Portimonense de volta à elite: o triunfo de um projeto

- Advertisement -

Eu não tenho memória de um campeonato da Segunda Liga onde os clubes promovidos tenham sido definidos tão cedo e, perante este facto, coloca-se uma questão: como é que existe um fosso tão grande entre as equipas que sobem e as que ficam na segunda divisão?

Ora, o facto de o Portimonense SC e o CD Aves ocuparem os lugares de subida na Segunda Liga ainda na fase inicial do campeonato é o fruto dos projectos sustentados que ambos os clubes estão a levar a cabo, até porque, na maioria das últimas épocas, ambas as equipas ocuparam lugares no primeiro terço da tabela classificativa, mordendo os calcanhares aos clubes que viriam a subir de divisão.

Realizar um projecto sólido e estável é muito difícil na Segunda Liga, devido às grandes limitações financeiras que a maioria dos clubes tem e também devido às constantes mudanças de treinador nesta divisão, que fazem com que seja praticamente impossível estabelecer planos a curto, médio e longo prazo. E nesta época mais de metade das equipas da Liga Ledman Pro mudaram de treinador a meio da época.

Fonte: CD Aves
Fonte: CD Aves

Houve equipas que morderam os calcanhares ao Portimonense SC e ao CD Aves, mas que não foram suficientemente regulares para se afirmarem como reais ameaças aos clubes, que rapidamente se colocaram na pole position para a Primeira divisão. O CD Santa Clara teve um início de época sensacional com cinco vitórias em outras tantas jornadas, mas a transferência de Daniel Ramos para o Marítimo deu início a um ciclo de instabilidade que fez com que o clube açoriano seja actualmente orientado pelo seu quarto treinador nesta temporada.

Já a Associação Académica de Coimbra, de regresso à segunda divisão após 14 anos no escalão maior, é um clube que atravessa um processo de reestruturação e, com isso, a equipa realizou uma época algo irregular, com alguns resultados menos positivos em jornadas em que se podia aproximar dos lugares de subida. No entanto, acredita-se que esta época tenha servido essencialmente para arrumar a casa e que na próxima época se aposte realmente na subida de divisão.

A Liga Ledman Pro é bastante competitiva e, com 42 jornadas por disputar, é muito difícil uma equipa ser regular. No entanto, a equipa algarvia rapidamente mostrou ter qualidade para voos mais altos. Para tal feito, muito contribuíram os golos do avançado Jorge Pires, que é o melhor marcador da Segunda Liga, com 20 golos.

Quanto ao futuro, acredito que esta equipa e esta estrutura tenham capacidade para assentar na primeira divisão. Com uma estrutura com condições para formar uma equipa competitiva e apostando no treinador certo, a equipa algarvia conseguirá realizar um campeonato tranquilo na primeira divisão.

Foto de Capa: Ana Borralho/Portimonense SC

Artigo revisto por Mafalda Carraxis

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig marca perto do final e empata a dois golos frente ao Wolfsburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 22.ª jornada da Bundesliga, o RB Leipzig esteve a perder em duas ocasiões mas acabou por empatar por 2-2 na receção ao Wolfsburgo.

Zaidu Sanusi voltou a atuar 90 minutos pelo FC Porto: desde quando é que não acontecia?

Zaidu Sanusi atuou durante todo o encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, a contar para a 22.ª jornada da Primeira Liga.

Cláudio Braga ainda marcou mas Hearts foi derrotado pelo Rangers de Youssef Chermiti (que deu espetáculo)

O Rangers recebeu e venceu o Hearts por quatro bolas a duas, num encontro a contar pela 27.ª jornada da Liga Escocesa.

Arsenal garante lugar nos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra com goleada na receção ao Wigan

Este sábado, o Arsenal bateu o Wigan por quatro bolas a zero e qualificou-se para os oitavos-de-final da Taça de Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido orgulhoso pela prestação do CD Nacional: «Procuramos sempre olhar olhos nos olhos com o adversário».

Tiago Margarido refletiu sobre o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.

Jan Bednarek e a vitória do FC Porto: «Este era um dos jogos que tínhamos que ganhar e ir para casa».

Jan Bednarek recebeu o prémio de melhor em campo e analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões.

Igor Liziero reage à derrota do CD Nacional frente ao FC Porto: «Foi tudo definido numa bola parada»

Igor Liziero analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.