Os 5 melhores jogadores da Primeira Liga 2025/26

A Primeira Liga 2025/26 arrancou no último fim de semana, e o desequilíbrio entre equipas voltou a ficar evidente. A maioria dos clubes continua a enfrentar grandes dificuldades para investir, o que concentra o melhor talento nos plantéis com maior capacidade financeira.

No mercado de verão, cada candidato ao topo seguiu a sua própria estratégia. O FC Porto abriu os cofres para colmatar um plantel carente de qualidade. O Benfica reforçou as posições mais frágeis e, finalmente, contratou um defesa-direito de raiz. O Sporting perdeu o melhor jogador da Liga nas últimas duas épocas, mas manteve o núcleo duro, reduzindo a necessidade de gastar. Já o Braga apostou forte, investindo boa parte do orçamento numa tentativa clara de se reaproximar do Top-3.

Com este cenário em mente, a pergunta impõe-se: quem serão os cinco melhores jogadores da Liga nesta nova temporada?

5.

Diogo Costa FC Porto
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Diogo Costa – Embora nas últimas duas épocas não tenha exibido o seu nível mais alto, o contexto coletivo ajuda a explicar parte dessa oscilação, Diogo Costa tem qualidade para voltar a ser o melhor guardião da Liga portuguesa. Em 24/25 foi o guarda-redes que esteve mais jogos sem sofrer golos, 16 (participou em 32) e evitou 3.2 golos. Com o novo treinador do FC Porto a beneficiar uma construção mais curta e com o objetivo de atrair adversários ao corredor central para depois sair pelos corredores laterais Diogo Costa vai ser preponderante para construir jogadas de ataque dos azuis e brancos, a facilidade que tem em jogar com os pés vai ser uma forte arma para a equipa. Mas não é só aí que vai ajudar a equipa, com uma defesa mais coesa o guardião tem tudo para voltar a ganhar a confiança de épocas anteriores e voltar a ser uma peça preponderante no FC Porto.

4.

Morten Hjulmand Sporting
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Morten Hjulmand – Curiosamente, quando chegou a Alvalade nem era a primeira opção para reforçar o meio-campo. No entanto, tornou-se rapidamente num dos médios mais influentes, senão o mais influente, da Liga Portuguesa. O internacional dinamarquês destaca-se pela capacidade de atuar entre as linhas média e avançada dos adversários, assumindo o comando do ritmo de jogo leonino e sendo crucial na progressão com bola. Defensivamente, é sólido e inteligente: tem um posicionamento exemplar e sabe quando recorrer à falta tática para travar transições. Fora da estatística, acrescenta liderança e estabilidade emocional à equipa. Com a saída de Gyokeres, é expectável que a sua importância no Sporting cresça ainda mais nesta temporada.

3.

Pedro Gonçalves Francisco Trincão Sporting Jogadores
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Francisco Trincão – Depois de uma primeira época menos positiva, em 22/23, Francisco Trincão tronou-se peça fundamental do ataque do Sporting em 23/24. Mas foi em 24/25 que mostrou teve a melhor época da sua carreira. O extremo português foi destaque não só do sporting, mas também do campeonato. A forma como muitas vezes foi criativo e ao mesmo tempo um jogador que aparecia na área para finalizar fez com que tivesse 26 participações diretas em golos, em 54 jogos. A relevância do jogador foi ainda mais notória durante a onda de lesões que assombrou os verdes e brancos. Trincão foi o jogador com mais minutos do Sporting, e foi a sua disponibilidade que também o tornou fundamental, mesmo tendo tido um abaixamento de forma a entre fevereiro e março o jogador deu sempre tudo o que tinha e ajudou a equipa durante a fase mais importante da época, tendo mesmo marcado um dos golos do título em pleno Estádio da Luz. Agora em 25/26 com o retorno de Pedro Gonçalves e com a contratação de Luís Suarez, Francisco Trincão tem ainda mais condições para se destacar e aumentar a sua influência na criação e finalização de jogadas ofensivas.

2.

Vangelis Pavlidis Mert Muldur
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Vangelis Pavlidis – O grego que chegou à luz em agosto de 2024 acabou a temporada passada como goleador máximo dos encarnados, mas o início não foi o melhor. A expectativa dos adeptos era que o jogador se aproximasse dos números de Gyökeres, mas com o início complicado chegaram a existir comparações com Arthur Cabral, no entanto ao longo da época o avançado mostrou que é um avançado completo, a confiança e o entendimento com os colegas começou a aumentar e de forma natural os golos surgiram. Pavlidis mostrou que consegue ser um avançado de área, mas que também tem capacidade de ser um homem extra no meio-campo e que isola colegas, e que consegues também ser uma opção para segurar bolas mais longas. Agora, em 2025/26, com a contratação de Ivanovic, o Benfica deverá apostar em vários jogos num ataque a dois. Pavlidis terá de se adaptar a partilhar o protagonismo, mas as características de ambos complementam-se, e o grego reúne todas as condições para ser o rosto das águias nesta época.

1.

Pedro Gonçalves Pote Sporting
Fonte: Rui Pereira / Bola na Rede

Pedro Gonçalves – O jogador mais consistente do Sporting nos últimos anos teve uma época difícil em 24/25, uma lesão sofrida no início de novembro fê-lo perder mais de metade da temporada. Mas mesmo nos poucos jogos em que esteve envolvido mostrou toda a sua influência, foi o jogador com mais passes para utilização por 90 minutos na Liga (4.34), foi também o jogador que criou mais oportunidades de remate por 90 minutos (6.72), teve ainda 12 participações diretas para golo em 20 jogos. Durante a pré-época, na supertaça e no primeiro jogo da Liga mostrou rasgos do que pode efetivamente fazer e adicionar ao jogo da equipa. Tal como Trincão beneficia de um avançado como Luís Suarez, que permite um jogo entrelinhas mais forte. Pedro Gonçalves, sem lesões, e estando no auge físico, tem as capacidades técnicas e táticas para ultrapassar o seu máximo de envolvimento direto em golos (34). O mundial de 2026 pode ser também uma motivação extra para um jogador que já devia ter tido mais protagonismo a este nível.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig esquece Fábio Silva e fecha antigo alvo do Sporting para o ataque

O RB Leipzig garantiu a contratação de Rômulo Cardoso. O avançado brasileiro vai render um total de 25 milhões de euros ao Goztepe.

Eis o ranking da UEFA após a vitória do Benfica frente ao Nice na Champions League

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. No total, após o triunfo do Benfica, já foram somados 2500 pontos.

Kerem Akturkoglu não pode defrontar Benfica no playoff caso seja transferido para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu não vai poder ser utilizado pelo Fenerbahçe frente ao Benfica, caso seja transferido para o clube turco, a tempo dos jogos dos playoffs.

Bruno Lage: «A única preocupação que tenho é não dar tempo de jogo a quem não tem jogado, numa pré-época é normal todos terem...

Bruno Lage já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Nice, relativo à terceira pré-eliminatória da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes: «Talvez joguei o meu melhor futebol no Benfica no lado»

Fredrik Aursnes já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Nice, relativo à terceira pré-eliminatória da Champions League.

Já estão definidos todos os jogos do playoff da Champions League

Já estão concluídos os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Chave do playoff da prova já está definida.

Supertaça Europeia: em busca de mais uma dose de glória | PSG x Tottenham

PSG e Tottenham apontam à conquista de novo troféu internacional. As duas equipas lutam pela conquista da Supertaça Europeia.