O Carrossel dos Emprestados

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalAo longo deste ano, se houve um tema que foi uma constante nos meus artigos – e nos de outros redatores –, esse tema foi o desequilíbrio do nosso campeonato. Hoje pego de novo nesse universo, explorando em particular um fenómeno cada vez mais habitual na nossa liga e em ligas estrangeiras: a estratégia de compra e rotação por empréstimo de jogadores por parte dos clubes grandes.

Para analisar de forma coerente este fenómeno, convém percebermos bem sobre o que falamos realmente, os empréstimos. Este tipo de transferência consiste, como o nome indica, num empréstimo de um jogador, normalmente sem custos ou de custo reduzido, por um período mínimo de contrato entre duas janelas de transferências. Mas o que é importante reter é mesmo a função dos empréstimos: quando um clube empresta um jogador, normalmente ele é o elemento prioritário da transferência, pois ela acontece para que este não perca ritmo e evolução quando não tem espaço na equipa, procurando essa progressão e espaço noutro clube temporário.

Patrick Vieira foi um dos mais recentes jogadores contratados pelo Benfica que terá um empréstimo como possível futuro Fonte: Facebook Oficial de Adelson Monte Alto.
Patrick foi um dos recentes jogadores contratados pelo Benfica que terá um empréstimo como possível futuro
Fonte: Facebook Oficial de Adelson Monte Alto

Obviamente que os clubes são parte interessada e pretendem sempre sair deste processo com outras mais valias, mas, talvez na maioria dos casos, a prioridade é o jogador. O problema está aqui. Neste momento a prioridade não é o jogador nem o retorno desportivo das equipas, mas sim, quase exclusivamente, o retorno e lucro financeiro dos clubes, criando-se, de certa forma, uma espécie de poder invisível dominado pelos “grandes”.

Atualmente, a política de contratações de Benfica, FC Porto e Sporting – uns mais que outros – passa muito por esta estratégia: comprar autênticos carregamentos de jogadores a clubes mais pequenos da nossa ou de outras ligas, para depois redistribuí-los de novo por equipas quer do nosso campeonato quer de ligas estrangeiras. Se isto lhe parece completamente normal, então acrescentemos outro facto – os jogadores comprados pelos grandes com o objetivo de rodarem num verdadeiro carrossel são, na sua maioria, de qualidade inferior e de preço baixo.

Bolat chegou em 13/14, mas não fez qualquer jogo com a equipa A dos Dragões. Vai para a sexta época de empréstimos Fonte: Domínio de Bola
Bolat chegou em 13/14, mas não fez qualquer jogo com a equipa A do FC Porto. Vai para a sexta época de empréstimos
Fonte: Domínio de Bola

Para ilustrar esta afirmação, peguemos em alguns exemplos recentes desta estratégia, nomeadamente por parte do Benfica: durante esta semana, foram noticiadas em órgãos de comunicação social desportivos as contratações de Patrick Vieira, do Marítimo, e de Willyan, do Nacional da Madeira. Enquanto que para o primeiro se adivinha uma transferência a custo zero – devido a final de contrato – para Willyan desconhecem-se os contornos do processo, dado que o brasileiro ainda tinha contrato com o Nacional até 2020.

São duas contratações por parte do Benfica que se podem considerar, no mínimo, improváveis e desnecessárias. Sem querer desvalorizar os dois jogadores, parece-me que, à vista desarmada, estes não mostraram qualidade suficiente para jogar no clube da Luz. E estou certo, porque provavelmente não jogarão: Willyan foi imediatamente emprestado ao Vitória de Setúbal, enquanto que, nas palavras da comunicação social, Patrick deverá ser também “emprestado a outro emblema”. Ou seja, o Benfica serviu quase exclusivamente como um intermediário para a transferência, tendo como único interesse o domínio dos direitos económicos dos jogadores, os quais passa a deter.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

António Miguel Cardoso já olha para a final da Taça da Liga: «Se ganharmos, ótimo. Se não ganharmos, ganhamos a próxima»

António Miguel Cardoso já perspetivou a final da Taça da Liga. Presidente do Vitória SC não pensa já nos possíveis adversários.

Vangelis Pavlidis reduz desvantagem e dá esperança ao Benfica

O Benfica está a perder com o Braga por 2-1 na segunda meia final da Taça da Liga. Vangelis Pavlidis marcou o golo dos encarnados.

Fulham de Marco Silva volta a brilhar e vence Chelsea e clubes na corrida pelo título empatam: eis os primeiros resultados do dia na...

Mais um grande jogo do Fulham de Marco Silva, desta feita compensado com uma vitória. Triunfo dos cottagers na receção ao Chelsea.

Deco confirma chegada de internacional português ao Barcelona: «Vamos fechar o negócio»

Deco confirmou a chegada iminente de João Cancelo ao Barcelona. Diretor desportivo blaugrana garantiu que está quase.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona aplica chapa 5 ao Athletic e marca presença na final da Supertaça de Espanha

O Barcelona goleou o Athletic por 5-0 nas meias finais da Supertaça de Espanha. Culés estão na final da competição.

Para ver e rever: Rodrigo Zalazar marca grande golo contra o Benfica e Braga faz assim o 2-0

O Braga está a vencer o Benfica por 2-0 na segunda meia final da Taça da Liga. Rodrigo Zalazar marcou o segundo golo dos arsenalistas.

Já há golo no Benfica x Braga e é de Pau Víctor

O Braga está a vencer o Benfica por 1-0 na segunda meia final da Taça da Liga. Pau Víctor marcou o golo dos arsenalistas.