📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O regresso dos guarda-redes-líbero

- Advertisement -

No entanto, nos dias de hoje, o futebol é muito mais táctico do que era na década de 50, o que faz com um guarda-redes-líbero não se deva limitar a saber jogar com os pés. No futebol actual, para além do domínio da posse de bola, a equipa pretende fazer aquilo a que te tem chamado de pressing, ou seja, uma pressão alta sobre o adversário, tentando recuperar a bola quando este ainda está a iniciar a fase de construção.

Só que se uma equipa joga com a linha muito subida, isso significa que existe muito espaço nas suas costas que pode ser explorado por avançados rápidos e que dão profundidade ao jogo. E é nesse espaço que actua um guarda-redes-líbero no futebol moderno.

Beto será o guarda-redes português que melhor joga com os pés Fonte: Sporting CP
Beto será o guarda-redes português que melhor joga com os pés
Fonte: Sporting CP

Hoje em dia, o trabalho de um guarda-redes vai muito além do que este faz entre os postes. Para além de saber jogar com os pés e iniciar a construção, um guarda-redes-líbero nos dias de hoje tem de mostrar a sua presença em campo: tem de ter uma boa leitura de jogo, têm de saber comunicar com os colegas de equipa, tem de controlar a profundidade da equipa adversária, tem de ser rápido nos lances de 1 vs 1… É este o perfil ousado que os guarda-redes devem ter no futebol moderno.

Cá em Portugal, o brasileiro Ederson Moraes foi quem implementou esse perfil de guarda-redes no nosso futebol e o jovem prodígio Mile Svilar, parece seguir as mesmas pisadas. Entre os lusos, Beto parece ser o que mais encaixa nesse perfil, sendo um guarda-redes que sabe jogar bem com os pés e é eficaz na saída dos postes. Apesar dos seus 35 anos, tem sido um dos melhores guarda-redes da Liga turca nesta época e acredito que ainda pode mais do que tem dado.

Este é mais um sinal da evolução significativa que o futebol tem tomado nesta década, com o guarda-redes a assumir um papel mais preponderante no fio de jogo da equipa, podendo tornar-se muitas vezes, no seguro de vida da equipa em situações de maior aperto.

Foto de capa: Facebook Oficial Ederson Moraes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma pode avançar com proposta por avançado do Manchester United: Há novidades

A AS Roma está interessada em contratar Joshua Zirkzee ao Manchester United e já tem proposta em mente. Eis a situação.

Frederico Varandas vai recandidatar-se no Sporting: eis as principais motivações e objetivos

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting. Já são conhecidas as principais motivações.

Vice-presidente e CFO do Benfica revela mais detalhes do Benfica District: Desde os 80 mil na Luz ao financiamento

Nuno Catarino, vice-presidente e CFO do Benfica, revela mais detalhes sobre o Benfica District. Projeto será votado a 3 de janeiro em AG.

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.

Eis os onzes prováveis do Farense x Benfica para a Taça de Portugal

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Farense para os oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.