O Projeto do Vitória SC

- Advertisement -

A retoma aos lugares cimeiros e ao bom futebol por parte do Vitória acontece com Luís Castro no comando técnico. Mais uma vez uma escolha muito acertada por parte dos responsáveis do clube de Guimarães que, com menos de metade do investimento da época anterior, devolveu o sorriso às caras dos adeptos. Reforço novamente a importância de um treinador de qualidade como sustento de todo o processo, pois é de um bom modelo de jogo e da forma como os jogadores o interpretam, que reside a base do sucesso. Com as vitórias, vem a consequente valorização dos ativos, essencial para a vitalidade dos clubes, especialmente em Portugal onde o dinheiro gerado através da venda de passes de jogadores representa a maior fonte de receita.

Esta temporada chegou mais um nome forte aos conquistadores, Ivo Vieira, depois de uma temporada brilhante ao serviço do Moreirense FC. Como os seus antecessores, também ele tem uma ideia clara do que pretende das suas equipas e demonstrou nos cónegos um excelente futebol. Adicionalmente, jovens jogadores como Ivanildo Fernandes, Heriberto Tavares e sobretudo Chiquinho, despontaram para um patamar superior, revelando a capacidade do técnico para potenciar e valorizar ativos.

O impacto foi imediato e a qualidade de jogo do Vitória SC rapidamente chamou a atenção, apesar de nem sempre os resultados acompanharem as exibições. Jogo após jogo, foi notório o dedo do treinador, com a equipa a ter momentos de verdadeiro brilhantismo, e a qualidade individual a sobressair de um coletivo forte. Neste contexto, um nome sobressaiu acima de todos os outros: Edmond Tapsoba.

Nascido no Burkina Faso, este jovem central conta já com nove internacionalizações pelo seu país e teve a sua estreia oficial pela principal equipa do Vitória SC, com apenas vinte anos. Com 1,92m, impressiona pela condição física, contudo, é na sua qualidade com bola que revela toda a sua classe, sendo elemento importante no processo de construção. Como outros antes dele, passou por um período de maturação na equipa B, antes de dar o salto e se consolidar como titular na primeira equipa. O seu talento não passou despercebido e meia-época foi quanto bastou para que os alemães do Bayer 04 Leverkusen não hesitassem em pagar dezoito milhões de euros pelo seu passe.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

A gestão desse dinheiro é um desafio que se coloca à direção do Vitória SC. Essa receita permite uma almofada para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, para que se continue a recrutar bem, e a dar oportunidade a treinadores de qualidade que valorizem esses ativos. É que nos vimaranenses há mais um jovem a despertar a atenção de clubes estrangeiros, o jovem inglês de apenas vinte e um anos, Marcus Edwards, que chegou este ano para imediatamente se afirmar na equipa principal e ser já uma das principais referências do ataque vitoriano, em mais uma demonstração do excelente trabalho de prospeção que tem sido feito pelo emblema vitoriano.

Miguel Pinto Lisboa tem assim uma grande responsabilidade em mãos, para que de forma ambiciosa, mas criteriosa, possa investir no desenvolvimento sustentado do Vitória SC, de modo a garantir o futuro do Vitória, ao mesmo tempo que, objetivamente, almeja o salto em frente para outro patamar competitivo, consolidando o seu estatuto quer no panorama nacional, quer internacional.

Gonçalo Palma Salgueiro
Gonçalo Palma Salgueirohttp://www.bolanarede.pt
Com formação académica em Comunicação Social, o Gonçalo trata o futebol por tu e adora uma tarde bem passada a falar dele. Essa paixão levou-o a juntar-se à Sports Consulting Group como Sports Manager, que, por sua vez, o conduz a visitar recintos desportivos dos mais variados escalões do futebol nacional. Espera agora poder partilhar ideias e gerar debate, com olhos postos no futuro do desporto rei em Portugal.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.