O que é ser bom em Portugal?

- Advertisement -

O campeonato em Portugal é conhecido pela maneira como potencia jogadores, o “comprar barato e vender caro” constitui um lema que todas as equipa procuram cumprir à letra. Contudo, alguns destes falham, com estrondo, uma vez transferidos para o estrangeiro.

Adorados por adeptos e elevados pelos media, os senhores 30 milhões – valor habitualmente utilizado como base dos negócios – lá fora, seja por que motivo for, não conseguem demonstrar todo o potencial que vinha rotulado e entregue às terras lusas. Num pequeno jogo mental, nomes como Anderson, Jackson Martínez, Nico Gaitán, Markovic, Marcos Rojo, Mangala, Slimani, (recorde-se que o Sporting CP comprou o passe do jogador por 300 mil euros e acabou por vendê-lo por 30 milhões), João Mário e Renato Sanches surgem de imediato pois, nos últimos anos, conferiram ao futebol português o prazer de os ver jogar, destacando-se facilmente perante as limitações desta nossa realidade taticamente pobre.

Daí a pergunta inicial: o que leva um jogador a falhar?

Aqui, camuflar limitações individuais com o poderio dos conjuntos – principalmente o FC Porto, SL Benfica e Sporting CP – compõe uma fórmula resultante no brilho e posterior protagonismo face às equipas de segunda linha aquando dos embates nas competições internas. Contudo, estas características o tempo as leva porque, uma vez transferidos, estes fora de série perdem o encanto que tão bem os definia: a banalidade ergue-se, as oportunidades, dadas por treinadores que continuam a acreditar nas capacidades uma vez exibidas perdem-se, e o talento é dissipado.

Estes casos, cada vez mais vulgares, suscitam dúvidas sobre a exigência da liga, descredibilizando os seus jogadores e os responsáveis pelos clubes. Evidentemente, a vontade de vender é maior do que a vontade de formar profissionais preparados para as instâncias futuras.

Em Portugal, não se relançam carreiras, sentenciam-se!

Artigo revisto por Diogo Teixeira

 

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting mantém a receita no que diz respeito à pré-temporada

O Sporting vai voltar a realizar um estágio de pré-temporada em Lagos. Ainda assim, as datas do mesmo não estão decididas.

Eduardo Coudet aborda possível chegada de Nicolás Otamendi ao River Plate: «Espero que ele venha para o clube, está em grande forma»

Eduardo Coudet foi questionado sobre a possível chegada de Nicolás Otamendi ao River Plate e deixou elogios ao defesa.

‘Caso José Mourinho’: Florentino Pérez já disse a Rui Costa quando vai pagar a cláusula de rescisão do treinador

Florentino Pérez já definiu que quer comprar José Mourinho ao Benfica e vai pagar a cláusula de rescisão do treinador.

Vai haver surpresa? Luka Modric pode juntar-se a José Mourinho no Real Madrid

Luka Modric tem um convite para regressar ao Real Madrid, caso termine a carreira e Florentino Pérez vença as eleições.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid: Barcelona prepara 100 milhões de euros por Julián Álvarez e colchoneros tomam decisão

O Atlético Madrid não está disponível para vencer Julián Álvarez por 100 milhões de euros ao Barcelona, pedindo mais dinheiro.

Francisco Trincão está no 11 do Ano da Liga Portugal: «Dono de um pé esquerdo mágico»

Francisco Trincão está presente no 11 do Ano da Liga Portugal. Avançado do Sporting fez 34 jogos, marcou sete golos e deu 10 assistências.

Fez 11 assistências esta época e terá entrado no radar do FC Porto

O FC Porto está entre os interessados em Mauro Júnior. Pode jogar a lateral esquerdo e a médio centro e atua de momento no PSV.