O estranho caso de Jackson Martinez

- Advertisement -

O mundo dá muitas voltas, e o futebol dá ainda mais voltas. Jackson Martínez que o diga, aos 33 anos o jogador hoje em dia passa despercebido nas partidas, os golos são cada vez mais raros e as dores levaram a melhor sobre o colombiano, que na sua passagem pelo FC Porto era temido por todas as linhas defensivas.

Passemos os olhos pela carreira do “Cha Cha Chá”. A sua carreira começou no Independiente Medellín, clube no qual se formou e permaneceu durante seis temporadas, antes de ser negociado com o Jaguares, equipa mexicana. Por lá ficou duas épocas e rapidamente chamou as atenções para o seu estilo irreverente, o FC Porto investiu 8 milhões na sua contratação. O preço depressa foi justificado com impressionantes prestações.

Fonte: FC Porto

Em três épocas de azul e branco, traduzidas em 136 jogos, gritou-se golo de Jackson em 92 ocasiões e ajudou a vencer três títulos, entre eles a edição de 2012/13 do campeonato português. Para além disso, começou a ganhar destaque também na seleção, fazendo parte da comitiva colombiana para o Mundial de 2014 e Copas Américas de 2011 e 2015.

Estes foram os motivos para o Atlético de Madrid gastar 31 milhões de euros na sua contratação. Neste momento tudo mudou para o internacional colombiano. Na capital espanhola, o jogador não conseguiu render e, passados meia época e uns míseros três golos, foi vendido ao Guangzhou Evergrande. Apesar da sua passagem por Madrid ter ficado aquém das espectativas, a venda rendeu 42 milhões de euros, o que o tornou o jogador mais caro até à data contratado por clubes chineses.

Na China ficou dois anos e, mais uma vez, o jogador, simplesmente, não rendeu com apenas quatro golos e, ainda mais curiosamente, só atuou em 16 ocasiões. Nesta altura começaram a surgir rumores de que uma lesão de longa duração assombrava o colombiano. Até que então foi descoberta uma lesão crónica nos tornozelos.

A este ponto a sua carreira foi posta em causa, as dores não abandonavam o atleta, resultando num tempo de paragem de cerca de meia temporada. Até que o Portimonense SC deu uma nova oportunidade a Jackson, o regresso a Portugal permitiu sonhar num salto exponencial de rendimento, o que acabou por não acontecer.

O facto de jogar e treinar é uma luta diária, o jogador não consegue treinar três dias seguidos e excecionalmente consegue jogar 90 minutos. A vontade, neste caso, tem superado a dor; a paixão de Jackson Martínez a este desporto é emocionante e inspiradora.

Nunca mais vamos ver o matador que brilhou no FC Porto, a verdade é essa. Um dos avançados que mais marcaram na sua passagem por terras lusas hoje combate o próprio corpo para fazer aquilo de que mais gosta. A carreira de Jackson está por um fio; quando as dores se tornarem insuportáveis o jogador não terá outra opção a não ser pendurar as botas.

Foto de Capa: Portimonense SC

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal perde com Inglaterra no primeiro teste antes do Mundial sub-20 Feminino

Portugal perdeu diante da Inglaterra, por 0-2, no primeiro teste de preparação para o Mundial feminino sub-20.

Ruben Amorim sonha com Bruno Fernandes: Manchester United toma decisão

O AC Milan é um dos emblemas que estão interessados em Bruno Fernandes. O Manchester United não quer vender o ponta de lança.

Lucas Soares renova com o Santa Clara

Lucas Soares renovou contrato com o Santa Clara. O lateral-direito prolonga a sua estadia com os insulares por mais três temporadas.

Braga elimina Dínamo Minsk e vai ao playoff da Conference League

O Braga qualificou-se para o playoff da Conference League. Arsenalistas venceram o Dínamo Minsk por 1-0 no combinado entre as duas mãos.

PUB

Mais Artigos Populares

Confirmado: Sacavenense vai participar no Campeonato de Portugal

O Sacavenense está oficialmente notificado de que vai marcar presença na presente edição do Campeonato de Portugal.

Descarte do AC Milan que já gerou mais de 100 milhões de euros em transferências conta com interessados

Christopher Nkunku não entra nos planos de Ruben Amorim e prepara-se para sair do AC Milan. Há interessados no francês.

Benfica interessado em defesa do AC Milan de Ruben Amorim: eis o que diz Fabrizio Romano

O Benfica mostrou interesse em Fikayo Tomori, ao fazer sondagem pelo jogador. Salário do defesa-central do AC Milan é entrave.