Na Serra renasce a alegria de jogar

- Advertisement -

Até há bem pouco tempo ocupava o último lugar da tabela da Segunda Liga Portuguesa. Hoje está bem mais confortável na classificação e tem sido o grande destaque da segunda volta do segundo escalão português.

Falo-vos, claro, do Sporting Clube da Covilhã. O clube da cidade serrana teve uma primeira volta para esquecer. Muito por culpa do planeamento de época que existiu. A direção, presidida por José Mendes, escolheu Dito, para comandar a equipa, depois de não ter renovado com José Augusto. Penso que o primeiro erro foi logo este. Dito teve o ponto alto da sua carreira como treinador quando conquistou a extinta Segunda B pelo Varzim Sport Club. Seguiu-se um interregno de quatro anos para pouco acrescentar ao Futebol Clube Famalicão, acabando por ser despedido a meio da época 2017/2018. Não se percebeu por isso esta escolha.

A construção do plantel também foi muito deficitária. Vieram jogadores com pouca qualidade para os campeonatos profissionais portugueses. Esta conjugação de fatores só podia dar numa péssima segunda volta, até haver a possibilidade de corrigir as coisas no mercado de inverno.

Dito não sobreviveu aos maus resultados e foi despedido após seis jornadas em que conquistou apenas uma vitória. Seguiu-se Filipe Rocha, mais conhecido no futebol por Filó. A verdade é que não houve uma mudança muito rápida e visível. Ainda assim, o Sporting da Covilhã teve alguns jogos que perdeu por franca falta de sorte.

O capitão de equipa e um dos melhores jogadores do plantel, Gilberto Silva, jogava nesta altura a lateral-direito, uma adaptação que (muito) limitava as suas características e capacidades.

O mercado de inverno foi fundamental, não só porque permitiu trazer jogadores de qualidade e “despachar” quem não acrescentava nada à equipa, mas também porque trouxe de volta equilíbrios importantes que faltavam ao Sporting da Covilhã. A contratação de Tiago Moreira é, para mim, grande parte do sucesso atual.

A entrada do lateral-direito no Sporting da Covilhã, oriundo do Leixões Sport Club, permitiu que Gilberto regressasse à sua posição natural no meio-campo e ao mesmo tempo acrescentou muita qualidade ao corredor. Tiago Moreira já tinha estado na Covilhã anteriormente e a sua qualidade é bem conhecida pelos adeptos serranos.

Kukula, também ele oriundo do Leixões Sport Club, é outra aquisição importante feita no inverno. O Sporting da Covilhã passou praticamente a primeira volta toda com apenas um ponta-de-lança, Deivison, que possuía pouca mobilidade e uma relação não muito forte com os golos. Kukula logo no primeiro jogo com a camisola dos leões da serra bisou frente ao Clube Desportivo de Mafra.

Aliando estas aquisições à qualidade que já existia no plantel o resultado só podia ser bom. Sim, mesmo com a equipa no último lugar o Sporting da Covilhã tinha qualidade no plantel, pouca, mas tinha.

Fonte: Liga Portugal

Adriano Castanheira, jogador de 25 anos formado no Sporting da Covilhã, regressou no verão passado ao clube que o formou e tem sido uma das figuras de destaque desde o início. A diferença é que agora pode conjugar as suas boas exibições com vitórias. As boas exibições do extremo não passaram despercebidas aos treinadores da Segunda Liga que o elegeram como o melhor jogador do mês de fevereiro na Segunda Liga.

E vão já nove jogos consecutivos sem perder, nove! Uma equipa que estava praticamente condenada a desaparecer do panorama profissional, renasceu das cinzas e está cada vez mais perto de conseguir a manutenção. E destes nove jogos o Sporting da Covilhã venceu em casa equipas como o FC Paços de Ferreira e a equipa B do Sport Lisboa e Benfica, não foram uns adversários “fáceis”.

Segue-se agora uma receção em casa frente a outro candidato à subida, o FC Famalicão. As gentes de Famalicão certamente que virão à serra com vontade de inverter os maus resultados e não deixar que os adversários se aproximem na luta pela subida, mas o Sporting da Covilhã também está com a moral em alta e quer continuar a sua senda de bons resultados, garantindo a manutenção o mais rápido possível.

A Segunda Liga não para de nos mostrar que pode surpreender-nos!

Foto de capa: SC Covilhã

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.