Os eleitos da Primeira Liga

Defesas

O lado esquerdo da defesa é uma das posições com as escolhas mais óbvias e, sobretudo, mais capazes.

Alex Telles, o rei das assistências da última edição da Primeira Liga, é uma das figuras do campeão nacional. O brasileiro é capaz de ser uma mais valia não só no plano defensivo, mas também ofensivo, através de cruzamentos certeiros e qualidade no jogo exterior.

Grimaldo, por sua vez, tem a qualidade com bola típica das escolas do Barcelona, sendo um lateral de elevado recorte técnico. Com um pé esquerdo invejável, o espanhol é muito forte no jogo interior e, embora não seja tão forte defensivamente como Alex Telles, também garante segurança lá atrás.

No eixo, surge a primeira opção pertencente ao Sporting CP. Sebástian Coates, um central muito competente nos duelos individuais e nas subidas no terreno, conquista o seu lugar sem grandes dificuldades. O seu teórico parceiro de setor, Jérémy Mathieu, seria igualmente um dos eleitos, não fosse a lesão que o vem afastando dos relvados.

Coates é um dos imprescindíveis dos Leões
Foto: Sporting CP

Vindo do outro lado da Segunda Circular, Rúben Dias é outra das apostas comuns com Fernando Santos. O jovem do Benfica, titular desde a época transata, tem subido o nível e, por exemplo, foi recentemente o MVP na vitória do Benfica sobre o Porto.

E é dos dragões, precisamente, que chegam os restantes defesas centrais. Felipe, um jogador muito agressivo nos duelos e forte nas dobras (de resto, à semelhança de Rúben Dias), e com muita força nas bolas paradas, parece também ser indiscutível.

E Éder Militão, uma das boas novidades desta época, fecha o quarteto. Ao contrário dos restantes centrais mencionados, o ex-São Paulo destaca-se pela sua segurança e até qualidade com bola, revelando uma maturidade impressionante para os seus 20 anos.

Além disso, dada a falta de opções de qualidade do lado direito, a sua polivalência (sempre útil para estas escolhas) permite-lhe ser simultaneamente um dos quatro centrais e alternativa na lateral, abrindo espaço para mais uma opção no ataque.

No que toca as alternativas possíveis, Maxi demonstra estar já demasiado velho para aguentar as invariáveis subidas pelo corredor; já Ristovski padece também de problemas defensivos, mas neste caso por falta de qualidade no posicionamento; e Marcelo Goiano também não tem a qualidade necessária; por último, nenhum dos clubes mais pequenos apresenta uma alternativa suficientemente viável, sendo Bebeto, do Marítimo, aquele que mais se aproxima.

André Almeida é o titular dos encarnados
Foto: SL Benfica

Assim, a defesa fica fechada com a escolha de André Almeida. O benfiquista, longe de ser um prodígio, vai segurando a titularidade mais pela ausência de qualidade na concorrência, algo que acaba por justificar também esta opção.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica emite comunicado a esclarecer possível processo relacionado com mudança de Germán Conti para a Rússia

O Benfica emitiu um comunicado a esclarecer a situação da transferência de Germán Conti, que pode colocar Rui Costa em maus lençóis.

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto faz grande homenagem a Jorge Costa e dá ao Olival o nome do internacional português

O FC Porto anunciou durante esta segunda-feira que o Olival passará a ser chamado de Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa.

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.