Os emails não revelados: Mourinho escreve a Rui Vitória

Cabeçalho Futebol Nacional

Olá, Rui. Escrevo-te porque apesar de tudo o que falei para os meios de comunicação, para as TV’s, rádios, imprensa e por aí fora, acho que ainda ficou algo por dizer.

Gosto de ti Rui. A sério. Serenidade, engenho, com postura, não te queixas (e estou farto de queixinhas acredita), e depois com coragem. E essa coragem não é de agora. Foi por isso, e sobretudo por isso, que passei a vida a elogiar o Benfica. Até parecia que vocês tinham ganho. Ehehehe.

O que é certo é que não fugi à verdade: o Benfica é de longe muito melhor individual e colectivamente quando comparado com os russos ou os suíços. Não me esqueço, por exemplo, do nosso passeio à Rússia.

Contra ti foi mais difícil. No primeiro jogo fiquei meio parvo com o teu onze: três garotos na tua equipa? Isso sim é coragem. A partir daí achei que te daria os parabéns qualquer que fosse o resultado e a exibição da tua equipa. Eu confesso que depois de me ouvir, achei que exagerei um pouco quando falei do Svilar. Mas também deves ter entendido que ou muito me engano, ou ele ainda vai ser meu guarda-redes um dia destes. A ver se o Jorge Mendes não deixa fugir esse tesourinho.

Depois, teres posto o Rúben Dias naquele jogo e com aquela pressão é de homem. Sim, porque para além dele já tinhas o Douglas. E depois o que é aquilo do menino a extremo esquerdo? Quem é que deixa Cervi, Rafa e Zivkovic no banco para pôr um garoto da equipa B a titular? Quantos milhões estavam no banco? Como reagem os jogadores que ficam no banco sendo trocados por um menino num jogo daqueles? Eu sei o quanto é difícil manter um grupo homogéneo, e se o consegues mesmo tomando medidas como esta, então os meus sinceros parabéns. Chamo a isso um homem com eles no sítio.

Diogo Gonçalves parece ser uma das novas jóias da coroa saídas do Seixal Fonte: SL Benfica
Diogo Gonçalves parece ser uma das novas jóias da coroa saídas do Seixal
Fonte: SL Benfica

Mas será por isso que o ano está a corre mal Rui? Que tens o grupo dividido? Que tens jogadores que não entendem algumas opções? Eu sei o que é isso, e o quão difícil é dar a volta a isso meu caro. Se for isso liga-me. Pode ser que a minha experiência te ajude.

Isto para dizer que não fiquei maravilhado com vocês em Lisboa. Nem mesmo em Old Trafford. Gostei de algumas coisas que demonstraram que nós portugueses somos muito melhores que os demais técnicos. E isso dá-me gozo. Picar o pessoal daqui que pensam que percebem muito de futebol, mas que passam a vida a choramingar, a atirar as culpas para os outros, a queixarem-se da minha arrogância. Mas quem pensam eles que são? Têm os melhores adeptos do mundo, mas tudo o resto está bem atrás desses amantes loucos do futebol.

Tão bom quanto irritar aqui o pessoal, é dizer umas verdades sobre os “meus”. Porque para além de tudo, com a quantidade de benfiquistas que há espalhados por esse mundo, com certeza que estas minhas palavras só vieram fazer com que os adeptos gostem mais de mim. Os do Porto não terão gostado muito do que ouviram, eu sei, mas na altura certa tenho a certeza que vão ficar todos inchados com palavras minhas.

O que mais gostei foi da vossa segunda parte cá. Durante 20 ou 25 minutos temi sofrer um golo e sabes como gosto pouco disso. Sobretudo aqui no meu estádio. Se tivéssemos empatado em Lisboa eu nem me teria importado muito. A sério! Acho que deu para perceber. Gosto de ganhar mas o empate não iria coloca nada em risco. Agora aqui no meu estádio não gosto de sofrer golos. Irrita-me quando isso acontece. E então tive mesmo que pôr o Herrera. Mesmo com as mudanças que fiz, tínhamos de ganhar, porque quem manda aqui somos nós.

De qualquer forma fica o meu sincero desejo que o Benfica passe à próxima fase. Se não for na Champions, que seja na Liga Europa. Quanto a nós, fica tranquilo porque eu já coloquei os 18 pontos como meta, e acho que, mesmo com poupanças, vamos atingi-los. Agora vocês têm que fazer a vossa parte. E isso é que apesar de tudo o que disse, não sei se conseguirão. Mas espero que sim. A sério.

Termino enviando-te um abraço de solidariedade e companheirismo, desejando que ainda aí estejas para o ano, após teres feito uma boa campanha europeia. E se para o ano ai estiveres, já sabes: o mais certo é o José ir aí buscar-te mais um miúdo.

Abraço para ti e para os teus

José Mourinho

Foto de Capa: Manchester United FC

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Martim Neto deixa Benfica em definitivo e assina pelo Elche

O Elche oficializou a contratação de Martim Neto. O médio português de 22 anos deixou o Benfica a título definitivo.

Seba Pérez troca o Boavista pelo Casa Pia

O Casa Pia confirmou a contratação de Seba Pérez. O médio internacional colombiano esteve cinco épocas no Boavista.

Joel Silva oficializado como reforço do CD Nacional

O CD Nacional confirmou a contratação de Joel Silva. O médio português de 22 anos estava ao serviço do Boavista.

Galatasaray confirma contratação de Victor Osimhen em definitivo

O Galatasaray confirmou a contratação de Victor Osimhen. O avançado nigeriano foi oficializado e apresentado aos adeptos da equipa da Turquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença aborda saída de Cristiano Ronaldo da seleção: «A marca Cristiano Ronaldo será eterna e ultrapassa as nossas fronteiras»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença revela 3 possíveis sucessores de Roberto Martínez na seleção

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.

Pedro Proença e futuro de Roberto Martínez e do impacto de Cristiano Ronaldo na decisão: «Quem decidirá o futuro selecionador nacional será Pedro Proença»

Pedro Proença concedeu uma entrevista à SIC. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol tocou em vários temas.