Miguel Cardoso e o 4-2-3-1 do Rio Ave: Uma verdadeira equipa grande

Desde a saída de bola que o Rio Ave decompõe a sua equipa de forma a preencher a zona central na sua defesa e no meio campo, procurando ter largura no ataque. Assim, os centrais, habitualmente Marcelo e Marcão, abrem ligeiramente, baixando um médio para a zona central da primeira fase de construção. Embora o mais comum nestes casos seja um dos médios defensivos desempenhar esse papel, no Rio Ave habitualmente é Chico Geraldes quem vem pegar no jogo da equipa. Numa missão que envolve grande desgaste, o jovem formado no Sporting baixa da frente do meio campo para junto dos centrais para conferir toda a sua classe no momento da construção.

Naturalmente, a forma como Geraldes baixa no terreno abre um espaço entre o meio campo defensivo e o ataque. Esta lacuna é preenchida pelo enorme jogo interior dos extremos rio-avistas, nomeadamente Rúben Ribeiro. O camisola 10, partindo do corredor esquerdo, ocupa permanentemente zonas interiores, acrescentando à sua equipa uma grande qualidade técnica nas imediações da área adversária, bem como a sua enorme capacidade de reter a bola.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Por último, o movimento interior dos extremos dá ainda aso à realçada profundidade conferida pelos laterais. Com Rúben Ribeiro e Barreto (ou Nuno Santos) entre o meio campo e o ponta de lança, os corredores ficam livres para as subidas de Lionn e, sobretudo, Bruno Teles, que inclusivamente tabelam com os extremos por diversas vezes, aparecendo depois por fora para cruzar ou devolver para o espaço.

Assim, com Pelé e Tarantini perto dos centrais e atentos às perdas de bola, Francisco Geraldes no miolo a ligar a equipa, os extremos a criar e os laterais a garantir a profundidade, o Rio Ave consegue povoar de forma certeira o meio campo adversário sem se descompensar, conseguindo circular a bola em zonas perigosas e colocar vários jogadores no último terço para criar perigo. Um futebol verdadeiramente digno de equipa grande.

Foto de Capa: Rio Ave FC

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: José Mourinho é o novo treinador do Benfica

José Mourinho é o novo treinador do Benfica. O técnico português de 62 anos assinou contrato até junho de 2027.

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.