Miguel Cardoso e o 4-2-3-1 do Rio Ave: Uma verdadeira equipa grande

Desde a saída de bola que o Rio Ave decompõe a sua equipa de forma a preencher a zona central na sua defesa e no meio campo, procurando ter largura no ataque. Assim, os centrais, habitualmente Marcelo e Marcão, abrem ligeiramente, baixando um médio para a zona central da primeira fase de construção. Embora o mais comum nestes casos seja um dos médios defensivos desempenhar esse papel, no Rio Ave habitualmente é Chico Geraldes quem vem pegar no jogo da equipa. Numa missão que envolve grande desgaste, o jovem formado no Sporting baixa da frente do meio campo para junto dos centrais para conferir toda a sua classe no momento da construção.

Naturalmente, a forma como Geraldes baixa no terreno abre um espaço entre o meio campo defensivo e o ataque. Esta lacuna é preenchida pelo enorme jogo interior dos extremos rio-avistas, nomeadamente Rúben Ribeiro. O camisola 10, partindo do corredor esquerdo, ocupa permanentemente zonas interiores, acrescentando à sua equipa uma grande qualidade técnica nas imediações da área adversária, bem como a sua enorme capacidade de reter a bola.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Por último, o movimento interior dos extremos dá ainda aso à realçada profundidade conferida pelos laterais. Com Rúben Ribeiro e Barreto (ou Nuno Santos) entre o meio campo e o ponta de lança, os corredores ficam livres para as subidas de Lionn e, sobretudo, Bruno Teles, que inclusivamente tabelam com os extremos por diversas vezes, aparecendo depois por fora para cruzar ou devolver para o espaço.

Assim, com Pelé e Tarantini perto dos centrais e atentos às perdas de bola, Francisco Geraldes no miolo a ligar a equipa, os extremos a criar e os laterais a garantir a profundidade, o Rio Ave consegue povoar de forma certeira o meio campo adversário sem se descompensar, conseguindo circular a bola em zonas perigosas e colocar vários jogadores no último terço para criar perigo. Um futebol verdadeiramente digno de equipa grande.

Foto de Capa: Rio Ave FC

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dolores Silva ruma ao Levante depois de deixar o Braga

Dolores Silva foi oficializada como nova jogadora do Levante. Internacional portuguesa ruma a Espanha depois de deixar o Braga.

Sporting: Matheus Reis conta com interessados no Médio Oriente

Matheus Reis não tem a continuidade assegurada no Sporting. Defesa brasileiro conta com interessados no Médio Oriente.

Granit Xhaka cumpre desejo e regressa à Premier League por 20 milhões de euros

Granit Xhaka vai ser reforço do Sunderland. O médio vai regressar à Premier League e deixar o Bayer Leverkusen por 20 milhões de euros.

Sporting tenta fechar defesa-central do Brasileirão por empréstimo com opção de compra

O Sporting está interessado em contratar Rômulo Junior ao Atlético Mineiro. Leões tentam empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Valentín Gómez reforça o Real Bétis

Valentín Gómez foi oficializado como novo jogador do Real Bétis. Defesa central vai viver a primeira experiência no futebol europeu.

AC Milan faz ultimato com oferta de quase 40 milhões de euros por médio

O AC Milan está interessado em contratar Ardon Jashari e envia proposta de 33,5+5 milhões de euros ao Club Brugge.

Sarina Wiegman é tricampeã europeia: «Fiquei muito orgulhosa da equipa»

Sarina Wiegman guiou Inglaterra ao bicampeonato europeu. A treinadora neerlandesa destacou as suas jogadoras.