📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Paulo Gomes é o novo homem de leme

- Advertisement -

Na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, foi eleito o novo presidente do Vitória FC. Paulo Gomes, que a 18 de dezembro de 2019 se tinha demitido com outros quatro elementos da direção. Esta decisão  fez a presidência de Vítor Hugo Valente antecipar as eleições, que deram vitória à lista D.

No total de 2.384 votos apurados no pavilhão Antoine Velge, José Dias Mendes (lista C), com 332 votos, Pedro Gaiveo Luzio (B), com 246, e Chumbita Nunes (A), com 181, ocuparam as posições seguintes. Num sistema que para mim deveria ser o de todos os clubes, o de apenas um voto por sócio, foram estes os resultados das eleições na passada sexta-feira.

Este método é o único que para mim faz sentido porque há outras mil e uma formas de favorecer a antiguidade dos sócios e acho que há uma coisa clarinha como a água, principalmente num clube ali do outro lado da margem: nunca vais ter estabilidade num clube onde o presidente não é o mais votado.

Estas eleições marcaram a história do Vitória FC, naquele que foi o sufrágio mais concorrido do século XXI. Para além disso, foram também as eleições mais concorridas de sempre em 109 anos de história do clube. Mas nem tudo foi perfeito. Quando o presidente da AG, Cardoso Ferreira, se preparava para anunciar os resultados, rebentaram dois petardos e houve uma cadeira arremessada na sua direção.

Segundo as notícias, haviam sido protestos de pessoas com mais de 16 anos que não puderam votar devido ao facto de o sistema informático não estar atualizado. Não sei sequer como é que isto poderá ser possível. Não cabe na cabeça de ninguém isto acontecer a um dos clubes históricos do futebol português como é o Vítoria FC. Depois de encerradas as urnas, a festa do triunfo fez-se ainda antes de Cardoso Ferreira, presidente da mesa da assembleia geral, ter anunciado o resultado das votações.

Já o ex-presidente Vitor Hugo Valente entregou a lista a meia-hora do final do prazo, na sexta-feira. O advogado, de 58 anos, explicou a sua demora: “Não é inocente o facto de querermos ser a quinta lista. Deste modo, somos lista ‘E’ de estabilidade, que é o traço e a marca daquilo que o Vitória tem e foi prometido aos sócios quando fomos eleitos há dois anos”, referiu.

Vítor Hugo Valente alegou também que não é por acaso o número inédito de candidatos à presidência do clube. Referiu até que isso espelhava um cenário de vitalidade no Vitória. . Esperem lá… Se bem me lembro, as últimas direções tiveram uma gestão algo infeliz: atraso de salários e dificuldade em inscrever a sua equipa na Liga Profissional, por exemplo.

E melhor ainda,no dia 28 de junho do ano passado, o clube anunciou a aprovação do Plano Especial de Revitalização por parte dos credores, e consequentemente a sua homologação, sendo este o terceiro PER do Vitória FC nos últimos seis anos. Agora a minha questão é: pede-se ajuda quando está tudo bem, ou devo mesmo estar enganada?

Não venham com a cantiga de que a estabilidade impera em Setúbal. Quem acompanha o futebol português deverá saber que o Vitória Futebol Clube tem passado por graves problemas financeiros há vários anos, fruto de uma SAD que está afogada em dívidas.

O ex-presidente ainda tinha outro trunfo na manga, mas que de nada lhe serviu. Apresentou Gerard Lopéz, acionista e presidente do Lille, como investidor do clube da Primeira Liga de Futebol, caso tivesse sido reeleito.

O ex-presidente ainda apresentou Gerard Lopéz, acionista e presidente do Lille, como investidor do clube
Fonte: Vitória FC

Todavia, a vitória foi adquirida por Paulo Gomes. A tarefa de certo não será fácil para ele e para a sua equipa, mas também não será impossível. O Vitória FC é um dos históricos do futebol português e seria realmente uma pena que se perdesse por direções mal organizadas e más gestoras.

Foto de Capa: Vitória FC

artigo revisto por: Ana Ferreira
Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda: há novidades em relação à recuperação do jogador do Sporting

Geovany Quenda viajou este domingo para Londres, de maneira a ser operado a uma fratura no quinto metatarso do pé direito.

Estudiantes revalidam título da Taça dos Campeões da Argentina diante do Platense

O Estudiantes voltou a conquistar a Taça dos Campeões da Argentina com o triunfo por duas bolas a uma frente ao Platense.

Barcelona prepara alto investimento na defesa e há 5 nomes na lista

O Barcelona está convencido em avançar para a contratação de um defesa central, setor que conta com duas ausências.

Hugo Oliveira espera jogo difícil frente ao Benfica: «Acho que vai ser um jogo extremamente difícil para o Famalicão»

Hugo Oliveira anteviu o jogo frente ao Benfica referindo que espera um jogo complicado mas mostrou confiança na qualidade da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior foi assobiado no momento da sua substituição no duelo entre Real Madrid e Sevilha e já reagiu nas redes sociais

Vinícius Júnior foi assobiado em pleno Santiago Bernabéu durante a sua substituição no encontro. O brasileiro entrou em campo como capitão do Real Madrid.

Barcelona sofre nova baixa de peso no setor defensivo

Andreas Christensen sofreu uma rotura parcial do ligamento cruzado anterior durante o treino de sábado e já iniciou um plano de tratamento.

Antigo alvo do Benfica é uma das adaptações de sucesso da La Liga em 2025/26

Marc Pubill foi alvo do Benfica nos últimos mercados, mas o espanhol acabou por rumar ao Atlético Madrid em 2025.