Ousados Versus Conservadores

Alguns exemplos disso mesmo, foi quando o Rio Ave FC foi goleado pelo SL Benfica e pelo FC Porto, onde muitos adeptos entenderam que a abordagem de Miguel Cardoso ao adversário deixa a defesa muito exposta aos ataques adversários. Outro exemplo foi a derrota do FC Porto contra o Liverpool, onde muitos adeptos acusaram Sérgio Conceição de ter sido pouco realista e de se ter recusado a aceitar que o Liverpool era um adversário de valia superior.

Não sei se foi esse realmente o motivo da goleada, mas a verdade é que um exemplo recente de como anular bem um adversário também mete o Liverpool ao barulho. Foi o Swansea City treinado por Carlos Carvalhal conseguiu derrotar a equipa de Jurgen Klopp e na conferência de imprensa, explicou em poucas palavras qual a estratégia que adoptou:

“O Liverpool é um Fórmula 1, mas quando colocas um Fórmula 1 no meio do trânsito de Londres ele não anda”.

Carlos Carvalhal tem revitalizado o Swansea City
Fonte: Swansea AFC

Outro exemplo de como o estudo do adversário deu frutos no resultado de uma equipa verificou-se quando o Benfica derrotou o GD Chaves por 3-0. Na conferência de imprensa, Rui Vitória explicou que a estratégia para este jogo passou por condicionar o jogo do adversário desde o início, pressionando o guarda-redes adversário (que fora treinado por si em Paços de Ferreira) quando este tem a bola, forçando a utilizar o seu pior pé.

No entanto, estes treinadores de perfil mais conservador por vezes também são muito incompreendidos pela forma como abordam o jogo, que muitas vezes deixa a impressão de que a equipa é capaz de fazer mais e melhor. E quando os resultados não são favoráveis, o caminho mais fácil e natural acaba mesmo por ser o de criticar o treinador. E quem não se lembra de quantos adeptos criticaram Fernando Santos pelo seu futebol conservador, poucos dias antes de nos sagrarmos campeões europeus?

A verdade é que, cada um com o seu estilo, cada treinador deixa a sua marca no futebol português e europeu. É por isso que isso que os treinadores nacionais são dos mais populares e falados pela Europa fora.

Foto de capa: FPF.pt

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Chegada de reforço ao Manchester United não depende de Ruben Amorim

O Manchester United quer fechar a contratação de Carlos Baleba. A continuidade de Ruben Amorim no clube não afeta a contratação.

José Mourinho destaca reforço do Benfica e faz apelo: «Esqueçam o Kerem Akturkoglu»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica em casa do Chelsea. O treinador das águias falou de Kerem Akturkoglu.

André Franco superioriza-se a Lionel Messi e Chicago Fire vencem Inter Miami por 5-3 na MLS

Jogo de muitos golos na MLS. O Chicago Fire derrotou o Inter Miami de Lionel Messi e companhia por 5-3 esta noite.

Arábia Saudita prepara sucessão de Cristiano Ronaldo e tem português na lista de alvos principais

A Arábia Saudita já prepara a sucessão de Cristiano Ronaldo. Bruno Fernandes e Harry Kane são os dois grandes desejos do país do Médio Oriente.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique de olho em avançado da Juventus

Dusan Vlahović, avançado da Juventus decidiu sair no final da época e está na mira do Bayern Munique para reforçar o ataque

Manchester City prepara sucessor de Rodri Hernández e aponta a jovem talento da Bundesliga

O Manchester City está atento a um possível sucessor a longo prazo de Rodri e identificou Aleksandar Pavlovic, médio alemão do Bayern Munique.

Arsenal prepara mais uma renovação no plantel principal

O Arsenal está em negociações com Bukayo Saka para renovar o seu contrato e pretende transformar o extremo inglês num dos jogadores mais bem pagos do plantel.