‘Pequenos’, mas grandes obstáculos

Excetuando os casos das ‘super equipas’, como o Manchester City FC ou o FC Barcelona de Pep Guardiola, os casos em que os rivais estão mais enfraquecidos ou os casos em que existe um gigante que raramente adormece, como a Juventus FC ou o FC Bayern Munchen, os campeonatos são decididos por pequenas margens, como habitualmente acontece em Portugal. A diferença está, logicamente, em quem perde menos pontos.

O favoritismo atribuído em todos os jogos aos crónicos candidatos ao título parece, por si só, reservar a decisão da competição para os jogos em que estes se defrontam. No entanto, tal não corresponde a uma verdade absoluta, podendo o campeão perder os jogos frente aos rivais diretos e, ainda assim, festejar em maio.

Olhando para o tetracampeonato do SL Benfica e o mais recente título azul e branco, os últimos cinco anos, portanto, podemos observar situações deste tipo. Na época de 2013/14, o SL Benfica venceu com sete pontos de avanço sobre o Sporting CP e 13 sobre o FC Porto. Os encarnados alcançaram resultados positivos frente aos rivais (apenas uma derrota frente aos dragões e um empate frente aos leões) e deixaram 11 pontos frente aos demais clubes portugueses. Num total de 16 pontos perdidos, as águias realizaram uma prova sólida, ao contrário dos rivais; 23 pontos perdidos pelos de Alvalade e 29 pelos azuis e brancos – destaque para 23 deles terem sido frente aos ‘pequenos’.

À 21.ª jornada da última temporada, o GD Estoril Praia recebeu e surpreendeu os leões
Fonte: GD Estoril Praia

Na temporada de 2014/2015, os encarnados renovaram a conquista, desta vez com mais três pontos que os dragões e nove que os leões. Novamente com bons resultados frente aos rivais (dois empates frente aos leões e uma vitória e um empate frente aos dragões), o SL Benfica voltou a perder 11 pontos frente aos restantes clubes, somando um total de 17 pontos perdidos, mais um que na época anterior. O clube da Luz voltou, desta forma, a realizar uma época segura, apesar da constante proximidade dos dragões. Com uma derrota e um empate frente ao vencedor da prova, o FC Porto anulou-se numa partida e venceu a outra contra os leões e perdeu 13 pontos com os outros adversários, num total de 20 pontos cedidos. Por sua vez, a equipa de Alvalade perdeu 26 pontos; 17 deles contra os adversários mais ‘pequenos’.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles avança com proposta de 26 milhões de euros por avançado do Bolonha

O Nápoles está interessado na contratação de Dan N’Doye. O avançado suíço do Bolonha já tem acordo verbal com a equipa napolitana.

Chelsea avança por possível substituto de João Félix

O Chelsea está determinado em contratar Xavi Simons ao Leipzig. Internacional neerlandês aberto à mudança para a Premier League.

Odysseas Vlachodimos volta a ser associado a uma equipa da La Liga

Odysseas Vlachodimos continua a ser apontado à saída do Newcastle. O guarda-redes grego pode representar o Sevilha.

Rodrygo pode deixar Real Madrid e há mais um concorrente de peso interessado

O PSG é o mais recente interessado em Rodrygo. Liverpool também está na corrida no avançado brasileiro do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr de Cristiano Ronaldo tentou contratar Francisco Conceição

Francisco Conceição deixou o FC Porto e reforçou a Juventus a título definitivo. Al Nassr tentou fechar o avançado.

José Mourinho sobre não ter ganho troféus no Tottenham: «A culpa não é minha»

José Mourinho concedeu uma grande entrevista ao Canal 11 e falou sobre vários temas ligados à atualidade desportiva. O Fenerbahçe está a estagiar no Algarve, em Portugal.

José Mourinho e os treinadores no futebol atual: «Antes o melhor era o que ganhava. Agora é o que tem mais perceções»

José Mourinho concedeu uma grande entrevista ao Canal 11 e falou sobre vários temas ligados à atualidade desportiva. O Fenerbahçe está a estagiar no Algarve, em Portugal.