📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Mamadou Loum

- Advertisement -

Mamadou Loum N’Diaye nasceu a 30 de dezembro de 1996 em Dakar – cidade capital da República do Senegal, país que possui uma considerável cultura futebolística. Por conseguinte, e à semelhança de muitas outras crianças daquele país da África Ocidental, Mamadou interessou-se pela modalidade, fazendo despertar o desejo de se vir a tornar profissional de futebol, uma aspiração que se intensificou assim que ingressou no Union Sportive de Ouakam, emblema dos arredores da capital onde fez toda a sua formação.

Após participar no Campeonato do Mundo sub-20 de seleções, que decorreu entre maio e junho de 2015 na Nova Zelândia – realizou cinco partidas ao serviço dos Les Lionceaux de la Téranga -, foi contratado pelo SC Braga, isto depois de ter cumprido um período de testes na Udinese Calcio, emblema italiano reconhecido internacionalmente por sinalizar jovens talentos.

Lançado por Abel Ferreira, fez a sua estreia – como suplente utilizado – no segundo principal escalão do futebol luso, a 15 de agosto de 2015, num encontro ante o Gil Vicente FC.

Enquanto jogador dos Arsenalistas, Loum atuou, ao longo das três últimas temporadas, na equipa B, disputando um total de 64 jogos e marcando quatro golos na exigente Segunda Liga. Assim, e ainda que não lhe tenham proporcionado oportunidades na formação principal do SC Braga, a qualidade que revelara catapultou-o para a Primeira Liga, um salto que se deu por via de um empréstimo a outro clube minhoto, o Moreirense FC.

Mamadou Loum tem vindo a deslumbrar, em época de estreia, na Primeira Liga, ao serviço do Moreirense FC
Fonte: Moreirense FC

Um autêntico polivalente

A formação de Moreira de Cónegos, orientada por Ivo Vieira, tem alternado, desde o início da época, entre três esquemas táticos: o 4-4-2, o 4-3-3 e o 4-2-3-1. Ora, independentemente do sistema adotado, o médio defensivo senegalês tem surgido sempre como titular no setor intermédio dos verde e brancos, reflexo da importância que o seu contributo representa para a equipa. Porém, e atendendo à tática utilizada, o camisola número 31 do Moreirense comporta-se, claro está, de maneira diferente. Se, por exemplo, fizer parte de um meio-campo “a três” – com Pedro Nuno, Neto ou Chiquinho-, Loum fica encarregue de dar solidez à defesa, posicionando-se essencialmente no meio-campo defensivo da sua equipa, tal como sugere a seguinte imagem:

A verde, encontra-se representada a região que o médio senegalês ocupou por mais tempo diante do CD Feirense
Fonte: Heatmap

Além da grande consistência que empresta a nível defensivo, este jovem médio de 21 anos desempenha um papel essencial na articulação – entre setores – do jogo do Moreirense FC, o que se comprova pelo facto de ser o médio que maior número de toques dá por encontro, registando uma média de 56,3 toques. Trata-se, também, daquele que mais passes realiza, efetuando uma média de 41,4 passes por jogo, a que corresponde uma percentagem de sucesso de 70%.

Como joga

O médio vinculado ao SC Braga revela-se um futebolista polivalente, embora se destaque pelas suas caraterísticas defensivas. Nesse sentido, há que salientar a sua capacidade de desarme, já que realiza uma média de 2,3 desarmes bem sucedidos por encontro, o que equivale a uma percentagem de 80% sobre o total efetuado e, ainda, a sua destreza no capítulo das interceções.

Por sua vez, no que se refere ao plano ofensivo, sobressai a sua aptidão para efetuar remates de meia-distância, sendo que representam 70% da totalidade de remates que tenta.

Que este Loum possa crescer e ‘incendiar’ com a sua classe os relvados deste nosso Portugal.

Foto de Capa: Moreirense FC

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.