Paulo Gomes é o novo homem de leme

- Advertisement -

Na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, foi eleito o novo presidente do Vitória FC. Paulo Gomes, que a 18 de dezembro de 2019 se tinha demitido com outros quatro elementos da direção. Esta decisão  fez a presidência de Vítor Hugo Valente antecipar as eleições, que deram vitória à lista D.

No total de 2.384 votos apurados no pavilhão Antoine Velge, José Dias Mendes (lista C), com 332 votos, Pedro Gaiveo Luzio (B), com 246, e Chumbita Nunes (A), com 181, ocuparam as posições seguintes. Num sistema que para mim deveria ser o de todos os clubes, o de apenas um voto por sócio, foram estes os resultados das eleições na passada sexta-feira.

Este método é o único que para mim faz sentido porque há outras mil e uma formas de favorecer a antiguidade dos sócios e acho que há uma coisa clarinha como a água, principalmente num clube ali do outro lado da margem: nunca vais ter estabilidade num clube onde o presidente não é o mais votado.

Estas eleições marcaram a história do Vitória FC, naquele que foi o sufrágio mais concorrido do século XXI. Para além disso, foram também as eleições mais concorridas de sempre em 109 anos de história do clube. Mas nem tudo foi perfeito. Quando o presidente da AG, Cardoso Ferreira, se preparava para anunciar os resultados, rebentaram dois petardos e houve uma cadeira arremessada na sua direção.

Segundo as notícias, haviam sido protestos de pessoas com mais de 16 anos que não puderam votar devido ao facto de o sistema informático não estar atualizado. Não sei sequer como é que isto poderá ser possível. Não cabe na cabeça de ninguém isto acontecer a um dos clubes históricos do futebol português como é o Vítoria FC. Depois de encerradas as urnas, a festa do triunfo fez-se ainda antes de Cardoso Ferreira, presidente da mesa da assembleia geral, ter anunciado o resultado das votações.

Já o ex-presidente Vitor Hugo Valente entregou a lista a meia-hora do final do prazo, na sexta-feira. O advogado, de 58 anos, explicou a sua demora: “Não é inocente o facto de querermos ser a quinta lista. Deste modo, somos lista ‘E’ de estabilidade, que é o traço e a marca daquilo que o Vitória tem e foi prometido aos sócios quando fomos eleitos há dois anos”, referiu.

Vítor Hugo Valente alegou também que não é por acaso o número inédito de candidatos à presidência do clube. Referiu até que isso espelhava um cenário de vitalidade no Vitória. . Esperem lá… Se bem me lembro, as últimas direções tiveram uma gestão algo infeliz: atraso de salários e dificuldade em inscrever a sua equipa na Liga Profissional, por exemplo.

E melhor ainda,no dia 28 de junho do ano passado, o clube anunciou a aprovação do Plano Especial de Revitalização por parte dos credores, e consequentemente a sua homologação, sendo este o terceiro PER do Vitória FC nos últimos seis anos. Agora a minha questão é: pede-se ajuda quando está tudo bem, ou devo mesmo estar enganada?

Não venham com a cantiga de que a estabilidade impera em Setúbal. Quem acompanha o futebol português deverá saber que o Vitória Futebol Clube tem passado por graves problemas financeiros há vários anos, fruto de uma SAD que está afogada em dívidas.

O ex-presidente ainda tinha outro trunfo na manga, mas que de nada lhe serviu. Apresentou Gerard Lopéz, acionista e presidente do Lille, como investidor do clube da Primeira Liga de Futebol, caso tivesse sido reeleito.

O ex-presidente ainda apresentou Gerard Lopéz, acionista e presidente do Lille, como investidor do clube
Fonte: Vitória FC

Todavia, a vitória foi adquirida por Paulo Gomes. A tarefa de certo não será fácil para ele e para a sua equipa, mas também não será impossível. O Vitória FC é um dos históricos do futebol português e seria realmente uma pena que se perdesse por direções mal organizadas e más gestoras.

Foto de Capa: Vitória FC

artigo revisto por: Ana Ferreira
Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não podia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental e emocional do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Anísio Cabral: «É um sentimento inesquecível marcar pelo clube do meu coração»

Anísio Cabral analisou o desfecho do jogo. Benfica venceu o Alverca por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

Figueiredo após Benfica x Alverca: «Sofremos o 2º golo por uma desatenção nossa»

Figueiredo analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábula de Anísio Cabral resiste e Benfica vence Alverca antes do Clássico no Dragão

Foi muito sofrida a tarefa encarnada, mas acabou cumprida com sucesso. Vitória diante do Alverca chegou com golo de Anísio Cabral.

Anísio Cabral volta a marcar no 1º toque na bola e Benfica volta a colocar-se a vencer o Alverca

Novo momento icónico de Anísio Cabral a marcar ao primeiro toque. O Benfica recebe o Alverca no Estádio da Luz.

Real Madrid vence no Mestalla e há golo de Álvaro Carreras: eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid venceu fora de casa o Valencia por 2-0 na jornada 23 da La Liga. Álvaro Carreras marcou um dos golos.