📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 5 melhores jogadores da Primeira Liga 2025/26

- Advertisement -

A Primeira Liga 2025/26 arrancou no último fim de semana, e o desequilíbrio entre equipas voltou a ficar evidente. A maioria dos clubes continua a enfrentar grandes dificuldades para investir, o que concentra o melhor talento nos plantéis com maior capacidade financeira.

No mercado de verão, cada candidato ao topo seguiu a sua própria estratégia. O FC Porto abriu os cofres para colmatar um plantel carente de qualidade. O Benfica reforçou as posições mais frágeis e, finalmente, contratou um defesa-direito de raiz. O Sporting perdeu o melhor jogador da Liga nas últimas duas épocas, mas manteve o núcleo duro, reduzindo a necessidade de gastar. Já o Braga apostou forte, investindo boa parte do orçamento numa tentativa clara de se reaproximar do Top-3.

Com este cenário em mente, a pergunta impõe-se: quem serão os cinco melhores jogadores da Liga nesta nova temporada?

5.

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Diogo Costa – Embora nas últimas duas épocas não tenha exibido o seu nível mais alto, o contexto coletivo ajuda a explicar parte dessa oscilação, Diogo Costa tem qualidade para voltar a ser o melhor guardião da Liga portuguesa. Em 24/25 foi o guarda-redes que esteve mais jogos sem sofrer golos, 16 (participou em 32) e evitou 3.2 golos. Com o novo treinador do FC Porto a beneficiar uma construção mais curta e com o objetivo de atrair adversários ao corredor central para depois sair pelos corredores laterais Diogo Costa vai ser preponderante para construir jogadas de ataque dos azuis e brancos, a facilidade que tem em jogar com os pés vai ser uma forte arma para a equipa. Mas não é só aí que vai ajudar a equipa, com uma defesa mais coesa o guardião tem tudo para voltar a ganhar a confiança de épocas anteriores e voltar a ser uma peça preponderante no FC Porto.

4.

Morten Hjulmand Sporting
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Morten Hjulmand – Curiosamente, quando chegou a Alvalade nem era a primeira opção para reforçar o meio-campo. No entanto, tornou-se rapidamente num dos médios mais influentes, senão o mais influente, da Liga Portuguesa. O internacional dinamarquês destaca-se pela capacidade de atuar entre as linhas média e avançada dos adversários, assumindo o comando do ritmo de jogo leonino e sendo crucial na progressão com bola. Defensivamente, é sólido e inteligente: tem um posicionamento exemplar e sabe quando recorrer à falta tática para travar transições. Fora da estatística, acrescenta liderança e estabilidade emocional à equipa. Com a saída de Gyokeres, é expectável que a sua importância no Sporting cresça ainda mais nesta temporada.

3.

Pedro Gonçalves Francisco Trincão Sporting Jogadores
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Francisco Trincão – Depois de uma primeira época menos positiva, em 22/23, Francisco Trincão tronou-se peça fundamental do ataque do Sporting em 23/24. Mas foi em 24/25 que mostrou teve a melhor época da sua carreira. O extremo português foi destaque não só do sporting, mas também do campeonato. A forma como muitas vezes foi criativo e ao mesmo tempo um jogador que aparecia na área para finalizar fez com que tivesse 26 participações diretas em golos, em 54 jogos. A relevância do jogador foi ainda mais notória durante a onda de lesões que assombrou os verdes e brancos. Trincão foi o jogador com mais minutos do Sporting, e foi a sua disponibilidade que também o tornou fundamental, mesmo tendo tido um abaixamento de forma a entre fevereiro e março o jogador deu sempre tudo o que tinha e ajudou a equipa durante a fase mais importante da época, tendo mesmo marcado um dos golos do título em pleno Estádio da Luz. Agora em 25/26 com o retorno de Pedro Gonçalves e com a contratação de Luís Suarez, Francisco Trincão tem ainda mais condições para se destacar e aumentar a sua influência na criação e finalização de jogadas ofensivas.

2.

Vangelis Pavlidis Mert Muldur
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O grego que chegou à luz em agosto de 2024 acabou a temporada passada como goleador máximo dos encarnados, mas o início não foi o melhor. A expectativa dos adeptos era que o jogador se aproximasse dos números de Gyökeres, mas com o início complicado chegaram a existir comparações com Arthur Cabral, no entanto ao longo da época o avançado mostrou que é um avançado completo, a confiança e o entendimento com os colegas começou a aumentar e de forma natural os golos surgiram. Pavlidis mostrou que consegue ser um avançado de área, mas que também tem capacidade de ser um homem extra no meio-campo e que isola colegas, e que consegues também ser uma opção para segurar bolas mais longas. Agora, em 2025/26, com a contratação de Ivanovic, o Benfica deverá apostar em vários jogos num ataque a dois. Pavlidis terá de se adaptar a partilhar o protagonismo, mas as características de ambos complementam-se, e o grego reúne todas as condições para ser o rosto das águias nesta época.

1.

Pedro Gonçalves Pote Sporting
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Pedro Gonçalves – O jogador mais consistente do Sporting nos últimos anos teve uma época difícil em 24/25, uma lesão sofrida no início de novembro fê-lo perder mais de metade da temporada. Mas mesmo nos poucos jogos em que esteve envolvido mostrou toda a sua influência, foi o jogador com mais passes para utilização por 90 minutos na Liga (4.34), foi também o jogador que criou mais oportunidades de remate por 90 minutos (6.72), teve ainda 12 participações diretas para golo em 20 jogos. Durante a pré-época, na supertaça e no primeiro jogo da Liga mostrou rasgos do que pode efetivamente fazer e adicionar ao jogo da equipa. Tal como Trincão beneficia de um avançado como Luís Suarez, que permite um jogo entrelinhas mais forte. Pedro Gonçalves, sem lesões, e estando no auge físico, tem as capacidades técnicas e táticas para ultrapassar o seu máximo de envolvimento direto em golos (34). O mundial de 2026 pode ser também uma motivação extra para um jogador que já devia ter tido mais protagonismo a este nível.

Subscreve!

Artigos Populares

Robert Lewandowski aborda futuro: «Não sei onde estarei ou o que quererei fazer daqui a alguns meses. Não estou com pressa»

Robert Lewandowski não tem pressa quanto ao seu futuro. Avançado polaco está em final de contrato no Barcelona.

Neemias Queta aborda evolução nos Boston Celtics: «Sinto-me mais confortável em campo»

Neemias Queta falou sobre o crescimento nos Boston Celtics. Poste português abordou ainda a relação com Jayson Tatum.

Eis a prioridade do Manchester United de Ruben Amorim para o mercado de janeiro

O Manchester United está muito interessado na contratação de Elliot Anderson. Médio do Nottingham Forest destaca-se na lista.

Portugal x Arménia e a luta pelo Mundial 2026: Eis os onzes prováveis do jogo decisivo

Portugal vai enfrentar esta tarde a Arménia com objetivo de confirmar a ida ao Mundial 2026. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer avançar com Benfica District: eis os principais planos

O Benfica quer acelerar com o Benfica District. Águias pretendem iniciar processo de licenciamento ainda este mês.

Brasileirão: Palmeiras de Abel Ferreira perde com Santos nos descontos e o golo foi de ex-Benfica

O Santos venceu esta madrugada o Palmeiras de Abel Ferreira por 1-0 no Brasileirão. Benjamín Rollheiser marcou o golo decisivo.

FC Porto: As novidades relativas a Borja Sainz antes da Taça da Portugal

Borja Sainz deverá ser opção do FC Porto para o duelo com o Sintrense na Taça de Portugal. Jogo é no dia 22 de novembro.