O regresso dos guarda-redes-líbero

- Advertisement -

No entanto, nos dias de hoje, o futebol é muito mais táctico do que era na década de 50, o que faz com um guarda-redes-líbero não se deva limitar a saber jogar com os pés. No futebol actual, para além do domínio da posse de bola, a equipa pretende fazer aquilo a que te tem chamado de pressing, ou seja, uma pressão alta sobre o adversário, tentando recuperar a bola quando este ainda está a iniciar a fase de construção.

Só que se uma equipa joga com a linha muito subida, isso significa que existe muito espaço nas suas costas que pode ser explorado por avançados rápidos e que dão profundidade ao jogo. E é nesse espaço que actua um guarda-redes-líbero no futebol moderno.

Beto será o guarda-redes português que melhor joga com os pés Fonte: Sporting CP
Beto será o guarda-redes português que melhor joga com os pés
Fonte: Sporting CP

Hoje em dia, o trabalho de um guarda-redes vai muito além do que este faz entre os postes. Para além de saber jogar com os pés e iniciar a construção, um guarda-redes-líbero nos dias de hoje tem de mostrar a sua presença em campo: tem de ter uma boa leitura de jogo, têm de saber comunicar com os colegas de equipa, tem de controlar a profundidade da equipa adversária, tem de ser rápido nos lances de 1 vs 1… É este o perfil ousado que os guarda-redes devem ter no futebol moderno.

Cá em Portugal, o brasileiro Ederson Moraes foi quem implementou esse perfil de guarda-redes no nosso futebol e o jovem prodígio Mile Svilar, parece seguir as mesmas pisadas. Entre os lusos, Beto parece ser o que mais encaixa nesse perfil, sendo um guarda-redes que sabe jogar bem com os pés e é eficaz na saída dos postes. Apesar dos seus 35 anos, tem sido um dos melhores guarda-redes da Liga turca nesta época e acredito que ainda pode mais do que tem dado.

Este é mais um sinal da evolução significativa que o futebol tem tomado nesta década, com o guarda-redes a assumir um papel mais preponderante no fio de jogo da equipa, podendo tornar-se muitas vezes, no seguro de vida da equipa em situações de maior aperto.

Foto de capa: Facebook Oficial Ederson Moraes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto analisa golos sofridos pelo Vitória SC e lamenta derrota: «Fizemos por mais, quisemos mais, mas o futebol é isto e o Braga...

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto analisou o jogo.

Carlos Vicens admite dificuldades do Braga contra o Vitória SC: «Estávamos mais tensos na saída»

O Braga recebeu o Vitória este sábado, num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Carlos Vicens analisou o jogo.

Benfica volta a criticar arbitragem com novo vídeo: «Contra o Benfica, penálti. A favor, já não é. Afinal, qual é o critério?»

O Benfica voltou a criticar a arbitragem. Em causa, lance de penálti não assinalado na área do AVS SAD por mão na bola.

A execução técnica de Luis Suárez no terceiro golo do Sporting em Moreira de Cónegos

Luis Suárez foi o autor do terceiro golo do Sporting diante do Moreirense. O ponta-de-lança colombiano marcou na sequência de um pontapé de canto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Braga x Vitória SC da Primeira Liga

O Braga bateu o Vitória SC por 3-2 num encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os destaques do Dérbi do Minho.

Braga supera o Vitória SC num Dérbi Minhoto cheio de golos

Na 23.ª jornada da Primeira Liga, o Braga saiu vitorioso do Dérbi do Minho, com uma vitória por 3-2 frente ao Vitória SC.

Atlético Madrid dá pontapé na mini crise e vence Espanyol: eis os resultados do dia na La Liga

O Atlético Madrid venceu o Espanyol por 4-2 na 25.ª jornada da La Liga. Sequência sem vitórias dos colchoneros tem fim.