Os Açores: paisagens, atlântico e… futebol

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Ao falar do arquipélago dos Açores, as primeiras imagens que vêm à cabeça de quase toda a gente, são de paisagens, do verde das montanhas, do azul do mar, do oceano atlântico, de um conjunto de particularidades que só quem visita a região conhece. Mas, acrescento um item aos anteriores referidos. Falar dos Açores é também falar de futebol.

Há alguns anos, vindo do arquipélago dos Açores surgia o fenómeno Pauleta. O ciclone dos Açores, como era chamado, marcou uma geração no futebol português. Para além de ser um dos melhores jogadores portugueses de sempre, foi embaixador de uma região que muitos julgavam não ter qualquer expressão no futebol português. A verdade é que nos últimos anos têm surgido vários casos de sucesso no futebol açoriano, casos que mostram que nos Açores também existem bons profissionais, também há um foco especial na formação dos jogadores. Mesmo com as dificuldades naturais em atingir a notoriedade, fruto da insularidade e das condições inerentes, têm chegado ao grande palco do futebol português alguns bons jogadores provenientes dos Açores.

Eliseu é um dos jogadores açorianos, no ativo, mais reconhecidos. Não só pela sua vespa mas pela qualidade que apresenta no futebol Fonte: Sapo Desporto
Eliseu é um dos jogadores açorianos, no ativo, mais reconhecidos. Não só pela sua vespa mas pela qualidade que apresenta no futebol
Fonte: Sapo Desporto

À cabeça, Eliseu e Iuri Medeiros. Eliseu vindo da Terceira, fez carreira em Portugal e Espanha, fazendo parte do plantel que se tornou tetra-campeão em Portugal. Para além de ser um jogador disponível fisicamente, dá segurança tanto a atacar como a defender, sendo um elemento experiente que faz falta a qualquer plantel. Já Iuri, homem vindo do Faial, pertence aos quadros do Sporting e esta época esteve no Boavista, sendo um dos grandes destaques do campeonato. Para além destes casos, podemos destacar Minhoca, homem que esteve nas últimas temporadas no Paços de Ferreira,um jogador de grande recorte técnico, um médio capaz de decidir jogos. A acompanhá-lo, Paulo Henrique, que tanto pode jogar a defesa-esquerdo como pode jogar como central, homem que participou nos últimos jogos olímpicos e que apesar de ainda não ter encontrado o seu espaço na equipa da capital do móvel. Para além destes, continuam a surgir casos de sucesso, principalmente nas camadas de formação dos maiores clubes portugueses. Continuam a despontar jovens craques açorianos que têm todas as condições para chegar aos mais alto nível, nos próximos anos. A nível de clubes, os destaques vão para CD Santa Clara, SC Praiense e Clube Operário Desportivo, três das equipas mais representativas dos Açores.

Apesar do estigma, o futebol nos Açores tem evoluído imenso. Prova viva disso são os casos recentes que têm vindo a surgir nos últimos tempos. Passou-se a olhar para os jogadores açorianos com outros olhos, muito por culpa de Pedro Pauleta. E se existem menos condições financeiras por parte dos clubes insulares, há que destacar a força de vontade dos jogadores, e o afinco e a paixão com que se trabalha nas diversas áreas de formação. Portanto, a todos os leitores, os Açores para além de continuarem a ser um excelente destino turístico, para além de continuarem a ser uma região muito peculiar, continuam a oferecer ao mundo vários jogadores de valia, demonstrando que, por cá, continua-se a valorizar muito o futebol.

Fonte de capa: Happy words

Emanuel Melo
Emanuel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Emanuel está no terceiro ano da licenciatura em Comunicação Social e Cultura. Vem da terra do Pauleta, das paisagens deslumbrantes e do queijo Terra Nostra. Gosta de ver a Premier League e espera um dia poder vir a ser relatador de futebol.                                                                                                                                                 O Emanuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.