📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ousados Versus Conservadores

- Advertisement -

Quem acompanha futebol sabe certamente que os treinadores portugueses estão na rota do futebol europeu. E os treinadores portugueses têm dado muito que falar pela Europa fora, seja pela qualidade que mostram dentro de campo, pela forma como comunicam com a imprensa, ou pelo seu estilo.

É nesta questão do estilo que quero tocar. Enquanto existem treinadores mais introvertidos, quer na comunicação, quer no estilo de jogo; também existem treinadores mais ousados, que possuem uma abordagem ao jogo mais aberta e corajosa. Analisemos o perfil de cada estilo:

Estes treinadores mais ousados são treinadores que por norma, tem uma identidade de jogo bem definida e que nunca em circunstância alguma se desviam dela, apresentando por norma, uma equipa que joga um futebol aberto e ofensivo, conservando a posse de bola e procurando jogar de forma apoiada, de pé para pé. Procuram construir uma equipa que trate bem a bola e que jogue um futebol atractivo, que entretenha os adeptos.

Miguel Cardoso tem mostrado uma ideia de jogo bem definida
Fonte: Rio Ave FC

Já os treinadores mais conservadores, como o adjectivo indica, possuem uma abordagem mais conservadora ao jogo, mais cautelosa e calculista. Antes de mais, são treinadores que não jogam para o espectáculo, não jogam nem querem jogar. São antes treinadores que apostam forte na preparação teórica do jogo e no estudo da forma de jogar do adversário, estabelecendo como prioridade a anulação deste. Como tal, esta é uma estratégia que pode variar mais consoante as características do adversário e do próprio jogo em si.

Mas afinal, qual destes estilos será o mais vantajoso e o mais adequado num clube grande? As opiniões dividem-se…

Por um lado, estes treinadores mais ousados costumam ser mais populares pelo seu futebol mais atractivo, por outro lado, a coragem que estes possuem também é questionada em certas ocasiões, principalmente em jogos contra equipas de maior valia.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Horta antevê Braga x Estrela Vermelha e dá exemplo do Mbjallby: «Para ganhar títulos é preciso uma base»

Ricardo Horta lançou o Braga x Estrela Vermelha, jogo da Europa League. Avançado português deu exemplo da Suécia.

Os 24 jogadores que Francesco Farioli chamou para o Nottingham Forest x FC Porto

O FC Porto vai enfrentar esta quinta-feira o Nottingham Forest na Europa League. Eis os 24 convocados de Francesco Farioli.

Atenção: Liga Portugal anuncia mudança de data do Chaves x Sporting B

O Chaves x Sporting B estava marcado para a próxima quinta-feira, dia 30 de outubro. Liga Portugal confirma mudança para novembro.

Imprensa inglesa revela novos detalhes da operação do FC Porto sobre a revenda de bilhetes

O jornal britânico The Guardian explicou como o FC Porto desmantelou uma rede ilegal de revenda de bilhetes, recuperando dezenas de lugares.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogiado pela imprensa francesa antes do jogo frente ao Marselha

A imprensa francesa deixou vários elogios ao treinador do Sporting, Rui Borges, antes do jogo frente ao Marselha na Champions League.

Ricardo Horta comenta reencontro com Matheus no Braga x Estrela Vermelha: «Espero que saia do jogo mais triste do que eu»

Ricardo Horta lançou o Braga x Estrela Vermelha, jogo da Europa League. Avançado falou sobre o reencontro com Matheus.

Carlos Vicens e o próximo jogo do Braga na Europa League: «É uma equipa que vai criar-nos dificuldades»

O Braga vai receber esta quinta-feira o Estrela Vermelha pelas 17h45 na Europa League. Carlos Vicens já fez o lançamento do jogo.