabilidade. É necessário apostar num projeto a longo prazo, num treinador a longo prazo. A verdade é que todos nós sabemos o quão difícil se trata de estruturar um projeto assim, em Portugal, onde os despedimentos dos treinadores são sempre a resposta mais fácil.

Este Leixões é uma das equipas que melhor trabalha a formação em Portugal, vide os vários jogadores que a equipa de Matosinhos têm lançado ao “mar” nas últimas temporadas, desde: Rúben Ribeiro, Jorge Gonçalves, Paulinho, Luís Silva, João Novais, Esiti, Pedro Pinto.

Há, definitivamente, muita qualidade a surgir nas camadas de formação. Falta apenas um projeto capaz de aproveitar todos os recursos humanos que o Leixões dispõe, aliando a isso alguns jogadores capazes e conhecedores da realidade que a segunda liga representa.

Grandes lutas terá ainda pela frente esta equipa de Matosinhos. Até final da temporadas, avizinham-se muitas tempestades para o porto de Leixões, mas esta equipa do mar já demonstrou que tem arcaboiço para resistir a todas as contrariedades que tem surgido pela frente.

Resta apenas, aos leixonenses, que a época acabe, tal como as anteriores, com a manutenção da equipa na segunda liga, para depois se poder pensar num projeto a médio-prazo, estruturado, onde o objetivo seja colocar, de novo, o Leixões na primeira liga.

Numa altura em que o futebol português atravessa uma grave crise, são clubes como o Leixões, com uma massa adepta incansável e com uma cultura de vitórias bem forte, que fazem falta ao nosso campeonato.

Foto de Capa: Leixões SC

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.