Obrigado, Jorge! O legado de Jorge Jesus no futebol português

- Advertisement -

Trajeto “entre muros”

O técnico natural da Amadora fez a sua estreia na primeira divisão do futebol nacional, em dezembro de 2003, ao comando do Vitória SC. Na altura, Jesus tinha 48 anos.

Daí em diante, e ao longo de mais de uma década, construiu uma carreira de sucesso no principal escalão, passando por clubes como o Moreirense FC, UD Leiria, CF “Os Belenenses”, SC Braga, SL Benfica e, mais recentemente, o Sporting CP (onde se encontrava, desde o verão de 2015). No total foram 432 partidas disputadas na Primeira Liga, das quais 272 resultaram em vitórias para as “turmas” orientadas por Jorge Jesus.

Jorge Jesus conquistou mais de 10 títulos ao serviço do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

A essas vitórias somaram-se, naturalmente, notáveis conquistas nomeadamente três títulos de campeão nacional (todos eles enquanto treinador do SL Benfica), seis Taças da Liga (cinco alcançadas ao serviço do SL Benfica e uma pelo Sporting CP) e, por fim, duas Supertaças Cândido de Oliveira (repartidas entre SL Benfica e Sporting CP).

À fama ganha dentro dos relvados, motivada quer pelas suas conquistas, quer pelo facto de ter potenciado futebolistas como Ramires, Ángel Di María, Nemanja Matic, Fábio Coentrão, Bruno Fernandes ou Bas Dost, sucedeu-se o protagonismo fora deles, por força de algumas das suas declarações das quais, a título de exemplo, constam as seguintes frases: “ Eu criei uma ciência para ter uma ideia, um modelo de jogo, um modelo de jogador, um modelo de treino”; “Pressão? Isso faz parte do nosso dia-a-dia (…) Na cabeça de jogadores deste nível essa palavra está, sempre, presente. (…) É ‘piners’ para nós”.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre o gelo e o espelho: um empate que expõe mais do que resolve | Viktoria Plzen 1-1 FC Porto

Há empates que sabem a sobrevivência e outros que sabem a aviso. O 1-1 do FC Porto em Plzen pertence claramente à segunda categoria.

Tondela fecha contratação do avançado Arjen van der Heide

O Tondela está prestes a garantir a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês vai assinar contrato com a equipa beirã até 2029.

Moreirense confirma saída de Guilherme Schettine para o Tianjin Jinmen Tiger

Guilherme Schettine já não é jogador do Moreirense. O avançado brasileiro foi transferido para o Tianjin Jinmen Tiger, da Liga Chinesa.