Ousados Versus Conservadores

Alguns exemplos disso mesmo, foi quando o Rio Ave FC foi goleado pelo SL Benfica e pelo FC Porto, onde muitos adeptos entenderam que a abordagem de Miguel Cardoso ao adversário deixa a defesa muito exposta aos ataques adversários. Outro exemplo foi a derrota do FC Porto contra o Liverpool, onde muitos adeptos acusaram Sérgio Conceição de ter sido pouco realista e de se ter recusado a aceitar que o Liverpool era um adversário de valia superior.

Não sei se foi esse realmente o motivo da goleada, mas a verdade é que um exemplo recente de como anular bem um adversário também mete o Liverpool ao barulho. Foi o Swansea City treinado por Carlos Carvalhal conseguiu derrotar a equipa de Jurgen Klopp e na conferência de imprensa, explicou em poucas palavras qual a estratégia que adoptou:

“O Liverpool é um Fórmula 1, mas quando colocas um Fórmula 1 no meio do trânsito de Londres ele não anda”.

Carlos Carvalhal tem revitalizado o Swansea City
Fonte: Swansea AFC

Outro exemplo de como o estudo do adversário deu frutos no resultado de uma equipa verificou-se quando o Benfica derrotou o GD Chaves por 3-0. Na conferência de imprensa, Rui Vitória explicou que a estratégia para este jogo passou por condicionar o jogo do adversário desde o início, pressionando o guarda-redes adversário (que fora treinado por si em Paços de Ferreira) quando este tem a bola, forçando a utilizar o seu pior pé.

No entanto, estes treinadores de perfil mais conservador por vezes também são muito incompreendidos pela forma como abordam o jogo, que muitas vezes deixa a impressão de que a equipa é capaz de fazer mais e melhor. E quando os resultados não são favoráveis, o caminho mais fácil e natural acaba mesmo por ser o de criticar o treinador. E quem não se lembra de quantos adeptos criticaram Fernando Santos pelo seu futebol conservador, poucos dias antes de nos sagrarmos campeões europeus?

A verdade é que, cada um com o seu estilo, cada treinador deixa a sua marca no futebol português e europeu. É por isso que isso que os treinadores nacionais são dos mais populares e falados pela Europa fora.

Foto de capa: FPF.pt

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.