📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CC Taipas 1-2 AD Limianos: erro fatal ao cair do pano vale três pontos

- Advertisement -

O campeonato nacional regressou ao Estádio do Montinho, em Guimarães. Cerca de três centenas de pessoas assistiram ao primeiro jogo caseiro do regressado Clube Caçadores das Taipas, frente a outro recém-promovido, a Associação Desportiva ‘Os Limianos’. Longe da casa cheia, os caçadores procuravam prolongar o resultado da primeira jornada, onde venceram o Vilaverdense FC por 0-3. Por outro lado, os canarinhos procuravam a primeira vitória, depois do empate inaugural frente ao Merelinense FC (1-1).

Para isso, António Cardoso, treinador da casa, mexeu no onze inicial e fez entrar Rodilson e Samuel para os lugares de Carlos Lomba e Dani. José Carlos Fernandes, o treinador visitante, não fez qualquer alteração em relação ao jogo passado.

A partida previa-se algo monótona e arrastada, já que a tarde estava bastante quente e os jogadores aproveitavam qualquer pausa para hidratação. No entanto, era a equipa forasteira que se revelava mais esclarecida e comandava o jogo, embora sem grande aproveitamento. Até aos 15 minutos, primeiro sinal de perigo dos da casa, a equipa limiana sondou a baliza de Paulinho por três vezes. Aos sete minutos, Cláudio cruzou para o primeiro poste, Chiquinho deixou passar a bola que encontrou Rui Magalhães no coração da área, mas não conseguiu dar-lhe o melhor destino. Cinco minutos depois, Luan salta sem oposição e por centímetros não transformou em golo o primeiro pontapé de canto da partida.

Os jogadores já deixavam transparecer o cansaço e o ritmo tinha abrandado substancialmente quando aos 23 minutos Filipe Duarte, árbitro da Associação de Futebol do Porto, autorizou uma pausa para hidratação. A equipa visitante continuava ligeiramente superior aos caçadores e à passagem da meia hora de jogo, Luan, com espaço na esquerda, cruzou para a zona da pequena área e Chiquinho desviou de cabeça para o segundo poste. Seria o primeiro golo da tarde, não fosse o vôo de Paulinho, que sacudiu para canto.

Aos 37 minutos, o CC Taipas voltou a levar perigo à baliza de Bruno Santos. Desta vez de livre direto, mas o remate de Tiago Carneiro saiu desenquadrado. A equipa da casa começava a reivindicar a gerência da posse de bola e dois minutos depois, o mesmo Tiago Carneiro rematou forte, ao lado. Contudo, o golo chegaria mesmo, ainda antes do intervalo. Aos 42 minutos, numa jogada de insistência pela esquerda, Miguel forçou a entrada na área limiana e após uma má abordagem do guarda-redes, só teve de encostar para inaugurar o marcador. Este seria o último lance merecedor de destaque antes do apito para o intervalo.

O domínio do jogo alternou constantemente entre as duas partes, mas foi a AD Limianos quem levou a melhor
Fonte: Diogo Gonçalves/Bola na Rede

Na globalidade dos primeiros 45 minutos, a equipa limiana esteve mais tempo em posse da bola e com maior número de ataques, mas foi o CC Taipas o mais eficaz.

No regresso para a segunda parte, nenhum dos técnicos procedeu a alterações e foi novamente a AD Limianos a entrar mais forte. Era mais rápida na obtenção da posse da bola e a sair para o ataque, chegando ao golo por intermédio de Chiquinho, logo no decorrer do terceiro minuto. Após uma jogada bem elaborada a dois toques, já dentro da área, a bola chega ao camisola 9 que, rodando e evitando um adversário, retribuiu o empate ao marcador. A igualdade justificava-se pela superioridade limiana da primeira parte e pela entrada forte na etapa complementar.

Com cerca de 40 minutos pela frente, a partida abrandou e os ataques eram menos constantes, mas mais perigosos. Com maior critério no passe e melhor decisão na zona central, o CC Taipas conseguia mais aproximações à baliza contrária e acumularam-se os remates à distância, com força ou efeito, mas sem a direção desejada.

À equipa limiana não lhe desagradava o empate e eram tomadas algumas decisões, aqui e ali, tendo em conta o relógio da partida. O ataque caseiro era frenético e alcançava a lateral contrária em segundos, enquanto que a resposta forasteira apostava no passe pela certa e na exploração dos espaços deixados atrás da defesa contrária.

Neste momento do jogo, a AD Limianos era mais perigosa do que constante no ataque e aos 75 minutos deixou um aviso para o que viria a acontecer mais à frente. Digas saltou entre dois opositores e cabeceou a centímetros do poste direito da baliza de Paulinho, para desespero do central português que sentia ter desperdiçado a vitória. O CC Taipas ambicionava retirar mais desta partida e a sofreguidão com que se intrometia pelas laterais defensivas contrárias não obtia conclusão dentro de área, sendo que a maior parte dos lances eram despachados pela defensiva roxa e amarela.

Em resposta rápida e procurando retirar vantagem dos atletas acabados de entrar, a AD Limianos chegou à vantagem. Vítor Sousa partiu para um dos últimos sprints, evitou o lateral da casa e cruzou bombeado para o coração da área. Aí, Alvinho cabeceou com dificuldade para defesa incompleta de Paulinho, embora com alguma culpa, e o mesmo efetuou a recarga que consumou a reviravolta dos visitantes.

O CC Taipas ainda tentou forçar o empate mas já faltavam as forças e o discernimento necessário para decidir melhor no último momento. Os três pontos seguiram para Ponte de Lima e os caçadores sentiram pela primeira vez o sabor da derrota.

Onzes iniciais:

CC Taipas: Paulo Costa; Pato Cabrera, Bebé, Cláudio Macedo e Samuel; Rodilson (Joel Neto, 90’), Jota e Bruno Rocha; Tiago Carneiro, Maka (Armando Lopes, 75’) e Miguel Pereira.

AD Limianos: Bruno Santos; Jójó, Digas, Tiago Letras e Nandinho; Luan Sérgio, Rui Magalhães e Micka (Júlio César, 79’); Cláudio Dantas (Elivelton, 64’), Chiquinho (Alvinho, 75’) e Vítor Sousa.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Definidas equipas promovidas ao Brasileirão

Já estão definidas as quatro equipas que foram promovidas da Série B e que vão disputar o Brasileirão em 2026.

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

Real Madrid surpreendido pelo Elche na La Liga

O Real Madrid e o Elche empataram a duas bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola garante que Real Madrid tomou decisão definitiva em relação a Vinícius Júnior

O Real Madrid quer continuar a contar com Vinícius Júnior no seu plantel e já existe um acordo para a renovação de contrato.

Kika Nazareth dá espetáculo ao serviço do Barcelona

Kika Nazareth foi decisiva na vitória do Barcelona contra o Levante por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da La Liga Feminina.

Cristiano Ronaldo reage nas redes sociais ao seu golo de bicicleta

Cristiano Ronaldo já reagiu nas redes sociais ao golo que marcou na vitória do Al Nassr sobre o Al Khaleej, para a Liga Saudita.