📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

‘Pequenos’, mas grandes obstáculos

- Advertisement -

No ano seguinte, em 2015/16, o tricampeonato chegou com bastante dificuldade e luta até ao fim. Os encarnados cederam 14 pontos contra os 16 dos verde e brancos. Bem distante destes valores ficou o FC Porto, que perdeu 29 pontos, apesar das duas vitórias frente ao SL Benfica – 23 contra os clubes mais modestos e duas derrotas frente ao Sporting CP. Os rivais equilibraram-se entre si; uma derrota e uma vitória para cada. No entanto, frente aos dragões, os da Luz só perderam e os de Alvalade só venceram. A diferença esteve, mais uma vez, nos pontos perdidos nos jogos teoricamente mais acessíveis; as águias cederam apenas cinco pontos e os leões 13.

À 32.ª jornada do último campeonato, o CD Tondela gelou o inferno da Luz (2-3)
Fonte: CD Tondela

Na temporada de 2016/17, o SL Benfica alcançou, enfim, o tetracampeonato. Frente aos rivais empatou por três vezes e perdeu a outra – frente ao Sporting CP. Não foi, portanto, uma época favorável no confronto direto. Novamente, foi frente aos clubes ‘menores’ que a diferença se estabeleceu. As águias perderam 14 pontos, contra os 19 dos dragões ou os 24 dos leões. Esta foi uma época realmente perdulária por parte do Sporting CP; além dos 24 pontos frente aos outros clubes, perderam três pontos para os azuis e brancos e cinco para os campeões, num total de 32 pontos cedidos. Com registo semelhante ao SL Benfica no confronto direto, o FC Porto perdeu mais pontos frente aos demais clubes (19) e ficou, assim, na segunda posição. Das últimas, esta foi, sem dúvida, a época em que os três grandes largaram mais pontos nas respetivas caminhadas.

Já na temporada que terminou em maio do presente ano, e que marcou o ponto final nas conquistas consecutivas benfiquistas, a tendência alterou ligeiramente. O FC Porto, vencedor da competição, alcançou um empate e uma vitória frente a cada um dos rivais e perdeu 10 pontos nos restantes redutos. Mais equilibrados entre si, os rivais lisboetas anularam-se nos dois jogos e a diferença vincou-se nos jogos frente aos clubes mais ‘pequenos’; as águias perderam 12 pontos e os leões mais três. No entanto, e apesar da superioridade azul e branca clara no confronto direto, as distâncias na classificação não são assim tão esclarecedoras.

É curioso – e tão interessante quanto desejável – o facto de se assistir a uma maior concorrência por parte dos demais clubes. Para isso contribuem clubes como o SC Braga, Vitória SC ou Rio Ave FC, que já não são tão ‘pequenos’ quanto isso. Um exemplo disso mesmo é a elevada perda de pontos por parte dos três grandes na última época, a mais elevada dos últimos cinco anos. Agora, mais do que nunca, a regularidade é de elevado interesse para os crónicos candidatos ao título. Ainda que escorreguem nos clássicos ou derbies, os deslizes nos jogos mais ‘acessíveis’ determinarão, quase por completo, a organização classificativa no final da prova.

Foto de Capa: CD Aves

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.