Não degolem os treinadores!

- Advertisement -

Estamos cada vez mais perto do início da nova época em Portugal, o que já faz salivar os adeptos mais entusiastas que aguardam ansiosamente pelo pontapé de saída que está marcado para o dia 18 deste mês. Como sempre acontece nesta fase, a expetativa é grande, mesmo que o panorama não seja o mais favorável, com a ausência de público nos estádios a ser a principal contrariedade do futebol moderno. Uma realidade alternativa a que nos vamos habituando e que nos faz suspirar pelo rápido regresso à normalidade, ainda que se perceba que este tenha de ser feito de forma faseada. Se recuarmos à época passada, à antiga realidade, verificamos que existiam outro tipo de contrariedades no futebol português, particularmente ligadas a determinados clubes e numa escala bastante diferente da referida anteriormente. Contrariedades essas que fizeram do último ano um dos piores da década nessa infeliz estatística e que se foram acumulando com o decorrer da temporada. Refiro-me ao despedimento de treinadores que, de repente, passou a ser uma norma no nosso campeonato, tornando-o pouco fiável para trabalhos a longo prazo.

Ainda que a aposta seja quase sempre em técnicos nacionais, a dança das cadeiras tornou-se moda em Portugal e faz com que sejamos um dos campeonatos europeus em que se passa menor tempo como timoneiro de uma equipa, fazendo lembrar os clubes brasileiros, mestres na hora de despedir. A temporada transata é um forte exemplo, com Sporting CP e SC Braga à cabeça, tendo ambos contado com quatro técnicos cada um.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Começava há um ano a troca de líderes, sensivelmente, quando no início de setembro Filó dava o lugar a Pepa no comando técnico do FC Paços de Ferreira e fazendo desse mês aquele em que houve um maior número de vítimas nos bancos, seguindo-se o mês de dezembro. Portanto, foi no início e a meio da época que o chicote mais vezes estalou e os balneários sofreram mudanças estruturais – habitualmente indesejadas para os clubes e sinal de que as coisas não estão a resultar.

Sendo quase inevitável que mais cedo ou mais tarde aconteçam despedimentos, por qualquer motivo, o desejo para este ano é que esse número seja drasticamente reduzido em relação ao anterior, para que os trajetos iniciados no começo não sejam interrompidos prematuramente. É sempre mau sinal para uma Liga quando se ‘degolam’ tantos treinadores, podendo significar má gestão dos responsáveis, aliado a projetos desportivos pouco convincentes.

Contudo, nota-se que para a nova época houve algumas apostas de risco e o cenário de mudanças precoces pode estar aí à porta. Os casos de Rio Ave FC e Vitória SC são paradigmáticos, onde Mário Silva e Tiago Mendes vão ser postos à prova pela primeira vez numa competição com maior visibilidade e acredita-se que tragam novas ideias e dinâmicas de jogo, mas, ao mesmo tempo, são apostas que trazem uma certa dose de desconfiança, pelo que o processo de adaptação e apresentação de resultados terá de ser rápido para não caírem cedo demais, num campeonato que já mostrou que não se importa de prescindir dos treinadores prematuramente.

O que é certo é que este ano teremos a promessa de um futebol mais arrojado, de maior qualidade, sobretudo pelas apostas feitas pelos clubes, o que, observando o futebol apresentado em geral no ano passado, não será muito difícil de acontecer. O meu pedido é simplesmente que não ‘degolem’ em demasia os sujeitos do costume.

André da Silva Amado
André da Silva Amadohttp://www.bolanarede.pt
O desporto em geral atrai este jovem aveirense mas é o futebol a sua maior paixão. As conversas com amigos e familiares costumam ir dar ao futebol, hábito que preserva desde sempre. Poder escrever sobre esta vertente é o que o satisfaz, com o intuito de poder acrescentar algo de positivo ao ambiente em torno do futebol nacional.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Venda de Luís Esteves recheia os cofres do Gil Vicente: Eis os valores da transferência

Luís Esteves deixou o Gil Vicente para representar o Atlas. Mexicanos pagaram seis milhões de euros para contratar o médio.

Ajax interessado em jovem de 19 anos do Barcelona

O Ajax está interessado no empréstimo de Jofre Torrents. O defesa tem mais dois anos de contrato com o Barcelona.

Antigo MVP Giannis Antetokounmpo pode vir a ser colega de Neemias Queta nos Boston Celtics

Segundo Shams Charania, os Milwaukee Bucks estão perto de chegar a um acordo para uma troca que enviará Giannis Antetokounmpo para os Boston Celtics.

Mais recordes para Lionel Messi no bis frente à Áustria

Lionel Messi atingiu o recorde de golos consecutivos em Mundiais. No entanto, o avançado argentino falhou um penálti.

PUB

Mais Artigos Populares

Ténis: Jaime Faria avança em Wimbledon após eliminações de Henrique Rocha e Frederico Silva

Jaime Faria avançou na fase de qualificação de Wimbledon. Henrique Rocha e Frederico Silva acabaram eliminados logo na primeira ronda.

Mais um treinador português no Brasileirão? Imprensa brasileira avança interesse do Vasco da Gama em Vasco Matos

Segundo a Globo, o Vasco da Gama está interessado em Vasco Matos e já iniciou contactos com o técnico português.

Eirik Granaas e o plano do FC Porto para o futuro: «Querem que eu participe na pré-época com a equipa principal»

Eirik Granaas trocou o Fredrikstad pelo FC Porto. O jovem norueguês confessou estar muito entusiasmado com esta nova aventura.